Terri Purchase interpreta astrobióloga investigando estranhos fenômenos causados por meteoro em 'Risen'; híbrido de drama, suspense e ficção científica é dirigido por Eddie Arya
Imagem do filme 'Risen', de Eddie Arya | ©Aryavision Pictures |
Seis décadas depois de Edward D. Wood Jr. entregar seu delicioso cult trash Plano 9 do Espaço Sideral, outra raça alienígena está ressuscitando mortos para dominar a Terra. Só que desta vez eles fazem isso em um filme menos divertido, que mistura drama, suspense e ficção científica. Risen é o novo trabalho do diretor Eddie Arya, mesmo realizador do elogiado The System. O longa estrelado pela estreante Terri Purchase já está disponível em plataformas digitais.
Risen começa com um meteoro caindo próximo da pequena cidade agrícola de Badger, no Estado de Nova York. Ele mata todos na área ao redor. Mas as mortes não foram provocadas pelo impacto ou pelas ondas de choque, e sim por uma toxina alienígena que contaminou o ar e tornou o ambiente inabitável. A astrobióloga Lauren (Purchase) é chamada pelo exército para encontrar respostas. O que ela não esperava é que os mortos fossem se levantar durante a autópsia e iniciar um plano maligno para conquistar nosso planeta.
Imagem do filme 'Risen', de Eddie Arya | ©Aryavision Pictures |
Não que os ressuscitados estejam com muita pressa para fazer isso. Na verdade, eles apenas ficam parados, olhando para as paredes, durante cerca de 70 dos 109 minutos do filme. Enquanto isso, os personagens conversam muito. Sobre o que fazer com os mortos. Sobre como se comunicar com eles, sobre os filhos daquele cara que eu já me esqueci quem é, e sobre como Lauren faz uma busca rápida na internet e consegue informações vitais que nem o exército, nem a CIA e nem o FBI encontraram.
PUBLICIDADE
Ok, as informações não são tão vitais assim. Na verdade, esse detalhe é esquecido poucos minutos depois. Acho até que ele foi inserido no filme apenas para encher linguiça mesmo. A boa notícia é que a protagonista Lauren se destaca por conversar muito pouco. A má notícia é que a personagem não transmite emoção alguma, e dificilmente você vai se importar com ela. Ou com os outros.
Imagem do filme 'Risen', de Eddie Arya | ©Aryavision Pictures |
Risen melhora um pouquinho depois dos 70 minutos, quando os mortos finalmente param de admirar paredes e revelam seus planos malignos. O diretor até entrega uma cena divertida, com direito a raízes gigantes, poderes telepáticos, explosões e campos de força. O visual e o CGI não são lá essas coisas. Mas após tanto falatório, suponho que ninguém vai reclamar disso. É uma pena que o ritmo caia de novo logo em seguida, para podermos acompanhar longos flashbacks sobre a infância da protagonista calada.
PUBLICIDADE
Acredito que a experiência de assistir Risen seria mais agradável se o diretor cortasse metade do drama e tentasse criar alguns momentos de tensão. Ou se tivéssemos pelo menos um personagem que sentisse na pele os horrores da invasão. A que mais se aproxima desse papel é aquela moça da fazenda, mas sua participação é muito pequena. E quando o apocalipse chega, a maioria dos eventos importantes é apenas narrado pela imprensa.
Imagem do filme 'Risen', de Eddie Arya | ©Aryavision Pictures |
Também ajudaria se a edição fosse um pouco mais fluída, e se a trilha sonora intrusiva não transmitisse emoções conflitantes com o que está sendo mostrado na tela. No meio de tantos problemas, as boas ideias de Risen acabam se perdendo. Inclusive a reviravolta final, que embora um pouco previsível, tinha potencial para causar um certo impacto.
Nota: 3.8/10
Título original: Risen.
Gênero: Ficção científica, suspense, drama.
Produção: 2021.
Lançamento: 2021.
País: Austrália, Estados Unidos.
Duração: 1h 49min.
Roteiro: Eddie Arya.
Direção: Eddie Arya.
Elenco: Terri Purchase, Buffy Anne Littaua, Natalie Rose, Ashley Ross, Nicole Sharrock, Michela Carattini, Kenneth Trujillo, Caroline McQuade, Lily Brown Griffiths, Kya Stewart, Shakila Zab, Jack Campbell, Wassim Hawat, Melissa Brattoni, Nicole Schalmo, Alex Gallant, Marcus Johnson, Mara McCann, Alan Flower, Zahlee Moore, V Trivedi, Brandon Pitts, Mansoor Noor, Anthony Darvall, Anthony Moisset.