Crítica | A Sedução do Mal (Embrace of the Vampire, 2013)

Carl Bessai dirige 'A Sedução do Mal', remake do cult B de Anne Goursaud, sobre jovem atormentada pela presença de um vampiro


Sharon Hinnendael como Charlotte no filme 'A Sedução do Mal' (2013), de Carl Bessai
Sharon Hinnendael como Charlotte no filme 'A Sedução do Mal' (2013), de Carl Bessai


Feito para o mercado de vídeo, Sedução do Mal é o remake de um cult B de 1995 (veja nosso review), que ficou famoso graças às cenas de nudez da atriz Alyssa Milano. Ok, ele não ficou famoso só por isso, mas esse detalhe ajudou bastante. Carl Bessai, responsável pelo terror Infectados (2005) e pelo drama de ação Labirinto do Tempo (2010), dirige a nova versão a partir do roteiro de Andrew C. Erin e Sheldon Roper. Sharon Hinnendael (O Ritual) lidera o elenco.

A trama é ambientada em uma universidade onde todas as estudantes parecem ter saído de uma agência de modelos e ninguém se importa em fechar a porta do dormitório durante os encontros íntimos. Provavelmente esse é o último lugar onde uma garota tímida, criada em uma escola católica, gostaria de estar. Mas a jovem Charlotte (Hinnendael) vai parar lá mesmo assim. Nossa heroína terá que lidar com a pressão dos professores, com a inveja das colegas e com as investidas de um candidato a namorado. Ah, e ela também se torna alvo de um vampiro.


PUBLICIDADE


Diferente do filme original onde o vampiro praticamente narrava a história, no remake a criatura só é revelada perto do último ato. Seus ataques estão mais violentos. De vez em quando o diretor se rende ao gore, como na boa sequência de abertura. Ou naquela cena onde Charlotte, literalmente, toma um banho de sangue. Há ainda um momento divertido que parece ter saído de um filme slasher. Mas não se empolgue muito com os elementos de terror, porque na maior parte do tempo o filme é um drama adolescente com ritmo bem arrastado.

Kaniehtiio Horn e C.C. Sheffield como Nicole e Elisa no filme 'A Sedução do Mal' (2013), de Carl Bessai
Kaniehtiio Horn e C.C. Sheffield como Nicole e Elisa no filme 'A Sedução do Mal' (2013), de Carl Bessai


Gostei da participação de Kaniehtiio Horn (Presa na Escuridão), que interpreta a amiga prestativa Nicole. Gostei de C.C. Sheffield (série True Blood) como a amiga falsiane Elisa, e de Chelsey Reist (Dark Harvest) como a loirinha Sarah, uma das tentações que surgem no caminho da protagonista. Achei monótono o romance entre Charlotte e aquele cara da lanchonete (Ryan Kennedy, de A Lei de Hannah). E não morri de amores pelos outros personagens (incluindo o vampiro), até porque eles têm pouco tempo em tela.


PUBLICIDADE


O fato do roteiro evitar a velha história do vampiro apaixonado conta pontos a favor do remake. Mas na tentativa de se distanciar do original, os roteiristas acabam se rendendo a outros clichês, que conseguem ser igualmente danosos para os filmes do gênero. Ok, maldições seculares e protagonistas destinadas a se tornar heroicas caçadoras de vampiros são muito legais. Mas não tão legais quanto um vampiro que toca o terror em todo mundo enquanto a protagonista, ao invés de se tornar caçadora, apenas tenta sobreviver a ele.

Ryan Kennedy e Sharon Hinnendael Chris e Charlotte no filme 'A Sedução do Mal' (2013), de Carl Bessai


A trama se torna ainda mais fantasiosa quando entra em cena Keegan Connor Tracy (Amizade Maldita) no papel de Daciana, uma cigana com informações sobre o passado da heroína. Hinnendael se esforça como Charlotte, mas não dá para improvisar demais com uma personagem escrita para ser tímida. E se a Charlotte de Alyssa Milano lutava contra desejos reprimidos e o vampiro surgia como uma força tanto libertadora quanto repressora, a batalha da nova protagonista não deixa espaços para interpretações. Sobra o apelo erótico que deixou o filme original famoso. E nesse ponto, o remake até que não faz feio.

Nota: 4.4/10

Título original: Embrace of the Vampire.
Gênero: Drama, terror.
Produção: 2013.
Lançamento: 2013.
Pais: Canadá.
Duração: 1 h 31 min.
Roteiro: Andrew C. Erin e Sheldon Roper.
Direção: Carl Bessai.
Elenco: Sharon Hinnendael, Kaniehtiio Horn, C.C. Sheffield, Chelsey Reist, Victor Webster, Robert Moloney, Ryan Kennedy, Keegan Connor Tracy, Olivia Cheng, Claire Smithies, Sarah Grey, Aleita Northey, Andrew Wheeler, John Shaw, Steve Richmond.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem