Assassino mascarado aterroriza cheerleaders em 'As Apimentadas: Torça ou Morra', slasher adolescente da diretora Karen Lam
Imagem do filme 'As Apimentadas: Torça ou Morra', de Karen Lam. Foto: ©Beacon Pictures |
A franquia Bring It On começou em 2000, com o filme de drama/comédia adolescente dirigido por Peyton Reed e estrelado por Kirsten Dunst e Eliza Dushku. O longa-metragem, lançado no Brasil com o título de Cheerleaders - As Apimentadas, acompanhava os esforços de uma equipe de líderes de torcida para conquistar um campeonato.
Cheerleaders - As Apimentadas ajudou a definir os filmes teens por uma geração, e ainda levou uma legião de alunas a se inscreverem em equipes de líderes de torcida. Ganhou cinco sequências, que seguiram basicamente a mesma fórmula do original. Agora a franquia está ganhando seu primeiro filme de terror, que apresenta novas cheerleaders treinando números de dança e acrobacias aéreas. Só que desta vez, elas acabam virando alvo de um assassino mascarado.
PUBLICIDADE
Parece uma boa jogada. Primeiro porque o conceito é curioso, e pode atrair novos fãs para a franquia. Segundo porque filmes do subgênero slasher estão em alta entre o público, principalmente após a boa recepção de delícias como X: A Marca da Morte e o reboot de Pânico, e de trilogias como Rua do Medo e Halloween (menos Halloween Ends, que é muito ruim). Na prática, porém, o longa-metragem dirigido por Karen Lam (Evangeline) apresenta uma série de problemas que o tornam uma opção duvidosa tanto para os fãs da franquia quanto para os fãs de filmes de terror.
Imagem do filme 'As Apimentadas: Torça ou Morra', de Karen Lam. Foto: ©Beacon Pictures |
Justiça seja feita, As Apimentadas: Torça ou Morra começa bem, com uma apresentação de dança bem coreografada e uma morte que choca alunos e faz com que um combo aéreo perigoso seja proibido na cidade. Isso é ruim para as co-capitãs da equipe de líderes de torcida Diablo, Abby Synger (Kerri Medders, da série Alexa & Katie) e McKayla Miller (Tiera Skovbye, da série Riverdale), pois essa acrobacia poderia lhes dar uma vantagem em uma competição que se aproxima.
PUBLICIDADE
O jeito é reunir a equipe e ir treinar durante o fim de semana em uma escola abandonada do outro lado da cidade. E já que este é um filme de terror, nada melhor do que fazer isso no Halloween. Passamos um tempinho conhecendo os personagens, devidamente unidimensionais e estereotipados como nos slashers oitentistas, só que infinitamente menos divertidos. E então surge o assassino, as mortes começam, e tudo fica ainda menos divertido do que já estava.
Imagem do filme 'As Apimentadas: Torça ou Morra', de Karen Lam. Foto: ©Beacon Pictures |
As Apimentadas: Torça ou Morra sofre com diálogos forçados e com atuações fracas, incluindo atores que não conseguem sequer fingir que estão feridos. E nem dá para dizer que a culpa é toda deles, pois os efeitos práticos (ou, neste caso, a ausência deles) não ajudam nem um pouco na imersão. Também sofre com a falta de cuidado da diretora na criação de momentos de suspense, com sua dificuldade de estabelecer uma atmosfera de perigo, e com sua indecisão sobre qual gênero vai abraçar.
PUBLICIDADE
O slasher de Karen Lam muda desajeitadamente da comédia ruim para o drama ruim, lança alguns mistérios no ar, até se assumir como um jogo de gato e rato tosco, onde as habilidades de ginástica poderão fazer a diferença entre a vida e a morte. Falando nas mortes, o filme supostamente apresenta dedos decepados e gargantas cortadas, mas você não verá nada disso. Na verdade, à exceção de uma cena tão rápida que nem merece menção, você não verá uma gota de sangue sequer, porque a diretora precisa deixar tudo higienizado para a obra se ajustar à classificação indicativa PG-13.
Imagem do filme 'As Apimentadas: Torça ou Morra', de Karen Lam. Foto: ©Beacon Pictures |
Mesmo um conceito interessante não resiste a tantos problemas e decisões equivocadas. A qualidade dos filmes da franquia As Apimentadas caiu muito desde o original, mas o pseudo-slasher comportadinho da diretora Karen Lam consegue ser a pior sequência até agora.
Nota: 2.5/10
Título Original: Bring It On: Cheer or Die.
Gênero: Terror, comédia.
Produção: 2022.
Lançamento: 2022.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 31 min.
História: Alyson Fouse.
Roteiro: Rebekah McKendry, Dana Schwartz.
Direção: Karen Lam.
Elenco: Kerri Medders, Alten Wilmot, Sierra Holder, Alexandra Beaton, Rudy Borgonia, Marlowe Zimmerman, Missi Pyle, Sam Robert Muik, Madison MacIsaac, Tiera Skovbye, Erika Prevost, Samuel Braun, Alec Carlos, Makena Zimmerman, Shannon Guile, Jared Khalifa, Gino Anania, Aidan Ritchie, Robert Allen, Jahron Wilson, Cassandra Potenza, Sara Angelica, Megan Best, Jerni Stewart, Callista Begin, Scarlett Smith.