Uma noviça desenterra segredos sombrios em um convento assombrado em 'Irmã Morte', a prequela de 'Verônica' dirigida por Paco Plaza
Aria Bedmar como Narcisa no filme 'Irmã Morte', de Paco Plaza |
Em 2017, o diretor espanhol Paco Plaza nos surpreendeu com Verônica: Jogo Sobrenatural, uma jornada de amadurecimento com elementos fantasmagóricos sobre uma jovem que, inadvertidamente, desperta uma força demoníaca. Embora não tenha sido seu melhor trabalho (o aclamado found footage [REC], de 2008, dirigido por Plaza em colaboração com Jaume Balagueró, ainda ostenta esse título), o filme certamente causou arrepios em muita gente e consolidou-se como uma boa opção no catálogo do serviço de streaming Netflix.
Em Verônica, a incrível atuação de Sandra Escacena como a protagonista merece destaque, mas outra personagem também chamou a atenção: a enigmática Irmã Narcisa (Consuelo Trujillo), uma freira cega com habilidades sobrenaturais, carinhosamente apelidada pelos jovens de "Irmã Morte." Como muitos de nós, eu também estava curioso para desvendar os segredos dessa personagem intrigante. Plaza viu o potencial nisso e decidiu criar uma prequela que, basicamente, serve como uma história de origem de Narcisa.
PUBLICIDADE
Chamado apropriadamente de Irmã Morte, o novo filme nos leva de volta no tempo para apresentar a noviça Narcisa, interpretada por Aria Bedmar (série A Cozinheira de Castamar), quando ela chega a um convento que agora é uma escola para meninas na Espanha dos anos 1940. Narcisa costumava ser conhecida como a Menina Santa de Peroblasco, uma criança milagrosa que tinha visões da Virgem Maria. Agora ela enfrenta dúvidas profundas sobre sua fé, que se intensificam conforme se aproxima o momento em que finalmente se tornará uma freira.
A atriz Aria Bedmar como Narcisa no filme 'Irmã Morte', de Paco Plaza |
Para piorar, Narcisa anda tendo pesadelos e visões estranhas que incluem, mas não se limitam a cadeiras caindo, irmãs levitando e desenhos estranhos aparecendo nas paredes e pisos do convento. Será que tudo isso é produto de sua imaginação, sinais divinos ou um alerta de que uma entidade sobrenatural está assombrando o convento? O roteiro mantém o mistério vivo, guardando suas revelações para o final. No entanto, Plaza não parece empenhado em criar a mesma atmosfera aterrorizante de Verônica.
PUBLICIDADE
Com exceção de duas cenas de pesadelo, os momentos de terror apresentados nos dois primeiros atos de Irmã Morte são mornos e esquecíveis. A demora em estabelecer uma ameaça prejudica a experiência, fazendo com que o filme pareça mais arrastado do que provavelmente é. Isso é uma pena, pois Irmã Morte tem uma atmosfera interessante. Os eventos acontecem sob a intensa luz do dia e uma paleta de cores predominantemente branca, em nítida dissociação com a abordagem mais convencional de cenários sombrios adotada no gênero de terror. A escolha da proporção de tela 4:3 também é acertada, contribuindo para a criação de um ambiente sufocante.
A atriz Aria Bedmar como Narcisa no filme 'Irmã Morte', de Paco Plaza. Foto: DanielEscale - © DanielEscale |
Aria Bedmar oferece uma interpretação notável, desvendando as camadas de sua personagem e conduzindo um arco espiritual convincente. O elenco de apoio, especialmente as meninas Rosa e Elvirita, interpretadas pelas irmãs Sara e Olimpia Roch, adiciona autenticidade à trama. Ao contrário do que acontece na maioria dos filmes de terror, as freiras são retratadas como figuras acolhedoras e até divertidas. Pelo menos até o momento em que os segredos muito bem guardados do convento começam a vir à tona.
É nessa parte, já no ato final, que Irmã Morte mostra realmente a que veio. Plaza e seu co-roteirista Jorge Guerricaechevarría cumprem finalmente a promessa, explicando convincentemente como Narcisa se tornou a personagem que conhecemos de Verônica. O desfecho é impactante, repleto de imagens assustadoras e feridas angustiantes. Irmã Morte encerra sua jornada de maneira positiva, mas, como no trabalho mais recente de Plaza, A Avó, deixa a sensação que havia potencial para um filme muito melhor.
Nota: 5.8/10
Título Original: Hermana muerte.
Gênero: Terror, mistério.
Produção: 2023.
Lançamento: 2023.
País: Espanha.
Duração: 1 h 31 min.
Roteiro: Jorge Guerricaechevarría, Paco Plaza.
Direção: Paco Plaza.
Elenco: Aria Bedmar, Maru Valdivielso, Luisa Merelas, Chelo Vivares, Sara Roch, Olimpia Roch, Adriana Camarena, Martina Delgado, Claudia Fernández Arroyo, Almudena Amor, Sandra Escacena, Consuelo Trujillo, Arantza Vélez, Ainoa Hernández, Antonio Duque, Daniela Casas, Guillermo Zavala, Marcelo Carvajal, Mónica Castillo, Pablo Guisa Koestinger.