Retro Review | Hellraiser: Renascido do Inferno (Hellraiser, 1987)

Clare Higgins interpreta esposa infiel que tenta trazer o amante de volta do inferno no clássico de Clive Barker, 'Hellraiser: Renascido do Inferno'


Doug Bradley como Pinhead no filme 'Hellraiser: Renascido do Inferno', de Clive Barker
Doug Bradley como Pinhead no filme 'Hellraiser: Renascido do Inferno', de Clive Barker


Em 1987, o badalado autor inglês Clive Barker decidiu roteirizar e dirigir a adaptação para as telas de seu segundo romance, The Hellbound Heart — uma história horripilante sobre exploradores extradimensionais, uma esposa infiel e um amante preso em uma dimensão onde dor e prazer se misturam. Nascia um dos grandes clássicos do cinema de terror: Hellraiser: Renascido do Inferno, o filme que nos apresentou a Pinhead (Doug Bradley, de Raça das Trevas), um dos vilões mais lembrados do gênero.

Anjo para alguns, demônio para outros, a criatura com visual de roqueiro sadomasoquista e a cabeça crivada de pregos, sem dúvidas é o cartão postal do pesadelo sangrento de Barker. Mas, curiosamente, sua participação no filme é muito pequena. Pinhead aparece em uma cena rápida no começo, e depois só dá as caras na metade final. A boa notícia é que há muita coisa interessante acontecendo, mesmo na ausência dele. E quando ele retorna, faz a espera ter valido a pena.

PUBLICIDADE

Larry (Andrew Robinson, de Stallone: Cobra) muda-se com a esposa Julia (Clare Higgins, de As Hereges) para uma casa antiga, abandonada desde a morte de sua mãe. Ou melhor, relativamente abandonada, pois há evidências de que o irmão pervertido de Larry, Frank (Sean Chapman, de Subterrâneos - A Revolta dos Mutantes) esteve na casa recentemente. O que ninguém sabe é que o rapaz, que no passado teve um caso com Julia, andou realizando rituais sombrios em um dos cômodos, e acabou sendo consumido por forças misteriosas.

Clare Higgins e Sean Chapman como Julia e Frank no filme 'Hellraiser: Renascido do Inferno', de Clive Barker
Clare Higgins e Sean Chapman como Julia e Frank no filme 'Hellraiser: Renascido do Inferno', de Clive Barker


Quando um acidente faz com que Frank literalmente renasça do inferno, Julia tem que escolher entre ficar ao lado do marido ou trilhar um caminho assustador para garantir que seu amante permaneça em nosso mundo. Caberá à doce Kirsty (Ashley Laurence, de Rastros de Vingança), filha de Larry de outro casamento, limpar a bagunça do tio malvado e da madrasta infiel, e tentar sobreviver para contar a história.

PUBLICIDADE

Enquanto nos conduz por cenários sujos e decadentes e nos apresenta a personagens de moral duvidosa, Barker providencia cenas de violência gráfica e nojeiras explícitas que se destacaram mesmo nos anos 80, época em que o gore rolava solto no cinema de terror. Alguns efeitos especiais ficaram datados, mas momentos como a ressurreição de Frank e os assassinatos de Julia conseguem causar impacto até hoje.

Ashley Laurence como Kirsty no filme 'Hellraiser: Renascido do Inferno', de Clive Barker
Ashley Laurence como Kirsty no filme 'Hellraiser: Renascido do Inferno', de Clive Barker


Lá pela metade do filme, Kirsty soluciona o enigma da Caixa de Lemarchand, o artefato em forma de cubo mágico que abre as portas para que Pinhead tenha acesso ao nosso mundo. E se engana quem pensa que o vilão vem sozinho. Três figuras medonhas, chamadas de cenobitas, o acompanham. De bônus temos outra criatura bizarra que aterroriza nossa heroína no hospital e retorna para um confronto final tenso e divertido.

A trilha sonora intensa e de Christopher Young garante um ar de grandiosidade a essa história marcada por horror, luxúria e desespero. A impressão que se tem é a de estar vendo apenas a ponta do iceberg de um universo gigante, com potencial para render muitas histórias. De fato, o filme gerou várias sequências que expandem consideravelmente a mitologia de Pinhead e dos cenobitas. Mesmo que nenhuma delas esteja à altura do original, o clássico de Barker permanece como uma das grandes delícias dos anos 80.

Nota: 7.8/10

Título original: Hellraiser.
Gênero: Terror.
Produção: 1987.
Lançamento: 1987.
País: Reino Unido.
Duração: 94 min | 89 min (cut) | 86 min (cut).
Roteiro: Clive Barker.
Direção: Clive Barker.
Elenco: Ashley Laurence, Clare Higgins, Andrew Robinson, Sean Chapman, Doug Bradley, Oliver Smith, Robert Hines, Anthony Allen, Leon Davis, Michael Cassidy, Frank Baker, Kenneth Nelson, Gay Baynes, Niall Buggy, Dave Atkins, Oliver Parker, Pamela Sholto, Nicholas Vince, Simon Bamford, Grace Kirby, Sharon Bower, Raul Newney.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

1 Comentários

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem