Adolescentes curiosos invocam espírito maligno no terror sobrenatural do diretor Aleksandr Domogarov
Imagem do filme de terror 'A Maldição do Espelho', de Aleksandr Domogarov |
Cada país tem sua própria lenda urbana sobre mulheres fantasmagóricas que adolescentes curiosos podem invocar repetindo seu nome na frente de um espelho. Loira do Banheiro no Brasil, Blood Mary nos Estados Unidos, e por aí vai. Na Rússia, quem toca o terror é a Rainha de Espadas, figura que já apareceu em alguns filmes como o recente A Dama do Espelho: O Ritual das Trevas.
Agora a Rainha volta a atacar em A Maldição do Espelho, longa de estreia do diretor Aleksandr Domogarov sobre...bem, sobre adolescentes curiosos que invocam o fantasma e arrumam confusão. Angelina Strechina (Blackout - A Batalha Final) e Daniil Izotov (Meu Amigo Robô) estrelam o terror sobrenatural roteirizado por Maria Ogneva.
Olya e Artyom (Strechina e Izotov) são meio-irmãos separados que são forçados a viver juntos em um colégio interno depois que um acidente tira a vida de sua mãe. Enquanto Olya faz novos amigos, Artyon começa a ver o fantasma da mãe em todos os cantos do colégio sombrio. Ele também descobre um cômodo sinistro onde se depara com o espelho que será usado para invocar a Rainha de Espadas.
Imagem do filme de terror 'A Maldição do Espelho', de Aleksandr Domogarov |
Olya e seu irmão não são protagonistas carismáticos. O mesmo pode ser dito dos personagens de apoio, que incluem um casal rebelde, uma garota que sofre bullying, um professor bonzinho e uma diretora que parece saber mais do que diz. É claro que o fato de ter assistido à versão dublada em inglês pode ter comprometido minha experiência com o filme. Mas eu realmente não me importei com ninguém.
Já a vilã não se diferencia muito dos fantasmas genéricos que estamos acostumados a ver em filmes de terror sobrenaturais. Às vezes se comporta como um daqueles gênios malvados que realizam desejos e cobram um preço alto por isso. Em outras, como uma versão russa da Lloronna, aquela mulher fantasma do folclore mexicano que ficou famosa no Brasil graças à série do Chaves e ao filme A Maldição da Chorona.
Imagem do filme de terror 'A Maldição do Espelho', de Aleksandr Domogarov |
Nenhuma de suas aparições chega a ser assustadora. Suspense e tensão são quase inexistentes. Mas até que o diretor se mostra ligeiramente criativo quando a Rainha começa a usar seus poderes para que os desejos dos adolescentes que a invocaram se voltem contra eles. Ele também ganha alguns pontos pela escolha de cenários adequados para uma história de terror gótico. O palco da maioria das cenas é o colégio com cara de castelo medieval. Mas você também pode esperar por cenas em florestas e lagos sombrios.
A Maldição do Espelho vale como curiosidade. Mas eu recomendo que você assista com a expectativa bem baixa.
Nota: 5
Título original: Pikovaya dama. Zazerkale.
Gênero: Terror.
Produção: 2019.
Lançamento: 2020.
País: Rússia.
Duração: 83 minutos.
Roteiro: Maria Ogneva.
Direção: Aleksandr Domogarov.
Elenco: Angelina Strechina, Daniil Izotov, Yan Alabushev, Darya Belousova, Claudia Boczar, Violetta Davydovskaya, Vladimir Kanuhin, Vladislav Konoplyov, Dmitriy Kulichkov, Tatyana Kuznetsova, Valeriy Pankov, Elvira Shilova, Alyona Shvidenkova, Anastasia Talyzina, Igor Yashanin.
Tags
Criticas