Crítica | As Faces do Demônio (Byeonshin, 2019)

Família recorre à ajuda de tio exorcista para combater força demoníaca no terror sul-coreano dirigido por Hong-seon Kim


Imagem do filme 'As Faces do Demônio'
Imagem do filme de terror 'As Faces do Demônio', de Hong-seon Kim


As Faces do Demônio é o quarto longa-metragem do diretor Hong-seon Kim, cujos trabalhos anteriores foram filmes de ação, crime e mistério. Dessa vez ele investe em uma história de terror sobrenatural, sobre uma família que enfrenta alguns problemas depois de se mudar para uma casa comprada por um preço inacreditavelmente baixo.

Lidar com o vizinho barulhento com gosto duvidoso para design de interiores não exige muito esforço por parte do chefe da família, Gang-goo (Dong-il Sung). Mas quando eventos assustadores começam a acontecer dentro de sua própria casa, Gang-goo percebe que precisa urgentemente de um exorcista.

$ads={1}

Por coincidência, Joong-su (Sung-Woo Bae), irmão de Gang-goo, é um padre exorcista nível expert. Ou quase, já que seu último trabalho terminou em tragédia e fez com que ele começasse a questionar sua fé. Será que Joong-su conseguirá superar seu trauma para salvar a família da força demoníaca que os dominou?

Imagem do filme 'A Marca do Demônio'
Imagem do filme de terror 'As Faces do Demônio', de Hong-seon Kim


A resposta para a pergunta acima só chega no último ato. Já o mistério sobre a entidade que assombra a casa é revelado com relativa rapidez, o que rende cenas interessantes. Algumas são assustadoras, como aquela em que uma das filhas recebe uma visita noturna inesperada. Outras geram uma certa tensão, como o confronto com direito a marteladas que acontece na escada.

$ads={2}

Some a esses momentos um visual bem cuidado, efeitos práticos divertidos e mais sangue do que geralmente se vê em produções desse gênero, e temos uma metade inicial promissora. É uma pena que o filme perca a força conforme novos personagens entram em cena e os conflitos pessoais desinteressantes do padre Joong-su começam a ganhar mais destaque do que precisavam.

Imagem do filme 'As Faces do Demônio'
Imagem do filme de terror 'As Faces do Demônio', de Hong-seon Kim


É possível encontrar várias semelhanças entre As Faces do Demônio e o recente Menendez: El día del Señor. Só que enquanto a pérola de Santiago Alvarado Ilarri surpreendia pela mistura de comédia e cenas chocantes, Hong-seon Kim vai gradualmente transformando seu filme em um drama de exorcismo morno que, mesmo com reviravoltas, não se sustenta por muito tempo.

Algumas situações inexplicáveis, como o fato da família passar metade do filme sem perceber que uma de suas filhas desapareceu, comprometem ainda mais a diversão. O final excessivamente sentimental não ajuda a reverter o processo. Vale uma espiada pela metade inicial. Mas eu esperava bem mais.

Nota: 4

Título original: Byeonshin.
Gênero: Terror.
Produção: 2019.
Lançamento: 2020.
País: Coreia do Sul.
Duração: 113 minutos.
Direção: Hong-seon Kim.
Elenco: Sung-Woo Bae, Dong-il Sung, Jang Young-Nam, Hye-jun Kim, Yi-Hyun Cho, Kang-Hoon Kim, Jeon Mi Do, Se-hee Kim, Kwi-seon Kim, Dae-han Ji, Archi Adamos, Mary Joy L. Aparte, Yun-shik Baek, Jef Flores, Ronnie Henares.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem