Crítica | Doce Vingança 2 (I Spit on Your Grave 2, 2013)

Jemma Dallender interpreta modelo sequestrada por criminosos internacionais na continuação de 'Doce Vingança' dirigida por Steven R. Monroe


A atriz Jemma Dallender como Katie no filme 'Doce Vingança 2'
A atriz Jemma Dallender como Katie no filme 'Doce Vingança 2', de Steven R. Monroe


Lançado diretamente em vídeo, Doce Vingança 2 é a continuação do filme de 2010 (veja nosso review), que por sua vez era remake de um clássico do cinema exploitation dos anos 70: A Vingança de Jennifer, de Meir Zarchi, sobre uma jovem escritora, em busca de paz no campo, que é violentamente agredida por criminosos, sobrevive e retorna em busca de vingança.

Steven R. Monroe, que dirigiu a versão de 2010, retorna à cadeira de diretor no novo projeto, roteirizado por Neil Elman (A Noite da Bruxa) e Thomas Fenton (Jogos Mortais 4). Doce Vingança 2 segue a mesma fórmula do inquietante filme anterior, mas apresenta novos personagens e eventos, sem ligação com a história da escritora Jennifer Hills.


PUBLICIDADE


Desta vez, visitamos o inferno na terra na companhia de Katie Carter (Jemma Dallender, de Daddy's Girl), uma jovem que deixa a tranquilidade do interior do Missouri para ir morar em Nova York, onde sonha em seguir a carreira de modelo. Katie precisa atualizar seu portfólio, e seu trabalho de garçonete não está rendendo grana suficiente para pagar um fotógrafo profissional. A solução, então, é recorrer a um homem que se dispõe a tirar fotos profissionais de graça.

Mary Stockley e Jemma Dallender como Ana e Katie no filme 'Doce Vingança 2'
Mary Stockley e Jemma Dallender como Ana e Katie no filme 'Doce Vingança 2', de Steven R. Monroe


Ao contrário do que a situação sugere, Katie não é aquele típico personagem de filmes de terror que toma decisões idiotas. Como todo santo que se depara com excesso de esmola, ela desconfia. O problema é que algumas engrenagens além de seu controle já começaram a girar, e nossa heroína acaba sendo sequestrada por criminosos internacionais que transformarão seu sonho em um pesadelo.


PUBLICIDADE


A partir daí, Doce Vingança 2 começa a navegar por aquele território sombrio que faz com que os filmes da franquia sejam odiados por muitos. E se você ficou incomodado com as torturas e humilhações às quais a protagonista interpretada por Sarah Butler é submetida no primeiro filme, eu alerto que agora as coisas estão piores. Na verdade, o show de horrores dura quase o segundo ato inteiro, o que certamente será um teste de resistência para boa parte do público.

A atriz Jemma Dallender como Katie no filme 'Doce Vingança 2'
A atriz Jemma Dallender como Katie no filme 'Doce Vingança 2', de Steven R. Monroe


Tanto os vilões liderados por Peter Silverleaf (Ferocidade Máxima) quanto a protagonista de Dallender entregam performances convincentes, deixando as cenas ainda mais chocantes. Como este é um filme sobre uma mulher que se vinga de seus agressores, você também pode se preparar para uma nova dose de mortes muito bem elaboradas, que causam tanto impacto quanto as do filme de 2010.

Quem assistiu Doce Vingança sabe que o roteiro não se preocupava muito em explicar como Jennifer Hills adquiriu aquelas habilidades maravilhosas que a transformavam em uma mistura de Jason com Jigsaw, e permitiam que ela liquidasse rapidamente seus inimigos. A continuação corrige esse deslize, estabelecendo logo cedo que, mesmo não tendo a criatividade de uma escritora, a pequena Katie Carter tem seu lado de MacGyver reprimido.

A atriz Jemma Dallender como Katie no filme 'Doce Vingança 2'
A atriz Jemma Dallender como Katie no filme 'Doce Vingança 2', de Steven R. Monroe


Os talentos de Katie serão muito úteis quando ela escapar dos sequestradores e retornar para descarregar sua fúria sobre cabeças vilanescas. Você pode argumentar que fazer armadilhas para pegar ratos difere de fazer armadilhas para capturar criminosos especializados em tráfico humano. Mas assim como acontece com Jennifer, quando Katie começa a tocar o terror em todo mundo, esses detalhes não me incomodam.

Nota: 7.8/10

Título original: I Spit on Your Grave 2.
Gênero: Suspense, terror.
Produção: 2013.
Lançamento: 2014.
Pais: Estados Unidos.
Duração: 100 minutos / 110 minutos.
Roteiro: Neil Elman, Thomas Fenton.
Direção: Steven R. Monroe.
Elenco: Jemma Dallender, Joe Absolom, Yavor Baharov, George Zlatarev, Mary Stockley, Valentine Pelka, Aleksandar Aleksiev, Peter Silverleaf, Michael Dixon, Kacey Clarke, Dimo Alexiev, Ivan Ivanov, Krasimir Ortakchiev.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem