Novo filme da Netflix acompanha dois amigos arrastados para um pesadelo depois de tentar encobrir um acidente
Por Ed Walter
Depois de realizar os curtas The Gas Man (2014) Island (2007) e Daylight Hole (2006), Matt Palmer está estreando na direção de longas com o drama sombrio Calibre. O longa é a nova produção original da Netflix, e já está disponível no serviço de streaming.
Depois de realizar os curtas The Gas Man (2014) Island (2007) e Daylight Hole (2006), Matt Palmer está estreando na direção de longas com o drama sombrio Calibre. O longa é a nova produção original da Netflix, e já está disponível no serviço de streaming.
A trama acompanha Vaughn (Jack Lowden, de Dunkirk) e Marcus (Martin McCann, de 71: Esquecido em Belfast), dois amigos de longa data que se dirigem a uma vila isolada nas montanhas da Escócia para participar de uma caçada de final de semana. O passeio se transforma em um pesadelo quando eles tomam uma decisão errada na tentativa de encobrir um acidente. Esse ato trará consequências trágicas não apenas para suas vidas, mas também para a de todos os moradores da vila.
O filme busca inspiração em clássicos da década de 1970 como Amargo Pesadelo, Sob o Domínio do Medo e O Homem de Palha. Mas são referências bem vindas, que servem para nos trazer um sentimento de nostalgia mas não impedem que a história entregue novidades. O roteiro, aliás, usa a velha fórmula do turista-da-cidade-contra-aldeões-irritados para quebrar as expectativas do público sempre que possível.
A direção é discreta. Às vezes o diretor até ameaça abraçar elementos de horror, mas está sempre pronto a sacrificar esses momentos em prol do suspense. Mesmo quando retrata a violência, ele é cuidadoso em mostrar o mínimo possível. Ainda assim, é um filme tenso e atmosférico. A crueza de algumas cenas, inclusive, chega a causar desconforto. Palmer também se sai bem ao arrastar o público para o meio de um debate moral que ditará o rumo da história, tornando a experiência ainda mais incômoda.
Infelizmente, Calibre é um filme que não agradará o público mais impaciente. Seu ritmo é lento demais, principalmente a partir do segundo ato. O ótimo elenco ajuda a amenizar a monotonia. Mas alguns picos de adrenalina com certeza teriam ajudado bastante a tornar a obra mais acessível. Nos últimos minutos o filme apresenta uma solução um tanto incomum. É algo necessário para a composição da alegoria que culmina na emblemática cena final, mas sua aceitação vai exigir uma certa dose de suspensão de descrença.
__________
O melhor: É um drama tenso e atmosférico.
__________
O melhor: É um drama tenso e atmosférico.
O pior: O segundo ato é arrastado demais.
Não assista o trailer: Porque ele contém um pequeno spoiler.
Título original: Calibre.
Não assista o trailer: Porque ele contém um pequeno spoiler.
Título original: Calibre.
Gênero: Drama, suspense.
Lançamento: 2018.
País: Inglaterra.
Duração: 101 minutos.
Direção: Matt Palmer.
Roteiro: Matt Palmer.
Elenco: Jack Lowden, Martin McCann, Tony Curran, Ian Pirie, George Anton, Kate Bracken, Therese Bradley.
Tags
Criticas
Eu achei que o filme merece um 8 ou um 9. Como não sou "impaciente" eu achei o desdobramento do enredo bem elaborado. Gostei muito da forma como os dilemas morais foram retratados no filme e achei que os atores foram simplesmente fantásticos em suas atuações. Na medida certa, principalmente, o Jack Lowden, conseguiram passar para mim aquela tensão, aquela dúvida, o medo de tomar uma decisão, querendo fazer a coisa certa, mas pesaroso de pensar nas consequências que isto possa trazer. Era como se eu estivesse vivendo aquilo. Realmente, para quem é mais de adrenalina, a trama parecerá um pouco arrastada demais, mas para caras como seu, contemplativo e introvertido por natureza, o filme é uma ótima dica e uma boa sacada. Eu, simplesmente, amei o filme e adorei a atuação do elenco. Todos numa atuação muito boa, sem excessos e caricaturas. Muito bom mesmo! Achei melhor que Jogos Perigosos.
ResponderExcluirO filme Calibre foi espetacular!
ResponderExcluirDesde o momento da atmosfera que usaram para a trama, até o último segundo de filme, te deixando completamente vivenciado com o que se passa com os atores... Além de mexer com o psicológico com a história, é um bom ensinamento para nós que a vida ela pode ser aruinada por algum momento tragico sem compreensão... Muitas pessoas podem perder a vida por coisas simples e de forma incompreensível... Devemos valorizar a cada minuto e se apegar ao nosso Deus!!! Parabéns elenco. FENOMENAL!!!
Apesar de não ter visto muita novidade, recomendo o filme, acho que merecia um final melhor contudo dou nota 6,5.
ResponderExcluirUm final com cara de ué!🤔
ResponderExcluirGostaria de saber o final...o que ele viu aquela janela??🤔🤔
ResponderExcluir