Retro Review | A Mosca (The Fly, 1986)

Jeff Goldblum interpreta cientista que sofre metamorfose assustadora em 'A Mosca', clássico de 1986 dirigido pelo mestre do body horror, David Cronenberg


O ator Jeff Goldblum como Seth Brundle no filme 'A Mosca', de David Cronenberg
O ator Jeff Goldblum como Seth Brundle no filme 'A Mosca', de David Cronenberg


Após mostrar seu talento em filmes como Videodrome: A Síndrome do Vídeo e Scanners: Sua Mente Pode Destruir, o canadense David Cronenberg deu um passo à frente e dirigiu aquele que muitos consideram seu melhor trabalho: A Mosca, uma obra-prima inovadora e perturbadora que continua a revirar estômagos sensíveis até hoje, 37 anos após seu lançamento.

Tenha medo, tenha muito medo, porque neste Retro Review falaremos um pouco sobre esta maravilha oitentista que contribuiu para que Cronenberg ficasse conhecido como o mestre do terror corporal. O longa-metragem é vagamente baseado no conto homônimo de George Langelaan, de 1957, que também serviu de base para A Mosca da Cabeça Branca (1958). Só que é muito mais sombrio e visceral.

Jeff Goldblum como Seth Brundle no filme 'A Mosca', de David Cronenberg
Jeff Goldblum como Seth Brundle no filme 'A Mosca', de David Cronenberg


Jeff Goldblum (Jurassic Park) interpreta Seth Brundle, um cientista brilhante que está trabalhando em um projeto revolucionário: uma máquina de teletransporte que pode mover meias de jornalistas incrédulas de um lugar para o outro, instantaneamente. Ok, a máquina não teletransporta apenas meias. Mas Seth ainda não encontrou uma maneira de mover tecido vivo.

PUBLICIDADE

Quando ele finalmente resolve o problema, decide teletransportar a si mesmo, sem perceber que uma mosca entrou na máquina com ele. Sua estrutura genética acaba se misturando com a da mosca, resultando em uma transformação horrível e gradual em uma criatura meio homem, meio inseto. E é claro que Cronenberg mostrará a metamorfose com riqueza de detalhes.

A atriz Geena Davis como Veronica no filme 'A Mosca', de David Cronenberg
A atriz Geena Davis como Veronica no filme 'A Mosca', de David Cronenberg


A Mosca explora temas profundos sobre a natureza da identidade, a mortalidade, a busca pela perfeição e a relação do homem com a tecnologia. A atuação de Jeff Goldblum como Seth Brundle é excepcional, e ele realmente mergulha na complexidade da transformação de seu personagem. A química entre ele e Geena Davis (Thelma & Louise), que interpreta a jornalista Veronica, é também muito forte e palpável.

PUBLICIDADE

A direção de Cronenberg é magistral e inovadora. Ele faz uso inteligente da iluminação, sombras, simbolismos e, especialmente, efeitos especiais práticos para criar uma atmosfera de tensão, nojo e horror. A trilha sonora, de Howard Shore, é igualmente eficaz, aumentando a sensação de paranoia e desconforto. O design de produção é extraordinário, e chama a atenção até hoje.

John Getz como Stathis no filme 'A Mosca', de David Cronenberg
John Getz como Stathis no filme 'A Mosca', de David Cronenberg


Mas o aspecto mais marcante de A Mosca é mesmo sua capacidade de chocar o público com cenas gráficas e perturbadoras. Não é exagero dizer que o clássico de Cronenberg apresenta algumas das cenas de body horror mais medonhas dos anos 80. E considerando que alguns dos filmes mais indigestos do cinema brotaram justamente nessa década, isso realmente é um feito e tanto.

PUBLICIDADE

As etapas mais extensas de maquiagem no ator Jeff Goldblum consumiam cinco horas de trabalho. O resultado foi tão impressionante que uma das fases da metamorfose abalou os nervos de Geena Davis. Não darei detalhes sobre a cena, para evitar spoilers. Mas dizem que a atriz ficou tão chocada ao ver a maquiagem, que David Cronenberg decidiu manter a forma de sua reação genuína no filme.

Geena Davis e Jeff Goldblum como Veronica e Seth Brundle no filme 'A Mosca', de David Cronenberg
Geena Davis e Jeff Goldblum como Veronica e Seth Brundle no filme 'A Mosca', de David Cronenberg


Falando em Geena Davis, sua personagem também protagoniza uma cena de body horror particularmente desagradável, ambientada em um hospital. O ator John Getz (série The Last of Us) está presente em duas, igualmente horripilantes. Isso sem falar daquele cara do bar, interpretado pelo famoso boxeador peso-pesado canadense George Chuvalo, que se envolve na queda-de-braço mais horrível que eu já vi.

A Mosca é uma obra-prima do gênero e uma reflexão sobre a fragilidade da condição humana. É uma jornada emocional intensa e perturbadora que permanece com o espectador muito tempo depois dos créditos finais. Um filme obrigatório para todos os fãs do cinema de terror. Ou, pelo menos, para aqueles com estômago forte para encará-la.

Nota: 10/10

Título Original: The Fly.
Gênero: Drama, ficção científica, terror.
Produção: 1986.
Lançamento: 1986.
País: Estados Unidos da América, Canadá.
Duração: 1 h 36 min.
Roteiro: George Langelaan, Charles Edward Pogue, David Cronenberg.
Direção: David Cronenberg.
Elenco: Jeff Goldblum, Geena Davis, John Getz, Joy Boushel, Leslie Carlson, George Chuvalo, Michael Copeman, David Cronenberg, Carol Lazare, Shawn Hewitt.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem