David Keith e Drew Barrymore interpretam pai e filha com poderes paranormais em 'Chamas da Vingança', do diretor Mark L. Lester
Arte do filme 'Chamas da Vingança' (1984), de Mark L. Lester |
Chamas da Vingança é um filme de ação e ficção-científica com pitadas de terror, sobre um pai e sua filha perseguidos por uma agência governamental que quer estudar suas habilidades paranormais. O longa é baseado no romance Firestarter, do mestre do terror Stephen king, publicado no Brasil com o título de A Incendiária.
O elenco é liderado por David Keith, que interpretou Elvis Presley em Uma Noite com o Rei do Rock, e Drew Barrymore, que dois anos antes fez a garotinha Gertie no clássico E.T.: O Extraterrestre. A direção é de Mark L. Lester, mesmo realizador de Comando para Matar, com Arnold Schwarzenegger, e O Massacre no Bairro Japonês, com Dolph Lundgren e Brandon Lee.
PUBLICIDADE
Após créditos iniciais embalados por uma trilha sonora empolgante, bem no estilo dos anos 80, a adaptação de Chamas da Vingança nos joga no meio de uma perseguição pelas ruas lotadas de uma cidade. De um lado, temos o nervoso e aparentemente debilitado Andrew McGee (Keith) e sua filha pequena, Charlie (Barrymore). Do outro, temos homens misteriosos que, sabe-se lá porque, parecem dispostos a tudo para capturá-los.
Drew Barrymore e David Keith como Charlie e Andrew no filme 'Chamas da Vingança', de Mark L. Lester | © 1984 Universal |
Com o tempo, entendemos que Andrew e sua esposa, Vicky (Heather Locklear, de A Volta do Monstro do Pântano), serviram como cobaias voluntárias em um experimento na faculdade, que acabou despertando no rapaz o poder de controlar as mentes das pessoas à sua volta. Nunca fica claro o tipo de poder que Vicky ganhou, se é que ganhou algum. Mas sabemos que sua filha nasceu com a capacidade de iniciar incêndios com o poder da mente, uma habilidade conhecida como pirocinese.
PUBLICIDADE
Esses eventos são mostrados por flashbacks enquanto a perseguição se intensifica. Se por um lado a contextualização fragmentada ajuda na construção do mistério, por outro nos priva de cenas que poderiam ter feito diferença filme. Mãe, pai e filha aparecem juntos uma única vez. Você vai entender tranquilamente a história dos três, mas dificilmente criará vínculo com eles. Não porque os atores sejam ruins, mas porque o roteiro não tem tempo para desenvolvê-los como uma família crível ou sequer interessante.
Martin Sheen e George C. Scott como Hollister e Rainbird no filme 'Chamas da Vingança', de Mark L. Lester | © 1984 Universal |
Metade de Chamas da Vingança é sobre Andrew e Charlie fugindo da organização misteriosa conhecida como "The Shop". A outra metade dá destaque aos vilões. Eles são liderados pelo burocrata Hollister (Martin Sheen, de A Hora da Zona Morta), que aparentemente quer usar as habilidades de pai e filha como armas de guerra. Quem faz o serviço sujo para Hollister é John Rainbird (George C. Scott, de Intermediário do Diabo), uma figura sombria que demonstra um interesse doentio por Charlie, e até faz discursos horrivelmente detalhados sobre isso.
Enquanto David Keith e Drew Barrymore são prejudicados pelo roteiro apressado, e Martin Sheen nunca tem realmente oportunidade de se destacar como vilão, Scott entrega um personagem ameaçador, mesmo com uma performance contida. O ator teve uma infecção causada pelo uso de uma lente de contato, o que o obrigou a usar um tapa-olho sobre o olho esquerdo durante a meia hora final do filme. Isso acabou dando uma turbinada em seu visual, tornando-o ainda mais assustador.
Drew Barrymore e David Keith como Charlie e Andrew no filme 'Chamas da Vingança', de Mark L. Lester | © 1984 Universal |
Chamas da Vingança segue entre altos e baixos, mas fica realmente divertido nos minutos finais, quando Lester mostra que a vingança nem sempre é mais saborosa quando servida em pratos frios. Na verdade, a pequena Charlie a serve em pratos incandescentes, e todas as cenas foram feitas com efeitos práticos — incluindo aquelas insanas bolas de fogo que a menina ocasionalmente lança para o lado de seus inimigos aterrorizados.
A título de curiosidade, John Carpenter e Bill Lancaster, diretor e roteirista de O Enigma de Outro Mundo (1982), foram originalmente escolhidos para comandar Chamas da Vingança. Eles até escreveram um rascunho para o filme mas, de acordo com Carpenter, os executivos da Universal removeram os dois do projeto após a fraca bilheteria e as críticas negativas que receberam por sua ficção científica de terror.
A atriz Drew Barrymore como Charlie no filme 'Chamas da Vingança', de Mark L. Lester | © 1984 Universal |
O tempo fez justiça a O Enigma de Outro Mundo, que hoje é considerado um dos maiores filmes de terror já feitos. Chamas da Vingança dificilmente atingirá esse status, mas ainda consegue ser um filme razoável, que merece uma espiada. Principalmente agora, com o remake da Blumhouse sendo lançado no Brasil.
Nota: 5.8/10
Título Original: Firestarter.
Gênero: Ficção científica, ação, terror.
Produção: 1984.
Lançamento: 1984.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1h 54min.
Roteiro: Stanley Mann.
Direção: Mark L. Lester.
Elenco: David Keith, Drew Barrymore, Freddie Jones, Heather Locklear, Martin Sheen, George C. Scott, Art Carney, Louise Fletcher, Moses Gunn, Antonio Fargas, Drew Snyder, Curtis Credel, Keith Colbert.