Sarah Butler interpreta Jennifer Hills em 'Doce Vingança', remake do clássico 'A Vingança de Jennifer', dirigido por Steven R. Monroe
A atriz Sarah Butler como Jennifer Hills no filme 'Doce Vingança', de Steven R. Monroe |
A passagem da década de 2000 para 2010 foi marcada por remakes de filmes polêmicos do cinema de terror e suspense. Tivemos A Última Casa (2009), nova versão de Aniversário Macabro (1972). Tivemos Sob o Domínio do Medo (2011), remake do filme de mesmo nome de 1971. E, é claro, tivemos Doce Vingança, atualização de Vingança de Jennifer (1978), clássico do diretor e roteirista Meir Zarchi, estrelado pela maravilhosa Camille Keaton.
Doce Vingança apresenta a atriz Sarah Butler (Dementes) no lugar de Keaton como a nova Jennifer. O longa é dirigido por Steven S. Monroe (O Demônio da Montanha), a partir do roteiro de Adam Rockoff. Ele deu início a uma franquia que já conta com dois outros filmes: Doce vingança 2 (2013), estrelado por Jemma Dallender, e Doce Vingança 3: A Vingança é Minha (2015), novamente estrelado por Sarah Butler.
PUBLICIDADE
A premissa do remake é idêntica à do filme de 1978, embora algumas ligeiras mudanças tenham sido cogitadas. O roteiro original imaginava a protagonista chegando à cabana que serve como cenário para a maioria das cenas acompanhada de seu cachorro, e isso seria apresentado fortemente durante a introdução do filme. A ideia foi descartada de última hora, porque contratar um cachorro treinado faria com que o filme ultrapassasse o orçamento.
A atriz Sarah Butler como Jennifer Hills no filme 'Doce Vingança', de Steven R. Monroe |
Privada de companhia canina, a escritora Jennifer Hills chega sozinha em uma pequena cidade no interior dos Estados Unidos e aluga uma cabana em uma floresta próxima, onde pretende passar alguns meses escrevendo seu novo romance. Sua presença chama a atenção de uma gangue local, que invade a cabana e a submete a uma série de agressões e torturas. Os criminosos acreditam que Jennifer está morta, mas ela retorna, disposta a se vingar de todos que a machucaram.
PUBLICIDADE
Como destaquei em meu review de A Vingança de Jennifer, uma das principais características do filme era sua produção modesta, que combinada com um roteiro com poucos diálogos e com a ausência de trilha sonora, garantiam um tom quase documental à obra. O fato do remake ter uma produção bem cuidada faz com que o filme perca essa vantagem. Mas não se engane, porque o diretor encontra outras formas de nos atormentar.
Imagem do filme 'Doce Vingança', de Steven R. Monroe |
As cenas de violência sexual, que fizeram com que o filme original fosse banido em diversos países, continuam presentes e causam um impacto igualmente devastador. Quando Jennifer parte para a vingança, Monroe consegue superar o filme de 1978. Diferente do clássico de Zarchi, onde Jennifer usava a sedução para atrair e capturar seus agressores, aqui ela praticamente volta dos mortos com habilidades de vilão de filme slasher.
A nova Jennifer Hills também demonstra um talento invejável para construir armadilhas tenebrosas, tão bem elaboradas que provavelmente deixariam John Kramer orgulhoso. Cada armadilha rende uma morte mais medonha do que a outra. E há até uma reviravolta interessante, que faz com que o remake siga momentaneamente por um caminho que o aproxima de outro clássico dos anos 1970. Mas não posso revelar qual é, pois seria spoiler.
Sarah Butler e Jeff Branson como Jennifer e Johnny no filme 'Doce Vingança', de Steven R. Monroe |
Doce Vingança apresenta versões atualizadas e igualmente vilanescas de praticamente todos os personagens de A Vingança de Jennifer, incluindo o frentista Johnny (Jeff Branson, de A Última Premonição), e seu amigo Matthew (Chad Lindberg, de A Maldição de Amélia). Mas também temos algumas figuras novas, como o dono de uma loja de conveniências chamado Earl (Tracey Walter, de O Silêncio dos Inocentes) e o xerife Storch (Andrew Howard, de Tenet), que protagoniza uma das cenas mais bizarras do filme.
Sarah Butler manda muito bem como a nova Jennifer. A atriz teve reservas em aceitar o papel, mas foi eventualmente convencida por seu agente, que argumentou que ela seria louca se não interpretasse uma personagem tão "assustadora e casca-grossa". Tanto Butler quanto os outros atores fizeram suas próprias cenas de ação, sem a participação de dublês, exceto duas que o seguro não cobria: o salto no rio e a cena em que um dos personagens cai de uma escada.
A atriz Sarah Butler como Jennifer Hills no filme 'Doce Vingança', de Steven R. Monroe |
O ator Jeff Branson revelou que havia uma palavra de segurança que Sarah Butler deveria usar se as cenas de violência se tornassem muito intensas para ela. Segundo Branson, essa palavra nunca foi usada. Mas, curiosamente, o filme se tornou intenso justamente para ele, que teve um dente acidentalmente quebrado durante a cena em que seu personagem é torturado por Jennifer.
Quem gosta de histórias bem amarradas talvez torça o nariz para o fato do roteiro não explicar o que realmente aconteceu com a protagonista durante os 30 dias em que esteve desaparecida, ou como ela se transformou em uma versão feminina de Jason em tão pouco tempo. Mas depois de tudo que Jennifer passou, vê-la tocando o terror na bandidagem e soltando frases de efeito no processo foi tão divertido, que eu relevei os ocasionais deslizes do roteiro.
Nota: 8.2/10
Título original: I Spit on Your Grave.
Gênero: Suspense, terror.
Produção: 2010.
Lançamento: 2011.
Pais: Estados Unidos.
Duração: 1h 45m / 1h 48m (unrated).
Roteiro: Adam Rockoff.
Direção: Steven R. Monroe.
Elenco: Sarah Butler, Jeff Branson, Andrew Howard, Daniel Franzese, Rodney Eastman, Chad Lindberg, Tracey Walter, Mollie Milligan, Saxon Sharbino, Amber Dawn Landrum, Michelle Tonjes.