Dois irmãos testemunham eventos além da compreensão humana em 'O Culto', de Justin Benson e Aaron Moorhead
Justin Benson e Aaron Moorhead no filme 'O Culto' | ©Meteor-Film |
Dois irmãos visitam uma comunidade rural meio suspeita e testemunham eventos dignos de um conto de Lovecraft nesta mistura inteligente, mas um pouco cansativa de fantasia, ficção científica e terror. O Culto é o novo trabalho de Justin Benson e Aaron Moorhead, dupla que ganhou destaque no cinema de gênero após filmes como Resolution (2012) e Primavera (2014).
De certa forma, o longa funciona como um spin-off de Resolution, expandindo e evoluindo a mitologia com foco em dois personagens secundários do original. Mas fique tranquilo, pois mesmo não tendo assistido Resolution, você vai entender a história de O Culto. Ou pelo menos parte dela, já que a resposta para boa parte dos mistérios vai depender da interpretação de cada um.
PUBLICIDADE
Benson e Moorhead dirigem e assinam o roteiro de O Culto. Não satisfeitos, ainda estrelam como os irmãos Justin e Aaron. Quando crianças, eles conseguiram escapar de uma comunidade rural localizada em algum lugar no sul da Califórnia, e viraram notícia ao espalhar que o acampamento conhecido como Arcadia era sede de um culto suicida de OVNI's.
Justin Benson no filme 'O Culto' | ©Meteor-Film |
Dez anos depois, os irmãos decidem aceitar o convite de um dos membros da comunidade para revisitar o local. Será uma boa oportunidade para se redimir das mentiras que espalharam, e para tentar entender porque guardavam lembranças tão conflitantes do acampamento. Ambos são muito bem recebidos. Mas a cada minuto que passa, Justin é tomado pela sensação de que algo ruim está prestes a acontecer.
PUBLICIDADE
De fato, é difícil não ficar com a pulga atrás da orelha diante das esquisitices que acontecem no Acampamento Arcadia. Há mistérios assustadores no lago, na floresta e até nas nuvens. Enquadramentos estratégicos revelam ou ocultam informações, enquanto o design de som inteligente e a trilha sonora perturbadora contribuem para aumentar a atmosfera inquietante.
Aaron Moorhead no filme 'O Culto' | ©Meteor-Film |
Da mesma forma que a lavagem cerebral e o isolamento afetam os membros do culto, nossa percepção sobre tempo, espaço e realidade fica comprometida diante das imagens estranhas que se acumulam. Teorizar sobre o que está acontecendo é divertido por algum tempo. Mas meu fascínio pelo Acampamento Arcadia diminuiu bastante quando percebi que Benson e Moorhead estavam menos interessados em explorar aquele universo rico, e mais em se aprofundar nos personagens.
Isso é um problema, pois os irmãos protagonistas e os membros do culto são tudo, menos interessantes. Mesmo se fossem, o mundo ao seu redor ainda seria mais atraente, e os abafaria sem esforço. O roteiro tenta balancear, levantando questões sobre a natureza humana, sobre carma, livre arbítrio e destino. Mas eu abdicaria de tudo isso, de todos os diálogos enfadonhos entre os irmãos, e do ciclo de repetições que compromete o último ato, apenas para saber um pouco mais sobre aquele lago. Ou, melhor ainda, sobre aquela disputa bizarra de cabo de guerra.
Nota: 5/10
Título original: The Endless.
Gênero: Fantasia, terror, ficção científica.
Produção: 2017.
Lançamento: 2018.
País: Estados Unidos.
Duração: 111 minutos.
Roteiro: Justin Benson.
Direção: Justin Benson e Aaron Moorhead.
Elenco: Justin Benson, Aaron Moorhead, Emily Montague, Callie Hernandez, Tate Ellington, James Jordan, Lew Temple, Kira Powell.
Eu gostei do filme mas acho que ficou brecha para mais uma continuação, desta vez explicando o que realmente acontece naquele lugar onde o tempo é cíclico.
ResponderExcluirgostei pacas do filme
ResponderExcluir