Retro Review | A Hora do Espanto (Fright Night, 1985)

Adolescente descobre que seu vizinho é um vampiro no clássico do diretor e roteirista Tom Holland

A atriz Amanda Bearse em imagem de 'A Hora do Espanto', de Tom Holland

Por Ed Walter

Muitos filmes são esquecidos minutos depois que terminam. Outros ficam vivos em nossa memória por um bom tempo. E alguns poucos não apenas se tornam eternos, mas também parecem ficar melhores a cada ano que passa. É o caso de A Hora do Espanto, clássico dos anos 80 que até hoje continua firme no posto de um dos melhores filmes sobre vampiros de todos os tempos.

A premissa homenageia o cinema de Alfred Hitchcock, em especial o clássico Janela Indiscreta. Charley Brewster (William Ragsdale) é um adolescente fanático por filmes de terror e com uma curiosidade que beira o voyeurismo. Ele divide seu tempo entre assistir seu programa favorito (a tal "Hora do Espanto" do título), tentar avançar o sinal com a namorada Amy (Amanda Bearse) e espionar Jerry Dandrige (Chris Sarandon), o misterioso vizinho que acabou de se mudar para a casa ao lado, e que toda noite parece estar acompanhado de uma mulher diferente.

Imagem do filme 'A Hora do Espanto', de Tom Holland

A alegria de Charley em xeretar os encontros amorosos alheios se transforma em um pesadelo quando ele descobre que Jerry tem presas. E garras. Seu vizinho não apenas é um vampiro, mas também é o responsável pelo assassinato de várias mulheres na cidade. É claro que sua mãe (Dorothy Fielding) sua namorada e seu melhor amigo Ed (Stephen Geoffreys) não acreditam no rapaz. E muito menos a polícia, que promete prendê-lo caso o veja perto da delegacia. O único que acredita na história é o próprio vampiro. E ele está furioso.


O que se segue é um raro exemplo onde elementos de humor e terror caminham em perfeita harmonia. O filme diverte,  mas também assusta quando precisa. E enquanto cada cena parece ter sido calculada para ser inesquecível, a ótima trilha sonora embala tudo daquele jeitinho especial que os filmes da década de 1980 sabiam fazer tão bem.

Amanda Bearse e Chris Sarandon em imagem de 'A Hora do Espanto', de Tom Holland

William Ragsdale e Amanda Bearse estão adoráveis no papel do casal Charley e Amy. Até mesmo coadjuvantes como Jonathan Stark, que interpreta Billy Cole, e Art Evans no papel do detetive Lennox, ganham momentos de destaque. Chris Sarandon entrega um dos vampiros mais marcantes do cinema, com uma atuação cheia de cinismo e trejeitos que homenageia os grandes clássicos do terror gótico da produtora inglesa Hammer.

Roddy McDowall segue a mesma linha no papel do elegante matador de vampiros Peter Vincent. E Stephen Geoffreys protagoniza algumas das cenas mais impactantes do filme, como aquela em que tem a testa queimada por um crucifixo e uma outra em que se transforma em lobo. Aliás, esse momento chega a ser emocionante, tamanho o empenho do elenco e a criatividade dos efeitos práticos.

Roddy McDowall e William Ragsdale em imagem de 'A Hora do Espanto', de Tom Holland

Mas ao contrário do que acontece com os filmes sobre vampiros atuais, o grande acerto de A Hora do Espanto é não tentar reinventar a roda. O roteiro do também diretor Tom Holland  (que mais tarde nos entregaria outro clássico, Brinquedo Assassino) transporta o mito para os tempos modernos, mas mantém todas as suas características clássicas intactas. Eles se transformam em morcegos, em lobo e em névoa. Eles dormem em caixões, têm medo de crucifixo e não têm reflexo no espelho.

O roteiro não se esquece sequer que um vampiro não pode entrar em uma casa sem ser convidado por seu proprietário. E isso é usado com sabedoria, gerando um dos momentos mais hilários do filme.

Nota: 10

Título Original: Fright Night.
Gênero: Terror.
Produção: 1985.
Lançamento: 1985.
País: Estados Unidos.
Duração: 106 minutos.
Roteiro: Tom Holland.
Direção: Tom Holland.
Elenco: Chris Sarandon, Roddy McDowall, William Ragsdale, Amanda Bearse, Stephen Geoffreys, Jonathan Stark, Dorothy Fielding, Art Evans.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

1 Comentários

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem