Crítica | Alma Perdida (The Unborn, 2009)

Odette Annable interpreta jovem universitária atormentada por espírito maligno no terror de David S. Goyer

Odette Annable em imagem do filme de terror 'Alma Perdida', de David S. Goyer
Odette Annable em imagem do filme de terror 'Alma Perdida', de David S. Goyer

David S. Goyer é mais conhecido pelo seu trabalho como co-roteirista de filmes como O Homem de Aço, Batman, o Cavaleiro das Trevas e a trilogia Blade. Mas ele também já se aventurou na direção de longas-metragens. Blade: Trinity é um exemplo disso. E outro é esse Alma Perdida, um terror sobrenatural estrelado pela bela Odette Annable, de Cloverfield: Monstro.

Annable interpreta Casey Beldon, uma jovem estudante universitária que começa a presenciar eventos estranhos. Os recorrentes pesadelos não a incomodam tanto. Mas quando insetos começam a saltar de dentro de ovos de galinha e moleques horripilantes começam a sair do espelho do banheiro, nossa heroína desconfia que tem algo sobrenatural acontecendo ao seu redor. Ela inicia uma investigação que trará à tona uma trama envolvendo gêmeos e experiências nazistas. E um espírito maligno do folclore judaico também.

Odette Annable em imagem do filme de terror 'Alma Perdida', de David S. Goyer
Odette Annable em imagem do filme de terror 'Alma Perdida', de David S. Goyer

O filme tem uma boa ambientação, que inclui asilos e hospitais antigos. Goyer busca inspiração no cinema de terror oriental e até consegue entregar algumas imagens assustadoras, especialmente quando trabalha com efeitos práticos. Infelizmente, na maior parte do tempo é o CGI que predomina. Isso, somado a uma seleção de jump scares manjados, tira o peso de muitas cenas. E em alguns casos, pode até provocar risos, como quando entram em cena cães e pessoas possuídas que andam com a cabeça ao contrário.

[ads id="ads1"]

Annable está bem como a protagonista atormentada, que mergulha em um abismo de loucura conforme as manifestações sobrenaturais se intensificam. O lance envolvendo os olhos de Casey é bem trabalhado. E esse detalhe tem relação com o passado da protagonista, que começa a ser revelado na metade final, quando entra em cena a misteriosa Sofi, interpretada por Jane Alexander (O Chamado).

Odette Annable, Cam Gigandet e Meagan Good em imagem do filme de terror 'Alma Perdida', de David S. Goyer
Odette Annable, Cam Gigandet e Meagan Good em imagem do filme de terror 'Alma Perdida', de David S. Goyer

O resto dos personagens é pouco explorado. O namorado Mark (Cam Gigandet, de Crepúsculo) praticamente só existe para justificar a revelação final. O rabino Sendak (Gary Oldman, de Drácula de Bram Stoker) aparece do nada no perto do último ato apenas para engatilhar um exorcismo meio bagunçado. E Idris Elba (Cats) e Carla Gugino (Elizabeth Harvest) têm uma participação tão pequena que provavelmente você nem vai se esquecer que eles estão no filme.

Também não posso dizer que morri de amores pela amiga Romy (Meagan Good, de Hóspede Indesejado), que funciona como alívio cômico. Mas pelo menos ela está presente na melhor cena de morte do filme — que também, é a única que consegue transmitir uma certa tensão. Se tivesse mais cenas assim, algumas gotinhas de sangue, menos jump scares e menos CGI, Alma Perdida poderia ser um bom filme. Do jeito que ficou, é apenas mediano.

_______________

O melhor: Boa ambientação e algumas imagens assustadoras.
O pior: Muitos clichês, jump scares ruins e excesso de efeitos digitais.

Título original: The Unborn.
Gênero: Terror.
Produção: 2009.
Lançamento: 2009.
País: Estados Unidos.
Duração: 88 minutos / 89 minutos (unrated)
Roteiro: David S. Goyer.
Diretor: David S. Goyer.
Elenco: Odette Annable, Gary Oldman, Cam Gigandet, Meagan Good, Idris Elba, Jane Alexander, Atticus Shaffer, James Remar, Carla Gugino, C.S. Lee, Rhys Coiro, Michael Sassone, Ethan Cutkosky, Craig J. Harris, Rachel Brosnahan.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem