Crítica | The Heretics (2018)

Imagem do filme de terror 'The Heretics', de Chad Archibald

Por Ed Walter

Cinco anos atrás, a jovem Gloria (Nina Kiri, de Let Her Out) viveu momentos de horror ao ser sequestrada e quase sacrificada em um ritual comandado por um culto misterioso. Agora ela está superando o trauma e iniciando um nova vida com a ajuda de sua namorada Joan (Jorja Cadence, de Helltown). Mas um dos membros do culto está de volta. E vai sequestrá-la de novo.

O filme é o novo trabalho do diretor Chad Archibald, responsável por obras interessantes como The Drownsman e Bite e produtor de Antisocial e Bed of the Dead. Aqui ele entrega um bom primeiro ato. A cena inicial é um tanto inesperada, a apresentação dos personagens é eficiente e o cenário para o horror é estabelecido sem muita enrolação. Archibald continua dando atenção especial aos efeitos práticos, há doses de body horror e a maquiagem está deliciosamente gosmenta.

A atriz Jorja Cadence em imagem de 'The Heretics'

O filme trabalha com narrativas paralelas, uma envolvendo o sequestro de Gloria e a outra envolvendo os esforços de sua namorada para encontrá-la. As cenas ambientadas no cativeiro decepcionam. Há muita conversa desnecessária, muita exposição, e a história parece nunca sair do lugar. Já a plot da investigação é divertido e reserva até algumas reviravoltas que me pegaram de surpresa.

Nina Kiri entrega uma atuação aceitável no primeiro ato. Depois disso ela tem pouca coisa a fazer, já que passa a maior parte do tempo acorrentada no chão. Jorja Cadence está muito bem, e se torna a melhor personagem do filme. Ry Barrett (Ejecta) deixa a desejar no papel do sequestrador. O roteiro não oferece material suficiente para que compremos sua história e seu draminha não convence. Nina Richmond interpreta a mãe da protagonista, mas não tem muito tempo em cena. E Will King não se destaca, embora também não atrapalhe a história.

A atriz Nina Kiri em imagem de 'The Heretics'

O filme se arrisca com uma cena de nudez e sexo, mas faz o possível para não mostrar muita coisa. Também puxa o freio de mão nas cenas de violência, que nunca chegam a impressionar. O confronto final não é empolgante. E a última cena é desnecessária.

The Heretics tem uma boa premissa, mas comete vários erros ao desenvolvê-la. É cansativo em alguns momentos, e não é tão ousado quanto acha que é. Tem seus bons momentos. Mas na soma geral, ainda fica devendo.

__________

Título original: The Heretics.
Gênero: Terror. Lançamento: 2018.
País: Canadá. Duração: 87 minutos.
Direção: Chad Archibald.
Roteiro: Chad Archibald e Jayme Laforest.
Elenco: Nina Kiri, Ry Barrett, Jorja Cadence, Will King, Nina Richmond.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem