Crítica | Sombras do Terror (The Shed, 2019)

Jay Jay Warren interpreta jovem que descobre vampiro escondido em galpão em 'Sombras do Terror', do diretor e roteirista Frank Sabatella


Jay Jay Warren e Sofia Happonen em imagem do filme 'Sombras do Terror'
Jay Jay Warren e Sofia Happonen em imagem do filme 'Sombras do Terror', de Frank Sabatella


Sombras do Terror é um filme de vampiros carregado de metáforas não muito sutis sobre problemas da adolescência. É o segundo trabalho do diretor Frank Sabatella, responsável pelo slasher Blood Night: The Legend of Mary Hatchet (2009). Jason Rice e o próprio Sabatella assinam o roteiro do longa, estrelado por Jay Jay Warren (A Volta do Juízo Final), Cody Kostro (série City on a Hill) e Sofia Happonen (minissérie Woman of a Certain Age).

Warren interpreta Stanley, um jovem órfão que vive em uma fazenda na companhia do avô alcoólatra e violento. Seu melhor amigo Dommer (Kostro) é alvo de bullying no colégio. Sua paquera Roxy (Happonen) namora o líder dos valentões. A vida de Stanley fica ainda mais complicada quando descobre que há um vampiro escondido no galpão do avô. Enquanto ele decide o que fazer com o monstro, Dommer vê na criatura a oportunidade para se vingar das pessoas que o atormentam.

PUBLICIDADE

Sombras do Terror é uma produção de baixo orçamento, mas o diretor consegue driblar algumas limitações de maneira criativa. Um bom exemplo é a cena de abertura, onde a câmera simula a visão do vampiro perseguindo uma vítima e as mudanças no ângulo sugerem que a criatura está assumindo as formas clássicas de morcego e lobo.

Sofia Happonen em imagem do filme 'Sombras do Terror'
Sofia Happonen em imagem do filme 'Sombras do Terror', de Frank Sabatella


O visual do monstro e os efeitos práticos são aceitáveis. Já as cenas de confronto são artificiais e sem ritmo, o que compromete bastante a diversão no último ato. O fato do elenco mandar bem nas cenas mais calmas, mas ficar devendo quando as situações exigem uma carga dramática mais forte, não ajuda a contornar o problema.

PUBLICIDADE

O roteiro peca pelo excesso de diálogos expositivos e, principalmente, de furos. Se o vampiro pode arrebentar facilmente a porta do celeiro de madeira durante o dia, porque ele não quebra tudo e foge de lá à noite? Por que aquela garota se sentou na cama e ficou admirando fotos enquanto estava sendo caçada por um vampiro? E por que Stanley simplesmente não chama a polícia?

Jay Jay Warren e Sofia Happonen em imagem do filme 'Sombras do Terror'
Jay Jay Warren e Sofia Happonen em imagem do filme 'Sombras do Terror', de Frank Sabatella


A última pergunta é respondida quando fica estabelecido que o protagonista tem um passado problemático e não quer envolver com as autoridades. Mas a desculpa não se sustenta por muito tempo e a falta de comunicação entre os personagens começa a incomodar. É claro que você encarar tudo como uma metáfora sobre os efeitos devastadores do bullying na personalidade dos jovens, e sobre como a omissão pode fazer com que o problema fuja do controle. Mas acho que dava para fazer isso parecer tão forçado.

Nota: 4/10

Título original: The Shed.
Gênero: Terror.
Produção: 2019.
Lançamento: 2019.
Pais: Estados Unidos.
Duração: 98 minutos.
Roteiro: Frank Sabatella.
Direção: Frank Sabatella.
Elenco: Jay Jay Warren, Cody Kostro, Sofia Happonen, Frank Whaley, Timothy Bottoms, Siobhan Fallon Hogan, Chris Petrovski, Francisco Burgos, Uly Schlesinger, Mu-Shaka Benson, Drew Moore, Caroline Duncan, Sal Rendino, Sean King, Damian Norfleet.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

3 Comentários

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

  1. Que furo hem.a moça com a faca cravejada no ombro e o rapaz nem pra acudir a moça.

    ResponderExcluir
  2. Era só queimar o barraco de dia na HR que o vamp matou o cachorro.

    ResponderExcluir
  3. Nem explicou porque os pais dele morreram

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem