Crítica | Dezesseis Facadas (Totally Killer, 2023)

Uma adolescente viaja no tempo para enfrentar o assassino que perseguiu sua mãe em 'Dezesseis Facadas', o divertido slasher da diretora Nahnatchka Khan


Kiernan Shipka e Olivia Holt como Jamie e Pam do filme 'Dezesseis Facadas', de Nahnatchka Khan
Kiernan Shipka e Olivia Holt como Jamie e Pam do filme 'Dezesseis Facadas', de Nahnatchka Khan. Foto: James Dittiger /Courtesy of Prime - © Amazon Content Services LLC


Novo trabalho da diretora de Meu Eterno Talvez, Nahnatchka Khan, Dezesseis Facadas é um filme de terror que recicla ideias de Terror nos Bastidores e De Volta Para o Futuro em um mundo que carrega vibes de Halloween e Sexta-Feira 13. O filme conta a história de Jamie (Kiernan Shipka, da série O Mundo Sombrio de Sabrina), uma adolescente progressista de 17 anos que vive com os pais Blake (Lochlyn Munro, de Inquietação) e Pam (Julie Bowen, de Um Lobisomem Americano em Paris) na agora pacata cidade de Vernon.

A vida de Jamie se resume a ouvir rock pesado, ser desagradável com os pais e participar de festas na companhia da inacreditavelmente inteligente melhor amiga Amelia (Kelcey Mawema, de The Friendship Game), que está construindo uma máquina do tempo em uma cabine de fotos vintage para apresentar na feira escolar. Um dia, Jamie entra na máquina, e vai parar direto em uma tarde ensolarada do glorioso ano de 1987.


PUBLICIDADE


A viagem no tempo não foi planejada. Foi um acidente ocorrido enquanto Jamie tentava escapar de um ataque do Assassino das Dezesseis Facadas, uma figura mascarada que matou três adolescentes nos anos 80 e agora parece ter voltado para espalhar mais terror entre os habitantes de Vernon. Viajar para o ano de 1987, porém, tem suas vantagens. Afinal, Jamie terá a oportunidade de colocar um fim nas maldades do vilão antes que ele cometa seu primeiro assassinato.

Julie Bowen como Pam do filme 'Dezesseis Facadas', de Nahnatchka Khan
Julie Bowen como Pam do filme 'Dezesseis Facadas', de Nahnatchka Khan. Foto: James Dittiger /Courtesy of Prime - © Amazon Content Services LLC


À exceção de um confronto entre o assassino e uma vítima nem um pouco indefesa, os primeiros 20 minutos de Dezesseis Facadas não são muito empolgantes. Dos personagens desinteressantes aos elementos de ficção científica, tudo parece artificial. Só que o ritmo muda da água para o vinho no momento em que Jamie coloca os pés nos anos 80. Dezesseis Facadas torna-se um filme realmente divertido, e até o fato de Jamie não ser a moça mais carismática do mundo revela-se um trunfo, garantindo momentos hilários de choque cultural.


PUBLICIDADE


Enquanto a jovem socialmente consciente fica horrorizada com os costumes dos anos 80, o roteiro de David Matalon, Sasha Perl-Raver e Jen D'Angelo providencia piadas sobre liberdade sexual, tabagismo, uniformes de educação física e a tendência dos adolescentes dos filmes de terror oitentistas de tomar decisões idiotas diante do perigo iminente. Também providencia novos personagens, como a maravilhosa versão adolescente da mãe de Jamie (Olivia Holt, da série Cruel Summer), que lidera um grupo de garotas malvadas obcecadas por Molly Ringwald.

Imagem do filme 'Dezesseis Facadas', de Nahnatchka Khan
Imagem do filme 'Dezesseis Facadas', de Nahnatchka Khan. Foto: James Dittiger /Courtesy of Prime - © Amazon Content Services LLC


Outras figuras ganham destaque, como a versão adolescente e perfeitamente esculpida do pai de Jamie (Charlie Gillespie, de Velocidade Mortal). E, claro, temos Randy (Jeremy Monn-Djasngar, da série Fire Country), que provavelmente é o adolescente mais politicamente incorreto que já vi em um filme de terror desde… aquele rapaz voyeur de Halloween na Casa da Tia Ethel, eu acho. Uma trilha sonora com direito a Bananarama, Echo and The Bunnymen, Shannon e Information Society embalam o passeio.


PUBLICIDADE


Os momentos alegres e coloridos do passado são ocasionalmente interrompidos para o espectador acompanhar uma subtrama no presente, quebrando um pouco o ritmo do filme. Acredito que Dezesseis Facadas ganharia se essa subtrama fosse excluída em prol de mais cenas que mostrassem a interação entre Jamie e sua mãe adolescente. Ou se o filme se aprofundasse mais em outros personagens dos anos 80, como a Tiffany de Liana Liberato (A casa da praia), que ganha bem menos espaço do que merecia.

Kiernan Shipka como Jamie no filme 'Dezesseis Facadas', de Nahnatchka Khan
Kiernan Shipka como Jamie no filme 'Dezesseis Facadas', de Nahnatchka Khan. Foto: James Dittiger /Courtesy of Prime - © Amazon Content Services LLC


Também acredito que embora o filme ofereça uma boa quantidade de confrontos, perseguições e mortes sangrentas, os elementos de terror e suspense não recebem o mesmo cuidado dispensado aos elementos de comédia. Mas apesar desses deslizes e do fato de alguns ataques do vilão serem filmados de maneira um tanto desleixada, Dezesseis Facadas ainda consegue ser uma surpresa agradável.

Nota: 6.1/10

Título Original: Totally Killer.
Gênero: Terror, ficção científica, comédia.
Produção: 2023.
Lançamento: 2023.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 46 min.
Roteiro: David Matalon, Sasha Perl-Raver, Jen D'Angelo.
Direção: Nahnatchka Khan.
Elenco: Kiernan Shipka, Olivia Holt, Charlie Gillespie, Lochlyn Munro, Troy Leigh-Anne Johnson, Liana Liberato, Kelcey Mawema, Stephi Chin-Salvo, Anna Diaz, Ella Choi, Jeremy Monn-Djasngar, Nathaniel Appiah, Jonathan Potts, Randall Park, Julie Bowen, Zachary Gibson, Nicholas Lloyd, Kimberly Huie, Patti Kim, Brendan O'Brien, Tommy Europe, Amy Goodmurphy, Conrad Coates, Andy Thompson, Fred Henderson, Pam Kearns, Tate Chernen, Andrew Barber, Jesse Inocalla, Valin Shinyei, Vanessa Prasad, Alex Pychtin, Eliza Norbury, Shaira Boucher, Jocelyn Kim, Kevin Osea, Ryan Cowie, Tara Pratt, Madeleine Kelders, Brittany Whelton, Miakay Scott, Alex Kerry, Hannah Sarah Grills, Kevin Mesic, Adrian Persad, Shahrokh Ferdowsi.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem