Retro Review | Luxúria de Vampiros (Lust for a Vampire, 1971)

Yutte Stensgaard interpreta a vampira Carmilla na segunda parte da 'Trilogia Karnstein' dirigida por Jimmy Sangster

Yutte Stensgaard em imagem do filme de terror 'Luxúria de Vampiros', de Jimmy Sangster
Yutte Stensgaard em imagem do filme de terror 'Luxúria de Vampiros', de Jimmy Sangster

Luxúria de Vampiros é o segundo filme de uma trilogia que teve início com Carmilla, a Vampira de Karnstein (1970) e encerrou com As Filhas de Drácula (1971). Jimmy Sangster, o realizador de As Noivas do Vampiro, dirige o longa da produtora britânica Hammer Films, baseado nos personagens apresentados no conto de terror gótico Carmilla, do irlandês Joseph Sheridan Le Fanu.

A trama é ambientada em 1830, 40 anos depois que a amaldiçoada família Karnstein distribuiu mordidas dolorosas entre os aterrorizados moradores de uma região rural da Estíria. E logo de cara, o roteiro de Tudor Gates dá um jeito de trazer Carmilla de volta à vida, derramando sobre os restos mortais da vampira o sangue de uma das camponesas que costumam passear alegremente pelos bosques fantasmagóricos da região.

$ads={1}

Ingrid Pitt, que interpretou a vilã no primeiro filme, não participa deste. Cabe à atriz Yutte Stensgaard assumir a tarefa de tocar o terror em jovens bonitas e inocentes no papel da nova Carmilla. E como a maior parte da trama é ambientada em uma escola particular para moças localizada próxima ao antigo castelo da família Karnstein, jovens bonitas e inocentes não vão faltar.

Mike Raven, Barbara Jefford e Yutte Stensgaard em imagem do filme de terror 'Luxúria de Vampiros', de Jimmy Sangster
Mike Raven, Barbara Jefford e Yutte Stensgaard em imagem do filme 'Luxúria de Vampiros', de Jimmy Sangster

Infelizmente, Carmilla não tem muito tempo para cravar suas presas nos pescocinhos delicados. Por que? Bem, primeiro porque o filme conta com muitas tramas paralelas. E segundo porque a vampira arruma um namorado: o famoso escritor de livros de magia negra Richard Lestrange, que está na Estíria em busca de inspiração para seu novo trabalho.

$ads={2}

Bem, pelo menos é isso que o personagem interpretado por Michael Johnson diz. Mas depois de vê-lo passar o filme inteiro enchendo a cara e/ou crescendo os olhos para cima de serviçais, professoras, alunas, vampiras e qualquer outra criatura que use saias, eu tenho minhas dúvidas sobre suas reais intenções.  Depois que fica obcecado por Carmilla, o cara fica mais chato do que de costume. E eu desisti definitivamente de torcer por ele quando ele magoou os sentimentos da doce professora de dança Janet Playfair (Suzanna Leigh), que se tornou minha personagem favorita.

Michael Johnson e Suzanna Leigh em imagem do filme de terror 'Luxúria de Vampiros', de Jimmy Sangster
Michael Johnson e Suzanna Leigh em imagem do filme de terror 'Luxúria de Vampiros', de Jimmy Sangster

Não dá para elogiar muito a atuação da nova Carmilla. Os diálogos de Yutte Stensgaard se resumem a frases curtas como "Eu te amo" e "Não posso". Mas até que ela manda bem quando precisa exibir aquele olhar penetrante típico dos vampiros da Hammer. Ou quando se move no meio da névoa para desaparecer na escuridão. Ou quando protagoniza aquela cena apimentada no cemitério, ao som de 'Strange Love'. Ok, nesta última, não.

Gostei da cena de abertura, bem no estilo dos bons clássicos de Drácula. Amei o confronto entre Carmilla e Giles Barton (Ralph Bates), um professor que quer se transformar em vampiro. E também gostei da participação do conde Karnstein (Mike Raven), sempre disposto a fazer aparições dramáticas e a mentir descaradamente para encobrir os assassinatos cometidos por Carmilla.

Ralph Bates e Yutte Stensgaard em imagem do filme de terror 'Luxúria de Vampiros', de Jimmy Sangster
Ralph Bates e Yutte Stensgaard em imagem do filme de terror 'Luxúria de Vampiros', de Jimmy Sangster

Como grande fã de cenas envolvendo multidões furiosas, nem é preciso dizer que vibrei quando a população do vilarejo próximo do castelo resolve se unir para colocar um fim nas vilanices dos Karnsteins. Só não gostei mais porque aquela cena da boneca estragou a brincadeira. Luxúria de Vampiros não chega nem perto da qualidade do primeiro filme da trilogia. Mas tem seus bons momentos.

Nota: 6/10

Título original: Lust for a Vampire.
Gênero: Terror.
Produção: 1971.
Lançamento: 1971.
País: Reino Unido.
Duração: 95 minutos.
Roteiro: Tudor Gates.
Diretor: Jimmy Sangster.
Elenco: Barbara Jefford, Ralph Bates, Suzanna Leigh, Yutte Stensgaard, Michael Johnson, Helen Christie, Mike Raven, Christopher Cunningham, Harvey Hall, Michael Brennan, Pippa Steel, Judy Matheson, Caryl Little, David Healy, Jonathan Cecil.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

1 Comentários

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

  1. Tenho esse filme em dvd,comprei em 2005,dessa época pra cá só assisti uma vez,roteiro deixa a desejar,a atriz principal apesar de maravilhosa não interpreta nada,é meio parado,a Ingrid Pitt foi convidada a participar desse filme mas ela viu o roteiro,não gostou e pulou fora,Ralph Bates atacou o filme,em suma é um lixo,Tudo Gates acertou no roteiro do primeiro filme mas nesse o roteiro só serve como papel higiênico.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem