Aisling Franciosi interpreta jovem em busca de vingança no thriller da diretora de 'O Babadook', Jennifer Kent
Aisling Franciosi e Baykali Ganambarr em imagem do filme 'The Nightingale', de Jennifer Kent |
Por Ed Walter
A australiana Jennifer Kent estreou na direção em 2014, com o interessante mas superestimado O Babadook. Agora ela está de volta com The Nightingale, thriller de vingança ambientado em 1825, em um território ainda selvagem da colônia inglesa na Tasmânia. Kent também assina o roteiro do longa que, assim como seu trabalho anterior, vai dividir bastante as opiniões.
Aisling Franciosi (a Lyanna Stark da série Game of Thrones) interpreta a rouxinol do título: uma jovem prisioneira irlandesa chamada Clare, que conseguiu liberdade provisória mas é obrigada a aguentar as nojentices de Hawkins (Sam Claflin), um tenente que espera há anos uma transferência para a cidade. Clare e sua família são vítimas de um crime brutal. E tomada pela fúria, ela inicia uma jornada em busca de vingança.
Aisling Franciosi em imagem do filme 'The Nightingale', de Jennifer Kent |
É claro que não dá para se vingar sem saber onde seus inimigos estão, e por isso nossa heroína se junta ao rastreador aborígene Billy (Baykali Ganambarr), que irá guiá-la pelas terras selvagens. No início a convivência da dupla é marcada por brigas e algumas situações estranhamente engraçadas. Mas aos poucos forma-se uma relação de respeito e lealdade, que se fortalece diante dos horrores que os dois presenciam durante a jornada.
Kent capricha na atmosfera claustrofóbica, que ganha ainda mais força graças ao formato de projeção 4:3, mais quadrado que o normal. E a diretora também tem uma mão pesada na hora de mostrar a violência. Tanto as cenas envolvendo Clare quanto as atrocidades aleatórias que os vilões cometem, são um teste de resistência para o público. A atuação de Aisling Franciosi é fenomenal. Baykali Ganambarr não fica muito atrás. Sam Claflin entrega um vilão verdadeiramente detestável. E o elenco de apoio cumpre perfeitamente seu papel.
Aisling Franciosi e Baykali Ganambarr em imagem do filme 'The Nightingale', de Jennifer Kent |
A longa duração (o filme tem 136 minutos) faz com que The Nightingale se torne um pouco arrastado. Mas a lentidão é mais perceptível na metade final, quando a diretora decide subverter a fórmula do thriller de vingança e, consequentemente, também as expectativas do público. A retribuição dá lugar a algo muito mais ambíguo e filosófico. E a conclusão, embora poética, não deixa de ser frustrante.
_______________
O melhor: A metade inicial é intensa.
O pior: A metade final é arrastada e o final é frustrante.
Título original: The Nightingale.
Gênero: Drama, western, suspense, terror.
Produção: 2018.
Lançamento: 2019.
Pais: Austrália, Estados Unidos, Canadá.
Duração: 136 minutos.
Roteiro: Jennifer Kent.
Direção: Jennifer Kent.
Elenco: Aisling Franciosi, Sam Claflin, Baykali Ganambarr, Damon Herriman, Harry Greenwood, Ewen Leslie, Charlie Shotwell, Michael Sheasby, Matthew Sunderland, Magnolia Maymuru, Christopher Stollery, Nathaniel Dean, Claire Jones, Luke Carroll, Dallas Mugarra.
Tags
Criticas