Dan Stevens luta para salvar a irmã levada por uma seita misteriosa no novo filme de Gareth Evans
Por Ed Walter
O diretor Gareth Evans ganhou os holofotes em 2011 com seu Operação Invasão e se consolidou como um dos melhores diretores do cinema de ação dos últimos tempos com a espetacular sequência Operação Invasão II, de 2014. Agora ele trilha caminhos mais sombrios com Apóstolo, produção original da Netflix que atesta seu talento para construir cenas de ação e de violência que causam impacto de um jeito que poucos diretores conseguem fazer.
O astro de O Hóspede, Dan Stevens, estrela no papel de Thomas Richardson, um homem atormentado por um passado trágico que embarca rumo a uma ilha na tentativa de resgatar sua irmã, sequestrada pelos membros de uma seita religiosa. Enquanto se infiltra na comunidade e ganha a confiança do líder da seita — o enigmático profeta Malcolm (Michael Sheen, de Animais Noturnos) —, Thomas começa a desvendar os segredos sombrios por trás da fé daquele povo. E se depara com uma descoberta que pode ter origem sobrenatural.
O filme não empolga muito em sua primeira meia hora, que é dedicada a apresentar os vários personagens e as regras que regem a vida da comunidade da ilha. Mas a sensação de que algo ruim está prestes a acontecer está sempre presente. Há reflexos que vão do clássico O Homem de Palha até o arrepiante O Ritual, também da Netflix. Stevens, Sheen e o elenco de apoio entregam boas atuações. E tudo isso, alinhado com a montagem dinâmica, a trilha sonora assustadora e a fotografia agradável garantem que fiquemos interessados em saber mais sobre aquele mundo.
Depois de 40 minutos o filme adquire um fôlego absurdo. Novas subtramas ganham destaque. Um vilão genuinamente odioso entra em cena. Há momentos comoventes e também revoltantes. A tensão e a violência vêm à tona com força máxima. Cérebros são perfurados, dedos são decepados, rostos são atingidos por lanças. E o diretor faz questão de mostrar tudo com riqueza de detalhes.
O espetáculo visceral perde um pouco a intensidade com a introdução de elementos sobrenaturais, mas continua presente até o final. O roteiro deixa algumas perguntas sem respostas mas, por sorte, não cai na armadilha de tentar ser complexo demais. Apóstolo é uma obra que surpreende. E é mais um bom filme de terror no catálogo na Netflix.
_______________
_______________
O melhor: História curiosa e cenas viscerais.
O pior: Demora um pouquinho para ficar bom.
Título original: Apostle.
Gênero: Mistério, fantasia, terror.
Produção: 2018.
Lançamento: 2018.
Pais: Reino Unido, Estados Unidos.
Duração: 130 minutos.
Roteiro: Gareth Evans.
Direção: Gareth Evans.
Elenco: Dan Stevens, Richard Elfyn, Paul Higgins, Bill Milner, Catrin Aaron, Kristine Froseth, Mark Lewis Jones.