Crítica | M.F.A. (2017)

A vingança é o combustível para a arte no novo filme da diretora Natalia Leite, com Francesca Eastwood


Imagem do filme 'M.F.A', de Natalia Leite | ©Dark Sky Films


M.F.A. é um thriller de vingança feminina sobre uma estudante de arte que se torna vigilante após ser vítima de estupro durante uma festa na faculdade. É o novo trabalho da cineasta Natalia Leite, que em 2015 dirigiu o drama romântico Bare, com Dianna Agron e Paz de la Huerta.

Francesca Eastwood, filha do ator Clint Eastwood, interpreta a protagonista Noelle, que não demora para descobrir que nem a diretoria da faculdade ou sequer seus amigos estão dispostos a ouvir sua denúncia. Noelle decide confrontar seu agressor, dando início a uma série de eventos que transformarão sua vida.

$ads={1}

M.F.A. tem muitos elementos do rape and revenge, subgênero controverso que teve seu auge na década de 1970, depois do sucesso de A Vingança de Jennifer. Mas o roteiro de Leah McKendrick, que faz uma boa participação como Skye, a melhor amiga de Noelle, propõe discussões sobre temas muito atuais, o que diferencia M.F.A. da maioria das produções desse tipo.

Imagem do filme 'M.F.A', de Natalia Leite | ©Dark Sky Films


A direção de Natalia Leite é segura. M.F.A. tem bons momentos de drama, um pouco de investigação policial e até cenas dignas de cinema slasher, como aquela em que Noelle persegue um de seus alvos no banheiro de um complexo esportivo.

$ads={2}

Mas é quando se concentra nas transformações psicológicas de Noelle que a obra mais se destaca. Boa parte do mérito vai para Francesca Eastwood, que encontra um bom equilíbrio para compor a estudante de talento reprimido que renasce como uma artista de sucesso, enquanto inicia sua missão de caçar homens acusados de ataques sexuais no campus.

A atriz Francesca Eastwood em imagem do filme 'M.F.A', de Natalia Leite | ©Dark Sky Films


O filme se perde um pouco no terceiro ato, que destoa do tom realista que foi construído antes. A incompetência dos policiais para investigar o caso incomoda um pouco. Mas o filme volta aos trilhos nos minutos finais, que fecham a história de maneira satisfatória.

★★★★★★

Título original: M.F.A.
Gênero: Drama, suspense.
Produção: 2017.
Lançamento: 2017.
Pais: Estados Unidos.
Duração: 92 minutos.
Roteiro: Leah McKendrick.
Direção: Natalia Leite.
Elenco: Francesca Eastwood, Clifton Collins Jr., Leah McKendrick, Peter Vack, David Sullivan, David Huynh.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem