Crítica | O Assassino de Clovehitch (The Clovehitch Killer, 2018)

Adolescente suspeita que seu pai é um serial killer em 'O Assassino de Clovehitch', do diretor Duncan Skiles


Charlie Plummer e Madisen Beaty como Tyler e kassi no filme 'O Assassino de Clovehitch'
Charlie Plummer e Madisen Beaty como Tyler e Kassi no filme 'O Assassino de Clovehitch', de Duncan Skiles | ©IFC Midnight


O Assassino de Clovehitch é um drama/suspense sobre um adolescente que começa a suspeitar que seu querido pai é um serial killer. É o terceiro longa-metragem do diretor Duncan Skiles, mesmo realizador das comédias The Scariest Show on Television e The Last of the Great Romantics. Charlie Plummer (Espontânea), Dylan McDermott (Pacto Maligno) e Madisen Beaty (Seance) estrelam o filme, também conhecido pelo título de Ao Lado de um Assassino.

A trama não é especificamente baseada em um caso real, mas parece ter sido fortemente inspirada por Dennis Rader, o infame assassino em série conhecido como BTK (sigla para "bind, torture and kill", ou "amarrar, torturar e matar", em português). BTK aterrorizou sua comunidade nos Estados Unidos entre 1974 e 1991, e foi responsável por 10 mortes só na cidade de Wichita, no Kansas. O assassino foi preso em 2005.

PUBLICIDADE

No filme, um serial killer conhecido como "Clovehitch Killer" (o nome refere-se a um nó específico que ele deixava na residência das suas vítimas) matou pelo menos 10 mulheres há uma década, antes de desaparecer sem deixar pistas. Obviamente, os moradores da pequena e religiosa comunidade que serve de cenário para o filme não se esqueceram dos crimes horrendos. Eles mantêm um memorial pelas vítimas, e alguns acreditam que o assassino ainda vive escondido entre eles.

Charlie Plummer e Dylan McDermott como Tyler e Don no filme 'O Assassino de Clovehitch'
Charlie Plummer e Dylan McDermott como Tyler e Don no filme 'O Assassino de Clovehitch', de Duncan Skiles | ©IFC Midnight


Conhecemos o protagonista Tyler (Plummer) no memorial, antes do rapaz "pegar emprestado" a caminhonete de seu pai para um encontro romântico com uma garota de quem gosta. É quando ele encontra uma foto estranha, que dispara alarmes sobre a potencial identidade secreta de seu pai. As suspeitas do espectador aumentam com as de Tyler. Principalmente após a chegada de Kassi (Beaty), uma garota frequentemente caluniada pelos habitantes locais, que demonstra um interesse obsessivo pela história do serial killer.

PUBLICIDADE

A metade inicial de O Assassino de Clovehitch é sólida, com performances fortes e ganchos para subtramas potencialmente interessantes. O roteirista, Christopher Ford (Homem-Aranha: De Volta ao Lar), parece se divertir plantando pistas, algumas que incriminam, outras que afastam nossas suspeitas sobre o pai de Tyler, Don (McDermott). O ator parece se divertir mais ainda, entregando um personagem extremamente normal, amoroso com a família, frequentador da igreja e líder dos escoteiros da cidade.

O ator Charlie Plummer como Tyler no filme 'O Assassino de Clovehitch'
O ator Charlie Plummer como Tyler no filme 'O Assassino de Clovehitch', de Duncan Skiles | ©IFC Midnight


Gostei muito do design visual, que evoca uma aura de anos 70 a esta história de amadurecimento de um filho que aprende que talvez seu pai seja mais complexo do que ele pensava. Mas não posso dizer que gostei de algumas decisões do diretor e seu roteirista na reta final, especialmente a de quebrar a cronologia, até então direta, para recontar parte da história de uma perspectiva diferente.

Essa mudança drástica de ponto de vista reponde muitas perguntas, mas compromete o suspense acumulado e leva o filme para um caminho diferente e não necessariamente melhor. As ações dos personagens começam a parecer forçadas, destoando bastante do realismo estabelecido até então. Alguns momentos chocantes são inseridos para renovar nosso interesse pela história. Mas no fim,  persiste a sensação de que o filme poderia ter sido muito melhor.

5.2/10

Título original: The Clovehitch Killer.
Gênero: Drama, suspense, mistério.
Produção: 2018.
Lançamento: 2019.
País: Estados Unidos.
Duração: 1 h 49 min.
Roteiro: Christopher Ford.
Direção: Duncan Skiles.
Elenco: Dylan McDermott, Charlie Plummer, Samantha Mathis, Madisen Beaty, Brenna Sherman, Lance Chantiles-Wertz, Emma Jones, Jonathan K. Riggs, Kat Pérez, Janet Scott, Mark A. Nash, Stan Simonov, Michael Urriquia, Mike Cortese.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem