Crítica | Carnifex (2022)

Uma nova espécie aterroriza as florestas da Austrália em 'Carnifex', o filme de estreia do diretor Sean Lahiff


Harry Greenwood, Alexandra Park e Sisi Stringer como Ben, Bailey e Grace no filme 'Carnifex', de Sean Lahiff
Harry Greenwood, Alexandra Park e Sisi Stringer como Ben, Bailey e Grace no filme 'Carnifex', de Sean Lahiff


Sean Lahiff já trabalhou na edição de filmes de terror como Relíquia Macabra, A Escuridão e Viagem ao Inferno 2. Agora ele está dirigindo seu primeiro longa-metragem, Carnifex, um terror old school com uma mensagem contemporânea sobre a preservação das espécies.

Carnifex abre com imagens dos incêndios florestais australianos de 2019. Após o fogo ser controlado, os animais retornam ao que resta das florestas, mas alguma coisa grande e sedenta por sangue retorna com eles. Somos então apresentados à protagonista, uma aspirante a documentarista chamada Bailey, interpretada por Alexandra Park, de 12 Feet Deep.

PUBLICIDADE

Bailey quer documentar o retorno da vida selvagem na área, como uma espécie de homenagem ao irmão, que morreu combatendo os incêndios. Ela conta com o auxílio dos conservacionistas Ben (Harry Greenwood, de The Nightingale) e Grace (Sisi Stringer, da série Academia de Vampiros), que parecem estar tentando dar os primeiros passos para iniciar um namoro.

Harry Greenwood como Ben no filme 'Carnifex', de Sean Lahiff
Harry Greenwood como Ben no filme 'Carnifex', de Sean Lahiff


Ben e Grace sabem tudo sobre a vida selvagem. O rapaz tem até uma teoria sobre o Thylacoleo carnifex, também conhecido como "leão marsupial", uma espécie extinta de mamífero marsupial que viveu na Austrália durante o Pleistoceno, entre 2 milhões e 46 mil anos atrás. Será que essa história têm relação com o predador misterioso que citei no primeiro parágrafo? Será que Ben, Grace e Bailey terão que lutar para conseguir sair da floresta com vida?

PUBLICIDADE

Se você respondeu sim para as duas perguntas, parabéns, você acertou. Só que a batalha pela sobrevivência demora um pouco para começar. Na verdade, demora muito, e embora os personagens sejam simpáticos e a cinematografia frequentemente nos distraia com imagens deslumbrantes da paisagem australiana, se você não tiver um pouco e paciência, pode até se sentir tentado a desistir da jornada no meio do caminho.

Alexandra Park, Harry Greenwood e Sisi Stringer como Bailey, Ben e Grace no filme 'Carnifex', de Sean Lahiff
Alexandra Park, Harry Greenwood e Sisi Stringer como Bailey, Ben e Grace no filme 'Carnifex', de Sean Lahiff


O roteiro de Shanti Gudgeon, conhecido por escrever episódios de séries como Wolf Creek e Garotos de Lugar Nenhum, tem uma vibe de documentário do Animal Planet. Isso até diverte na meia hora inicial, mas começa a ficar chato após a primeira noite onde nada de interessante acontece. E, acredite, leva pelo menos outra meia hora para os protagonistas notarem que o predador sanguinário existe.

PUBLICIDADE

A boa notícia é que, nos 30 minutos finais, Lahiff abraça com vontade os tropos de filmes de monstros dos anos 70, oferecendo suspense, confrontos intensos e efeitos práticos bem cuidados. Há cenas de roer as unhas ambientadas em um carro e em uma cabana em ruínas. Quando os abrigos se mostram inúteis contra o predador nervoso e os personagens são forçados a se aventurar em campo aberto, a situação fica ainda mais tensa.

Alexandra Park como Bailey no filme 'Carnifex', de Sean Lahiff
Alexandra Park como Bailey no filme 'Carnifex', de Sean Lahiff


A criatura feita com CGI é um pouco artifcial, mas Lahiff toma a sábia decisão de mantê-la nas sombras na maior parte do tempo, contando com o ótimo trabalho de mixagem sonora para indicar sua presença. Quando o monstro ataca, o diretor filma apenas partes de seu corpo, criando uma ilusão convincente de ameaça palpável. Mesmo que a demora para chegar onde precisa deixe o filme cansativo, a recompensa acaba sendo satisfatória.

Nota: 5.8/10

Título Original: Carnifex.
Gênero: Terror, suspense, ficção científica.
Produção: 2022.
Lançamento: 2022.
País: Austrália.
Duração: 1 h 33 min.
Roteiro: Shanti Gudgeon.
Direção: Sean Lahiff.
Elenco: Alexandra Park, Sisi Stringer, Harry Greenwood, Darren Gilshenan, Brendan Rock.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem