Crítica | Encurralada (Getaway, 2020)

Jaclyn Betham interpreta jovem sequestrada por família de assassinos em 'Encurralada', suspense do diretor Toran Caudell, com Scout Taylor-Compton e Landry Allbright


A atriz Jaclyn Betham como Tamara no filme 'Encurralada', de Toran Caudell
A atriz Jaclyn Betham como Tamara no filme 'Encurralada', de Toran Caudell


Encurralada é um filme de suspense com toques de terror sobrenatural, sobre uma mulher sequestrada por uma família enlouquecida durante um passeio de fim de semana. O filme marca a estreia na direção de longa-metragem do diretor Toran Caudell, conhecido por seu trabalho como ator em séries como Tell Me a Story e Nashville: No Ritmo da Fama.

Caudell também atua em Encurralada, no papel de um dos sequestradores. Ele ainda assina o roteiro em parceria com sua esposa, Jaclyn Betham (série Cara Gente Branca), que interpreta a personagem principal: a deslumbrante Tamara, que está se preparando para passar o fim de semana em uma casa de lago na companhia de sua melhor amiga, Brooke (Landry Allbright, de Feral) e da namorada de Brooke, Maddy (Scout Taylor-Compton, de Halloween: O Início).

PUBLICIDADE

A trama se inicia com Tamara acordando de um pesadelo. Ou talvez aquilo não seja um pesadelo, mas uma imagem intercalada de homens maus arrastando uma mulher pela floresta enquanto Tamara dormia. Independente da interpretação, poucos minutos depois, nossa heroína está se esquivando educadamente dos avanços de Jerry (Jamil Walker Smith, da série Código Negro), um policial gentil, mas um pouco assustador, que está doido para marcar um segundo encontro com ela.

Jaclyn Betham e Scout Taylor-Compton como Tamara e Maddy no filme 'Encurralada', de Toran Caudell
Jaclyn Betham e Scout Taylor-Compton como Tamara e Maddy no filme 'Encurralada', de Toran Caudell


Tamara também se sai relativamente bem ao evitar com educação as investidas de dois irmãos assustadores chamados Merv (Caudell) e Kib (o estreante Noah Lowdermilk), que oferecem ajuda quando seu carro fica sem gasolina em uma estrada deserta. Infelizmente, os irmãos assustadores retornam lá pela metade do filme para sequestrá-la e mantê-la prisioneira em um cativeiro improvisado no celeiro de uma fazenda.

PUBLICIDADE

Se você assistiu ao clássico A Vingança de Jennifer ou a qualquer outro filme sobre vingança feminina dos anos 70 ou 80, provavelmente já tem uma ideia de onde essa história pode levar. Só que o roteiro de Encurralada reserva algumas surpresas e caminhos inesperados. Para não entrar no terreno dos spoilers, digamos apenas que os sequestradores liderados por Pa (Lane Caudell, pai do diretor na realidade) têm algumas crenças religiosas muito estranhas, e que Tamara tem a oportunidade de usar isso contra eles.

Jaclyn Betham e Toran Caudell como Tamara e Merv no filme 'Encurralada', de Toran Caudell
Jaclyn Betham e Toran Caudell como Tamara e Merv no filme 'Encurralada', de Toran Caudell


A nova configuração se revela interessante, mas algumas decisões atrapalham seu desenvolvimento. Ao investir tempo demais na história de irmãos dominados por seu pai e suas crenças distorcidas, o roteiro acaba criando inconsistências e contribuindo para o filme ter um ritmo arrastado. Para piorar, embora não se cansem de falar sobre seus planos perturbadores, os sequestradores se mostram bem menos ameaçadores do que suas ações iniciais sugeriam, o que praticamente anula a sensação de perigo e de urgência que um filme desse gênero necessita.

PUBLICIDADE

Acredito que Encurralada ganharia em suspense se Tamara não assumisse tão rapidamente o controle da situação. Ou se as cenas na fazenda fossem intercaladas com outras que mostrassem Brooke e Maddy em busca de pistas sobre seu paradeiro. Isso também permitiria que passássemos mais tempo na companhia das atrizes Scout Taylor-Compton e Landry Allbright, que só reaparecem nos minutos finais.

Jaclyn Betham, Scout Taylor-Compton e Landry Allbright como Tamara, Maddy e Brooke no filme 'Encurralada', de Toran Caudell
Jaclyn Betham, Scout Taylor-Compton e Landry Allbright como Tamara, Maddy e Brooke no filme 'Encurralada', de Toran Caudell


Encurralada também tem falhas técnicas sérias. A ausência de iluminação apropriada em alguns pontos nem chega a incomodar tanto. Mas mesmo considerando que esta é uma produção de baixíssimo orçamento, a má qualidade sonora é imperdoável, e esse detalhe, sozinho, destrói o impacto de muitas cenas. Digo isso de maneira quase literal, pois personagens sendo atingidos por golpes ou disparos de armas que não emitem som é o que não falta no filme.

Esses deslizes ficam mais evidentes nos 20 minutos finais, quando todas as cartas são colocadas na mesa e o roteiro revela suas verdadeiras intenções. O elenco, que até então entregava performances aceitáveis, parece lutar para lidar com a carga dramática exigida pelo clímax da trama. Mas dessa vez, parte da culpa é da montagem e da edição, que permite que diálogos se estendam além do necessário.

Jaclyn Betham como Tamara no filme 'Encurralada', de Toran Caudell
Jaclyn Betham como Tamara no filme 'Encurralada', de Toran Caudell


Com um orçamento mais generoso, ajustes na parte técnica e uma narrativa mais equilibrada, acredito que Encurralada poderia ter alcançado todo o seu potencial como um filme de suspense envolvente. Do jeito que ficou, mostra vislumbres do talento de Toran Caudell como diretor, mas ainda se mantém abaixo da média do gênero.

Nota: 4/10

Título Original: Getaway.
Gênero: Suspense, terror, policial.
Produção: 2020.
Lançamento: 2020.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 16 min.
Roteiro: Jaclyn Betham, Toran Caudell.
Direção: Toran Caudell.
Elenco: Jaclyn Betham, Scout Taylor-Compton, Landry Allbright, Toran Caudell, Lane Caudell, Noah Lowdermilk, Jamil Walker Smith, Ben Deschaine, Liz Zwiebel, Chrystopher Ryan Johnson, Nick Price, Luke Gregson, Olivia Dickerson, Justin Moore, Erin Naifeh, Kynsleigh Queen.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem