Elle Lorraine descobre que seu cabelo tem vida própria em 'Bad Hair', o novo filme do criador de 'Cara Gente Branca', Justin Simien
Elle Lorraine em imagem do filme 'Bad Hair', de Justin Simien |
Produção original do serviço de streaming Hulu, Bad Hair começa no que parece ser o final da década de 1970, época maravilhosa em que as fitas K7 faziam a alegria da criançada, mas os produtos de relaxamento capilar deixavam um pouco a desejar. A protagonista Anna Bludso, então pré-adolescente, entende isso bem rápido, quando um acidente lhe deixa com uma cicatriz no couro cabeludo e um trauma que irá persegui-la pelo resto de sua vida.
Bad Hair salta para 1986. Anna, agora uma jovem mulher, trabalha como assistente na Culture TV, uma rede de televisão que construiu um nome sólido com uma programação composta basicamente por videoclips voltados para a comunidade negra. Sob nova direção, a Culture está passando por reformulações de modo a tornar sua programação mais atraente para o público branco. Quando Anna expressa seu desejo de ser produtora e VJ, a nova diretora faz careta para seu cabelo crespo natural e sugere uma mudança de visual.
$ads={1}
Como submeter-se a outra sessão de alisamento não está nos planos de nossa heroína traumatizada, o jeito é recorrer à nova tendência: um aplique de cabelo de 500 dólares, soma considerável para o bolso de alguém que mal consegue pagar o aluguel do apartamento. De fato, o novo visual abre as portas do sucesso para Anna. Mas como nenhum paraíso fica completo sem sua serpente, ela logo descobre que seu novo cabelo tem vontade própria. E parece que ele gosta de matar pessoas.
Vanessa Williams e Elle Lorraine em imagem do filme 'Bad Hair', de Justin Simien |
O diretor e roteirista Justin Simien, criador do filme de sucesso e da série de TV Cara Gente Branca, usa essa premissa extravagante, digna de filme trash dos anos 80, para construir metáforas sobre temas muito atuais. Nas palavras do próprio Simien, Bad Hair é "uma carta de amor muito estranha para mulheres negras e o poder incomparável que elas possuem para resistir e perseverar".
$ads={2}
De fato, a opressão cultural que as mulheres negras enfrentam na forma de discriminação contra seus cabelos naturais é o foco do roteiro. Mas há espaço para discussões sobre outros temas como identidade cultural, gentrificação e racismo velado. Ainda que algumas mensagens acabem se diluindo, a maioria das ideias é relativamente bem desenvolvida.
Imagem do filme 'Bad Hair', de Justin Simien |
As cenas de terror ficam em segundo plano. Os efeitos especiais deixam muito a desejar, mas alguns ataques do cabelo assassino são divertidos. Seus fios esticam e se remodelam enquanto caçam suas presas em busca de sangue, seu alimento favorito. Na falta de vítimas, encontram alternativas criativas para se alimentar, o que rende momentos no mínimo bizarros. O cabelo mal-intencionado ainda ganha pontos por fazer os olhos de Anna assumirem um tom amarelo brilhante, que a deixa com um visual bem assustador.
O trabalho de ambientação é competente. Ocasionalmente Simien cuida de dar a seu filme um visual de fita VHS surrada. Ele parece se divertir montando videoclips e comerciais retrô, exibidos com frequência como parte da programação de sua rede de TV fictícia. Os figurinos vão do preciso ao intencionalmente espalhafatoso, o que também acaba combinando com o tom camp que frequentemente toma conta da tela.
Elle Lorraine em imagem do filme 'Bad Hair', de Justin Simien |
A estreante Elle Lorraine faz um bom trabalho como a protagonista. Vanessa Williams (Relação em Risco) está igualmente comprometida como Zora, a elegante ex-modelo que assume a direção da Culture TV. Também gostei da participação de Blair Underwood (A Arte da Conquista), que surge de barba grisalha como o especialista em história afro-americana Amos, tio de Anna. É graças a ele que nossa heroína tem contato com um livro de contos que remete à época da escravidão, onde constam pistas sobre a ameaça que a cerca.
Bad Hair não está livre de momentos de lentidão que comprometem bastante a experiência. Curiosamente, no último ato as coisas são resolvidas de maneira atropelada, e esses dois problemas acabaram me tirando um pouco do filme. Com um pouco de paciência, dá para ter uma experiência razoável, mas um ritmo mais balanceado teria ajudado bastante aqui.
Nota: 4.8/10
Título original: Bad Hair.
Gênero: Terror, comédia.
Produção: 2020.
Lançamento: 2020.
País: Estados Unidos.
Duração: 102 minutos.
Roteiro: Justin Simien.
Direção: Justin Simien.
Elenco: Elle Lorraine, Jay Pharoah, Vanessa Williams, Judith Scott, Yaani King Mondschein, Ashley Blaine Featherson, Lena Waithe, Kelly Rowland, James Van Der Beek, Usher, Daheli Hall, Blair Underwood, Michelle Hurd, Chanté Adams, DeRon Horton, MC Lyte, Zaria Kelley, Corinne Massiah, Courtney Sauls, Robin Thede, Laverne Cox, Steve Zissis, Nicole Byer, Justin Simien, Joy Sunday, Alex Marshall-Brown.
Esse Filme teve alguma inspiração nas Lendas de Terror? Hari-onna/Futakuchi-onna/Harionago
ResponderExcluir