Liana Liberato e Noah Le Gros interpretam casal lidando com eventos assustadores no terror lovecraftiano de Jeffrey A. Brown
Filmes sobre a fragilidade da condição humana ganharam força em 2020. Tivemos Sea Fever, onde a tripulação de uma traineira tem suas vidas ameaçadas por um parasita em seu suprimento de água. Tivemos Relic, onde mãe e avó são assombradas por uma manifestação de demência que consome a casa da família. E agora A Casa na Praia chega para nos lembrar que somos um pontinho bem pequeno no quadro geral do ciclo evolutivo.
O longa de estreia do diretor e roteirista Jeffrey A. Brown acompanha um jovem casal que viaja até a casa de férias do pai do rapaz, em um trecho arenoso do paraíso costeiro. Randall (Noah Le Gros, de Depraved) abandonou os estudos e quer que a namorada more definitivamente com ele. Emily (Liana Liberato, da série Light as a Feather) quer ir para a faculdade e se tornar uma astrobióloga. E eles precisam encontrar uma saída para o que está se tornando um relacionamento tenso.
As discussões sobre o futuro são interrompidas quando o casal descobre que não está sozinho: um velho amigo da família chamado Mitch (Jake Weber, de Madrugada dos Mortos) já está na casa, acompanhado da esposa Jane (a estreante Maryann Nagel). O lugar tem espaço de sobra, e acomodar quatro pessoas não é um problema. Mas aquela estranha névoa que parece estar saindo da água e espalhando partículas de luz enquanto se move em direção à casa, definitivamente é uma problema bem grande.
O ritmo arrastado de A Casa na Praia também pode se tornar um problema de proporções semelhantes, dependendo do nível de paciência de cada um. Eu gostei dos diálogos de Emily sobre a origem da vida, que fornecem pistas para que o público tente descobrir o que está acontecendo na praia. Gostei de algumas imagens sugestivas, como aquela em que Jane vaga em uma floresta luminosa e, especialmente, daquela que mostra Mitch entrando na água da praia. Mas não dá para negar que os primeiros 40 minutos são cansativos.
Na metade final, quando as coisas ficam definitivamente lovecraftianas, A Casa na Praia diverte. A Cor Que Caiu do Espaço, O Nevoeiro e Invasores de Corpos são influências fortes no trabalho de Brown. Você pode esperar por muitas cenas de body horror. Incluindo uma tão horrível que provavelmente vai fazer muita gente pensar duas vezes antes de andar descalço na praia. A névoa luminosa permanece ambígua. Mas seus efeitos, embora demorem tempo demais para se manifestar, impressionam.
Nota: 6
Título original: The Beach House.
Gênero: Terror, drama, mistério.
Produção: 2019.
Lançamento: 2020.
País: Estados Unidos.
Duração: 88 minutos.
Roteiro: Jeffrey A. Brown.
Direção: Jeffrey A. Brown.
Elenco: Liana Liberato, Noah Le Gros, Jake Weber, Maryann Nagel, Michael Brumfield, Matt Maisto, Steven Corkin, Dan Zakarija, Veronica Fellman.
Produção: 2019.
Lançamento: 2020.
País: Estados Unidos.
Duração: 88 minutos.
Roteiro: Jeffrey A. Brown.
Direção: Jeffrey A. Brown.
Elenco: Liana Liberato, Noah Le Gros, Jake Weber, Maryann Nagel, Michael Brumfield, Matt Maisto, Steven Corkin, Dan Zakarija, Veronica Fellman.