Crítica | A Caverna (The Cave, 2005)

Mergulhadores são atacados por criaturas assassinas em caverna na Romênia no terror de Bruce Hunt

Piper Perabo em imagem do filme 'A Caverna', de Bruce Hunt

Por Ed Walter

Terror com toques de ação e ficção científica, A Caverna é o primeiro longa-metragem do diretor Bruce Hunt, que antes havia trabalhado como diretor de segunda unidade em filmes como Cidade das Sombras e Matrix. Michael Steinberg e Tegan West escreveram o roteiro do filme, estrelado por nomes como Lena Headey (série Games of Thrones), Cole Hauser (Duro de Matar: Um Bom Dia Para Morrer) e Daniel Dae Kim (série Lost).

A trama acompanha um grupo de mergulhadores e especialistas que viaja para a Romênia para explorar um sistema de cavernas desconhecido, localizado debaixo das ruínas de uma abadia romana do século 13. A descoberta do que parece ser um novo ecossistema encanta todo mundo. Mas o fascínio só dura até o momento em que eles descobrem que o labirinto claustrofóbico também é o lar de criaturas horripilantes, que estão doidas para se alimentar de carne humana.

Imagem do filme 'A Caverna', de Bruce Hunt

O visual da caverna é belíssimo e, ao mesmo tempo, sombrio e opressor. Situações relativamente tensas ocorrem por lá. Cenas de ação um pouco exageradas também. Mas eu realmente gostei de uma sequência com clima de Tomb Raider, em que a alpinista Charlie (Piper Perabo) é surpreendida pelas criaturas enquanto tenta escalar uma das paredes. Não por coincidência, Charlie se tornou minha personagem favorita.

O resto da turma não me agradou tanto. Achei desinteressante o drama dos irmãos Jack (Hauser) e Tyler (Eddie Cibrian). E o mesmo pode ser dito dos conflitos entre os integrantes do grupo, que acabam não gerando grandes consequências para a trama. A condição bizarra de um dos personagens, que se torna a única esperança de salvação do grupo, gera uma certa expectativa. Mas o roteiro explora pouco as possibilidades da situação.

Lena Headey em imagem do filme 'A Caverna', de Bruce Hunt

O visual genérico das monstros não me incomodou. Já a maneira como seus ataques são mostrados, sim. Em algumas cenas o diretor treme bastante a câmera para que o público não possa ver as mortes. Em outras, ele simplesmente corta antes que as mortes aconteçam. E isso, definitivamente, não é divertido.

_______________

O melhor: Se deliciar com o visual bem cuidado.
O pior: Acompanhar personagens desinteressantes e não poder ver a violência porque a câmera não pára de tremer.

Título original: The Cave.
Gênero: Terror, ação, ficção científica.
Produção: 2005.
Lançamento: 2005.
Pais: Estados Unidos, Alemanha, Romênia.
Duração: 97 minutos.
Roteiro: Michael Steinberg, Tegan West.
Direção: Bruce Hunt.
Elenco: Cole Hauser, Eddie Cibrian, Piper Perabo, Lena Headey, Morris Chestnut, Rick Ravanello, Daniel Dae Kim, Kieran Darcy-Smith, Marcel Iures, Vlad Radescu, Simon Kunz, David Kennedy, Alin Panc, Zoltan Butuc, Brian Steele.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

1 Comentários

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem