Crítica | Beyond Paranormal (2021)

Cortney Palm e Ryan Donowho interpretam casal que libera força misteriosa em 'Beyond Paranormal', do diretor Matteo Ribaudo


Imagem do filme 'Beyond Paranormal'
A atriz Cortney Palm em imagem do filme 'Beyond Paranormal', de Matteo Ribaudo


Uma jovem ambiciosa arrisca a sanidade do namorado para conseguir alguns likes neste filme de terror dirigido por Matteo Ribaudo. Beyond Paranormal é estrelado pela carismática Cortney Palm, que já participou de tosqueiras divertidas como Dead Ant e Zombeavers - Terror no Lago. Ryan Donowho (série Agentes da S.H.I.E.L.D. da Marvel) divide o protagonismo com ela. O próprio Ribaudo assina o roteiro.

Box Girl Lilly (Palm) é uma atriz e influenciadora digital que conseguiu o papel principal em um filme de terror. Ela está tentando promover seu projeto nas redes sociais, mas seus seguidores estão diminuindo a cada dia que passa. Como consequência, seus vídeos começam a chamar a atenção pela ausência absoluta de likes.

Imagem do filme 'Beyond Paranormal'
Cortney Palm e Ryan Donowho em imagem do filme 'Beyond Paranormal', de Matteo Ribaudo


Disposta a tudo para ganhar relevância, Lilly arrasta o namorado, um escritor com bloqueio criativo chamado Ray (Donowho), para registrar seus ensaios e, se possível, ajudá-la a apimentar um pouco seus vídeos. Após receber de presente uma estátua misteriosa, o casal sem querer invoca um força poderosa que parece estar além do paranormal.


PUBLICIDADE


Beyond Paranormal tem um visual agradável, cenários bem cuidados e alguns efeitos práticos devidamente grotescos. À exceção das cenas que envolvem sangue digital, o CGI também convence. A cena em que Lilly medita cercada por pássaros, por exemplo, está acima do que geralmente se vê em uma produção de baixo orçamento.

Imagem do filme 'Beyond Paranormal'
A atriz Cortney Palm em imagem do filme 'Beyond Paranormal', de Matteo Ribaudo


Na maior parte do tempo, o filme se desenvolve como comédia picante. Palm fica responsável por entregar o melhor dos dois mundos, e ela faz isso muito bem. Além de estar sempre disposta a mostrar um pouco de pele, Lilly é adepta do "Método", uma técnica onde o ator procura desenvolver  os pensamentos e emoções do personagem que irá interpretar, e usa suas próprias experiências diárias para se identificar com ele.


PUBLICIDADE


Donowho surpreende como o escritor à beira de um ataque de nervos, que precisa lidar com o comportamento extravagante e com as frequentes mudanças de personalidade da namorada. A diferença de opiniões dos dois rende alguns momentos hilários. Oliver Cooper (A Última Ressaca do Ano) interpreta Chaz Gold, o excêntrico diretor do filme fictício de Lily. É o personagem mais caricato de Beyond Paranormal, mas também garante algumas risadas.

Imagem do filme 'Beyond Paranormal'
O ator Ryan Donowho em imagem do filme 'Beyond Paranormal', de Matteo Ribaudo


Ribaudo brinca com elementos de O Exorcista (1973), Atividade Paranormal (2007) e Alienígenas do Passado, mas não fica apenas no terreno da comédia. O último ato é inesperadamente sombrio, com alguns elementos que remetem a O Enigma do Mal (1982). Nos minutos finais, o diretor abraça a tosqueira com gosto, e deixa o gore rolar solto.

Acredito que a história não precisava de 102 minutos para ser contada. Eu cortaria uns 15, pois há muitas cenas repetitivas que deixam o segundo ato arrastado. Começaria cortando aquele podcast sobre eventos paranormais (o título do podcast é o mesmo do filme). Sem ele, o público poderia tirar suas próprias conclusões sobre tudo que viu, e creio que essa ambiguidade combinaria perfeitamente com o filme.

Imagem do filme 'Beyond Paranormal'
A atriz Cortney Palm em imagem do filme 'Beyond Paranormal', de Matteo Ribaudo


No geral, temos uma obra extravagante, conscientemente boba, que provavelmente fará o público que gosta de terror convencional torcer fortemente o nariz, mas que tem uma boa chance de agradar àqueles que buscam por um passatempo fora da caixinha. Tendo a me identificar mais com o primeiro grupo, mas confesso que me diverti com essa bizarrice.

Nota: 5.5/10

Título original: Beyond Paranormal.
Gênero: Terror, comédia, ficção científica.
Produção: 2021.
Lançamento: 2021.
País: Estados Unidos.
Duração: 1h 42min.
Roteiro: Matteo Ribaudo.
Direção: Matteo Ribaudo.
Elenco: Cortney Palm, Ryan Donowho, Patricia Rae, Oliver Cooper, Clint Howard, Erick Nathan, Anthony Cruz, Nikki Howard, James Pippi, Farron Marcus Gonzales, Sala Baker, Ty Quiamboa, Tony Martinez, Jeanette O'Connor, Veta Horwitz, Micah Cohen.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem