Crítica | Trespassers (2018)

Assassinos mascarados aterrorizam casais em residência no deserto, no home invasion do diretor Orson Oblowitz

Angela Trimbur em imagem do filme 'Trespassers', de Orson Oblowitz

Por Ed Walter

Trespassers é um home invasion sobre dois jovens casais que vão passar o final de semana em uma casa isolada no deserto e, é claro, são aterrorizados por assassinos mascarados. O filme, inicialmente anunciado e apresentado em festivais com o título de Hell Is Where the Home Is, é o novo trabalho do diretor Orson Oblowitz. Ele não acrescenta nada particularmente original ao subgênero. Mas entrega algumas situações tensas que me mantiveram interessado na história até o final.

Angela Trimbur e Zach Avery lideram o elenco como Sarah e Joseph, um casal simpático cujo relacionamento foi abalado por um trauma recente. Esse foi um dos motivos que os levou a alugar a tal casa, localizada no deserto de Mojave. Sarah convidou sua melhor amiga, Estelle (Janel Parrish). E ela trouxe o namorado Victor (Jonathan Howard) para lhe fazer companhia. O que nenhum deles sabe é que a residência foi palco de uma recente invasão que terminou de maneira violenta. E os invasores mascarados estão prestes a retornar.


Janel Parrish e Jonathan Howard em imagem do filme 'Trespassers', de Orson Oblowitz

A sequência de abertura mostra o destino dos proprietários da residência e dá uma noção da atrocidades que os vilões são capazes. Passamos a meia hora seguinte conhecendo os novos personagens e suas motivações. E a coisa fica tensa graças à chegada de uma visitante inesperada, que bate na porta tarde da noite pedindo para usar o telefone. A mulher, interpretada por Fairuza Balk (Jovens Bruxas), acirra os ânimos na casa e desperta o lado obscuro de alguns personagens, especialmente Victor, um sujeito agressivo, viciado em drogas, que se torna um barril de pólvoras prestes a explodir.

Os tais assassinos mascarados só retornam perto do último ato. Eles trazem armas e machados. E estão dispostos a usá-los para alcançar seu objetivo (sim, eles têm um objetivo). O diretor intercala os momentos de tensão com mortes inesperadas e cenas de violência bem filmadas, e às vezes até se arrisca pelos terrenos do torture porn. Os efeitos práticos são bons. E o elenco entrega atuações competentes, especialmente Howard, que faz de Victor um sujeito realmente detestável. 


Zach Avery e Angela Trimbur em imagem do filme 'Trespassers', de Orson Oblowitz

É claro que Trespassers tem seus momentos de lentidão. Um deles envolve um conflito entre os próprios protagonistas. O outro envolve uma longa conversa com dois policiais que, a certa altura, também dão uma passadinha na casa. Não posso dizer que cheguei a me importar com o destino de todos os protagonistas. Mas eu realmente gostei das cenas com a atriz Angela Trimbur (da antologia de terror XX), que entrega os confrontos mais empolgantes do filme.

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O melhor: A coisa fica tensa antes mesmo dos vilões aparecerem.
O pior: Tem alguns momentos de lentidão, e os protagonista não são tão interessantes quanto poderiam.

Título original: Trespassers / Hell Is Where the Home Is.
Gênero: Suspense, terror.
Produção: 2018.
Lançamento: 2019.
Pais: Estados Unidos.
Duração: 88 minutos.
Roteiro: Corey Deshon.
Direção: Orson Oblowitz.
Elenco:  Angela Trimbur, Janel Parrish, Jonathan Howard, Zach Avery, Fairuza Balk, Carlo Rota, Joey Abril, Sebastian Sozzi, Chris Gann, Shaun W. Loeser, Dah-uh Morrow, Jose Rosete, Kumpan Yuliya, Tim Deal.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

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