Gerard Butler e Morena Baccarin lutam para sobreviver ao fim do mundo no filme-catástrofe do diretor Ric Roman Waugh
Arte do filme 'Destruição Final: O Último Refúgio', de Ric Roman Waugh |
Destruição Final: O Último Refúgio é um filme-catástrofe, gênero cinematográfico muito popular que coloca pessoas comuns tentando sobreviver a eventos destrutivos grandiosos que podem ter origem natural (O Dia Depois de Amanhã), extraterrestre (Independence Day) ou até mesmo serem causados por ações humanas, como no clássico Aeroporto.
Gerard Butler (Deuses do Egito), Morena Baccarin (Deadpool) e o ator mirim Roger Dale Floyd (Doutor Sono) estrelam o longa, dirigido por Ric Roman Waugh, o mesmo responsável por O Acordo. Dessa vez o desastre vem na forma de um cometa prestes a colidir com a Terra, o que coloca o filme em um terreno mais próximo de Armageddon e Impacto Profundo.
O longa de Waugh começa com a humanidade entusiasmada com a chegada do Clarke, cometa que segundo os “especialistas” vai passar tão perto do nosso planeta que poderá até ser visto a olho nu. O entusiasmo se transforma em desespero quando fragmentos do cometa começam a cair na Terra, provocando desde pequenas crateras até a destruição de cidades inteiras. Mas o pior ainda está por vir: um pedaço gigantesco do Clarke, que a imprensa se apressa em apelidar de “assassino de mundos”, vai atingir o planeta em algumas horas. O impacto pode significar a extinção da humanidade. Ou, pelo menos, 75% dela.
Gerard Butler, Roger Dale Floyd e Morena Baccarin em imagem do filme 'Destruição Final: O Último Refúgio', de Ric Roman Waugh |
Acompanhamos esses eventos assustadores ao lado da família Garrity, formada pelo filho Nathan (Floyd) e pelo casal John (Butler) e Allison (Baccarin), que estão tentando se reconciliar depois de alguns barracos familiares. Provavelmente graças ao talento de John como engenheiro, eles foram selecionados pelo governo dos Estados Unidos para se juntar a outros sortudos em um refúgio subterrâneo que poderá protegê-los do impacto apocalíptico.
Só que chegar até o refúgio não será uma tarefa fácil. Conforme o caos social se estabelece (e ele se estabelece bem rápido), a família experimenta tanto o lado bom quanto o que há de pior no ser humano. E a jornada ainda será marcada por momentos de tensão, com direito a fugas desesperadas em meio a chuvas de fragmentos do cometa.
Morena Baccarin e Roger Dale Floyd em imagem do filme 'Destruição Final: O Último Refúgio', de Ric Roman Waugh |
Ao contrário da maioria dos filmes-catástrofe recentes, o clima em Destruição Final: O Último Refúgio é sombrio. A ação está lá e os efeitos digitais são muito bons. Mas o foco está na tensão e no drama familiar. Detalhes como a cobertura dos telejornais, comentários de rádio, mensagens oficiais do governo e a maneira como cada personagem reage ao fim eminente contribui para dar um ar de realismo assustador à obra.
Butler entrega um protagonista muito humano, bem diferente daquele personagem artificial que queria salvar o mundo no espalhafatoso Tempestade: Planeta em Fúria. Baccarin manda bem como a esposa que também não mede esforços para manter o filho em segurança. Como o roteiro dá um jeito de separar pai e mãe por um bom tempo, espere por emoções variadas e alguns momentos realmente comoventes.
Gerard Butler, Morena Baccarin e Roger Dale Floyd em imagem do filme 'Destruição Final: O Último Refúgio', de Ric Roman Waugh |
A tensão diminui na metade final, quando entra em cena o personagem de Scott Glenn — um fazendeiro que aceita o fim do mundo com uma naturalidade desconfortável. Mas fique tranquilo porque as cenas na fazenda são apenas uma breve calmaria antes da tempestade que se forma no ato final. Tudo isso faz de Destruição Final: O Último Refúgio uma surpresa agradável em um gênero que andava carente de bons filmes.
Nota: 7
Título original: Greenland.
Gênero: Suspense, drama, ação.
Produção: 2020.
Lançamento: 2020.
País: Estados Unidos, Reino Unido.
Duração: 119 minutos.
Roteiro: Chris Sparling.
Direção: Ric Roman Waugh.
Elenco: Gerard Butler, Morena Baccarin, Roger Dale Floyd, Scott Glenn, Randal Gonzalez, Rick Pasqualone, Nicola Lambo, Alan Pietruszewski, Scott Poythress, Claire Bronson, Madison Johnson, Gary Weeks, Tracey Bonner, Merrin Dungey, Brandon Miller.
Tags
Criticas