Crítica | O Cadáver de Anna Fritz (El cadáver de Anna Fritz, 2015)

Necrotério vira cenário de eventos perturbadores em 'O Cadáver de Anna Fritz', filme de estreia do diretor Hèctor Hernández Vicens


Imagem do filme 'O Cadáver de Anna Fritz'
A atriz Alba Ribas em imagem do filme 'O Cadáver de Anna Fritz', de Hèctor Hernández Vicens | ©Capelight Pictures


O Cadáver de Anna Fritz é um filme de terror psicológico sobre três rapazes que fazem uma coisa horrível e não demoram para ter que lidar com as consequências de seus atos. É o primeiro longa-metragem de Hèctor Hernández Vicens, futuro realizador do remake de Dia dos Mortos. Isaac P. Creus e o próprio Vicens assinam o roteiro do filme, estrelado por Alba Ribas, Albert Carbó, Christian Valencia e Bernat Saumell.

Ribas interpreta Anna Fritz, uma celebridade do mundo do cinema encontrada morta em uma festa privada. Fãs e seguidores de toda a Espanha tentam desesperadamente descobrir o nome do hospital onde a autópsia será realizada. Para a surpresa do jovem Pau (Carbó), o corpo é enviado justamente para o hospital onde ele trabalha.

Imagem do filme 'O Cadáver de Anna Fritz'
Imagem do filme 'O Cadáver de Anna Fritz', de Hèctor Hernández Vicens | ©Capelight Pictures


Pau convida dois amigos para entrar secretamente no necrotério e dar uma última olhada na atriz. Não vou revelar mais nada sobre a premissa, e também recomendo que você fique longe do trailer, pois ele contém um spoiler gigantesco. O que posso dizer é que a visita não autorizada é apenas a ponta do iceberg de uma série de reviravoltas perturbadoras que levam o filme para um caminho imprevisível.

PUBLICIDADE

A primeira puxada de tapete acontece com cerca de 20 minutos, mas acredito que antes de chegar neste ponto, o público estará chocado e alguns terão até abandonado o filme. Caso você tenha estômago forte e nervos de aço para sobreviver a essa prova de fogo, vai encontrar um filme tenso e, provavelmente, não conseguirá mais desgrudar os olhos da tela.

Imagem do filme 'O Cadáver de Anna Fritz'
Imagem do filme 'O Cadáver de Anna Fritz', de Hèctor Hernández Vicens | ©Capelight Pictures


Vicens caminha com bastante segurança por dois terrenos opostos. Em alguns momentos, O Cadáver de Anna Fritz é um suspense refinado. Em outros, é um filme B com elementos que remetem ao cinema exploitation dos anos 70. Nos dois casos, o diretor aproveita bem o ambiente minimalista do necrotério para aumentar a sensação de desconforto e, ocasionalmente, de claustrofobia.

PUBLICIDADE

O elenco talentoso entrega personagens complexos. Suas visões distorcidas sobre moralidade rendem discussões curiosas sobre a natureza humana. Não é nada jogado aleatoriamente no filme. Pelo contrário, esses debates tornam-se parte importante da história, que reserva surpresas até na última cena. Apesar do primeiro ato difícil de assistir, O Cadáver de Anna Fritz superou minhas expectativas.

Nota: 6.8/10

Título original: El cadáver de Anna Fritz.
Gênero: Suspense, terror.
Produção: 2015.
Lançamento: 2015.
Pais: Espanha.
Duração: 1h 16min.
Roteiro: Isaac P. Creus, Hèctor Hernández Vicens.
Direção: Hèctor Hernández Vicens.
Elenco: Alba Ribas, Cristian Valencia, Albert Carbó, Bernat Saumell, Belén Fabra, Montserrat Miralles.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem