Brannon Braga dirige o filme antológico do Hulu, (levemente) baseado na aclamada coleção de contos de terror do autor britânico Clive Barker
Publicada originalmente entre 1984 e 1985, Livros de Sangue é uma das mais influentes e amadas coleções de contos de terror e ficção científicas das últimas décadas. Suas páginas forneceram a base para filmes cultuados como O Mistério de Candyman (1992) e O Último Trem (2008). E a coleção também ajudou a alavancar o autor britânico Clive Barker para o posto de um dos nomes mais badalados da literatura de terror moderno — com direito inclusive a elogios do concorrente Stephen King.
Agora Livros de Sangue ganha novamente os holofotes graças ao filme antológico dirigido por Brannon Braga. Na verdade o projeto foi originalmente concebido como uma série para a plataforma de streaming Hulu, mas acabou sendo reformulado no formato de longa-metragem. Books of Blood reúne três contos de terror que passeiam por diversos temas, mas falam principalmente sobre pessoas que aprendem da pior maneira possível que não se deve brincar com os mortos. Curiosamente, apenas uma das três histórias do filme é baseada nos livros. As outras duas são originais, supostamente concebidas por Braga e pelo próprio Barker.
Em 'Jenna', acompanhamos a história de uma universitária traumatizada (Britt Robertson, de Pânico 4) que sofre de misofonia, uma enfermidade que faz com que ela tenha aversão a sons específicos, principalmente o som de mastigação. Ela desiste de tomar sua medicação e foge de casa para não ser enviada para a "Fazenda", uma clínica onde, segundo ela, os únicos vegetais cultivados são os pacientes. Durante sua jornada, Jenna descobre novos sons. Alguns são apenas irritantes. Outros são assustadores.
Embora tenha pouco mais de 30 minutos, "Jenna" demora um bocado para pegar embalo e isso prejudica bastante a experiência de assistí-lo. Robertson entrega a melhor performance do filme, o elenco de apoio não faz feio e o roteiro consegue criar alguns mistérios, principalmente quando se concentra naqueles sons esquisitos que parecem vir das paredes. Mas o conto só fica divertido mesmo nos minutos finais, quando a verdadeira ameaça finalmente se revela e nossa heroína atormentada é forçada a reagir.
O segundo conto, 'Miles', fala sobre luto, crença e aquela velha pergunta que não quer calar: existe vida após a morte? Anna Friel (Condessa de Sangue) estrela como Mary Florensky, uma acadêmica cuja vida é dedicada a desmascarar picaretagens envolvendo fenômenos psíquicos. Seu ceticismo é abalado quando ela conhece Simon (Rafi Gavron, de Nasce Uma Estrela), um rapaz bonitão que surge do nada alegando ter uma mensagem de seu filho, que faleceu recentemente.
Esse é o único conto realmente baseado nos livros, e também o que tem mais características de um Clive Barker em estado bruto. É sujo, bizarro e sangrento. E dá para sentir até uma pontinha de erotismo, elemento recorrente nos livros do autor, implorando para ganhar mais espaço. O fato da história tomar muitas liberdades em relação ao material original pode decepcionar os fãs. Mas eu realmente gostei da mudanças e da maneira como, mais tarde, a história se conecta às outras duas.
A antologia fecha com 'Bennett', sobre dois assassinos profissionais que vão até uma área proibida da cidade em busca de um livro valioso — o "Livro de Sangue" que dá título ao filme. Eles descobrem que a tal área não é temida à-toa, e que seu tesouro é um pouco mais assustador e perigoso do que imaginavam. Além de ser o conto mais frenético dos três, 'Bennett' une todas as histórias de maneira divertida. O final não faz muito sentido, mas é suficientemente bizarro para merecer destaque. Comparado com o material original, o filme certamente sai perdendo. Mas se você conseguir enxergá-lo como uma extensão mais açucarada dos livros, há uma boa chance de que se divirta aqui.
Nota: 6
Título original: Books of Blood.
Gênero: Drama, terror, mistério.
Produção: 2020.
Lançamento: 2020.
País: Estados Unidos.
Duração: 107 minutos.
Roteiro: Adam Simon, Brannon Braga, Clive Barker.
Direção: Brannon Braga.
Elenco: Britt Robertson, Freda Foh Shen, Nicholas Campbell, Anna Friel, Rafi Gavron, Yul Vazquez, Andy McQueen, Kenji Fitzgerald, Paige Turco, Saad Siddiqui, Glenn Lefchak, Brett Rickaby, Matt Bois, Etienne Kellici, Cory Lee, Greg Fong, Sean Skerry, Andrew Moodie, Catherine Burdon, Marietta Laan, Seamus Patterson, Rachel Daigh, Scott Callaghan, Sara Campbell, Tara Lynn Taylor, Olivia Jude, Bailey Maughan.