Crítica | Escolha ou Morra (Choose or Die, 2022)

Jovem precisa lidar com jogo amaldiçoado em 'Escolha ou Morra', o novo filme de terror da Netflix


O ator Pete MacHale como Gabe no filme 'Escolha ou Morra'
O ator Pete MacHale como Gabe no filme 'Escolha ou Morra', de Toby Meakins | ©Netflix


Escolha ou Morra é um filme de terror sobre uma jovem que encontra um jogo amaldiçoado e precisa tomar decisões terríveis para sobreviver. É o longa-metragem de estreia do diretor e co-roteirista Toby Meakins, que, no entanto, já dirigiu curtas como Message Storm e Floor 9.5, e comandou um episódio da série Bite Size Horror. Escolha ou Morra é estrelado por Iola Evans (série Os 100) e Asa Butterfield (O Lar das Crianças Peculiares). O filme já está disponível no serviço de streaming Netflix.

Evans interpreta Kayla, uma estudante universitária que precisa lidar com problemas financeiros, cuidar da mãe doente e se esquivar das investidas de um homem mal-intencionado que visita sua mãe com uma frequência maior do que ela gostaria. Conhecemos Kayla trabalhando como faxineira em um prédio estranhamente vazio, pouco antes dela percorrer de bicicleta as ruas de uma cidade quase tão vazia quanto o prédio onde trabalha.


PUBLICIDADE


Mas há vida nesta cidade, e um de seus moradores é o jovem programador Isaac (Butterfield), melhor e aparentemente único amigo de Kayla. Durante uma visita ao rapaz, a garota se depara com o Curs>r, um antigo jogo de texto dos anos 80, no estilo daquelas obras de ficção interativa da Infocom, que tem um prêmio em dinheiro que nunca foi reivindicado. Assim que começa a jogar, nossa heroína descobre que foi arrastada para um pesadelo sobrenatural, e encerrar a partida deixa de ser uma opção.

A atriz Iola Evans como Kayla no filme 'Escolha ou Morra'
A atriz Iola Evans como Kayla no filme 'Escolha ou Morra', de Toby Meakins | ©Netflix


Não escrevi "pesadelo sobrenatural" à toa, pois embora tenha reflexos discretos de O Chamado, de Videodrome e de Shocker, a inspiração mais forte para Escolha ou Morra parece ter sido A Hora do Pesadelo, o clássico de Wes Craven sobre um assassino capaz de matar suas vítimas durante os sonhos. Uma das primeiras coisas que vemos no filme é um cartaz de A Hora do Pesadelo, e Escolha ou Morra ainda conta com uma participação especial do ator Robert Englund, que interpretou o mestre dos sonhos, Freddy Krueger, na franquia iniciada por Craven.


PUBLICIDADE


Essas referências, alinhadas com a premissa retrô maravilhosamente bizarra, empolga bastante no começo, e mais ainda após a cena da lanchonete, que mostra os horríveis efeitos do jogo na vida da protagonista e das pessoas à sua volta. Mas gradualmente fica claro que falta ao diretor a criatividade e a ousadia presentes nas obras que o inspiraram. Em especial a ousadia, já que Escolha ou Morra tem classificação indicativa 18+, e o diretor poderia muito bem ter aproveitado a oportunidade para esticar um pouco a corda.

O ator Asa Butterfield como Isaac no filme 'Escolha ou Morra'
O ator Asa Butterfield como Isaac no filme 'Escolha ou Morra', de Toby Meakins | ©Netflix


À exceção de uma cena tensa, onde se cria suspense apenas mostrando as imagens de um game em uma tela, a timidez do diretor para lidar com os elementos do cinema B, que imploram por uma abordagem mais cascuda, pesam contra o filme. A ausência de personagens para garantir mortes extras, também. O casal de protagonistas se sai relativamente bem nas cenas dramáticas, mas senti falta de um maior comprometimento durante as cenas de terror, pois raramente eles passam a sensação de que estão em perigo.

As motivações e as investigações de Kayla e Isaac são pouco convincentes, e o ritmo é comprometido ainda mais pela montagem. O longa de estreia de Meakins só recupera o fôlego nos minutos finais, quando temos um confronto bizarro (quem assistiu A Vingança do Diabo vai identificar algumas semelhanças aqui) e uma rápida participação de um personagem que, no fim das contas, acaba sendo a figura mais perturbadora do filme. Mesmo com seu início promissor e com algumas ideias interessantes, Escolha ou Morra fica no terreno do regular.

Nota: 5/10

Título Original: Choose or Die.
Gênero: Drama, suspense, terror.
Produção: 2022.
Lançamento: 2022.
País: Reino Unido.
Duração: 1h 24min.
Roteiro: Simon Allen, Toby Meakins, Matthew James Wilkinson.
Direção: Toby Meakins.
Elenco: Iola Evans, Asa Butterfield, Robert Englund, Angela Griffin, Ryan Gage, Eddie Marsan, Kate Fleetwood, Pete MacHale, Kayleen Aires Fonseca, Caroline Loncq, Delroy Atkinson, Ioanna Kimbook, Joe Bolland, George Hannigan, Silvana Montoya, Amelia Kinu Muus, Jesse Cescatti-McFarlane, Ellis Eyres, Logan Wong.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

1 Comentários

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

  1. Ed, aproveitando o espaço, gostaria de pedir algo: poderia escrever uma crítica sobre a série From, criada e escrita por John Griffin e produzida pelos irmãos Russo para o canal Epix? Vi o primeiro episódio e achei bem bacana. Valeu!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem