Crítica | Hóspede Indesejado (The Intruder, 2019)

Dennis Quaid interpreta stalker que aterroriza os personagens de Michael Ealy e Meagan Good no suspense 'Hospede Indesejado', do diretor Deon Taylor


Michael Ealy, Meagan Good e Dennis Quaid no filme 'Hóspede Indesejado'
Michael Ealy, Meagan Good e Dennis Quaid no filme 'Hóspede Indesejado', de Deon Taylor | ©Sony Pictures


Deon Taylor é um produtor, roteirista e diretor responsável por filmes como Supremacy e Meet the Blacks. Ele 2018 ele dirigiu Paula Patton e John Omar Epps no suspense Traffik: Liberdade Roubada, e agora está retornando à cadeira de diretor com Hóspede Indesejado, que assim como seu trabalho anterior, se encaixa no subgênero home invasion, ou filme de invasão domiciliar.

David Loughery (Nurse: A Enfermeira Assassina) assina o roteiro de Hóspede Indesejado. E Meagan Good e Michael Ealy, que já atuaram juntos em Pense Como Eles, estrelam como o jovem casal Annie e Scott, que decide comprar uma casa maravilhosa no interior de Napa Valley, na Califórnia. A propriedade tem até nome: Foxglove, em homenagem a uma planta altamente venenosa.

PUBLICIDADE

Logo fica claro que o proprietário do local, o viúvo Charlie (Dennis Quaid, de Viagem Insólita), ama aquele lugar mais do que tudo na vida. As coisas ficam um pouco estranhas quando o casal percebe que, mesmo tendo vendido a casa, Charlie parece estar disposto a não se separar dela. E ficam definitivamente alarmantes quando ele desenvolve uma obsessão por Annie também.

Meagan Good como Annie no filme 'Hóspede Indesejado'
Meagan Good como Annie no filme 'Hóspede Indesejado', de Deon Taylor | ©Sony Pictures


Como você já deve ter percebido, Hóspede Indesejado busca inspiração nos suspenses psicológicos que se popularizaram no final da década de 1980 e início de 1990. O problema é que o filme tem classificação indicativa PG-13, o que limita muito o trabalho do diretor. Basicamente, o que temos são muitas situações recicladas, mas sem a criatividade de seu material de origem e, pior ainda, com cenas horrivelmente higienizadas.

PUBLICIDADE

Deon Taylor tenta equilibrar com alguns momentos de tensão, e até alcança um resultado razoável, especialmente no último ato, quando o vilão de Quaid encarna Jack Torrance para o confronto final. Mas na maior parte do tempo, Hóspede Indesejado lembra mais um melodrama televisivo do que os suspenses que lhe serviram como inspiração.

Michael Ealy, Meagan Good e Dennis Quaid como Scott, Annie e Charlie no filme 'Hóspede Indesejado',
Michael Ealy, Meagan Good e Dennis Quaid como Scott, Annie e Charlie no filme 'Hóspede Indesejado', de Deon Taylor | ©Sony Pictures


O casal de protagonista tem uma boa química. Scott é o guru de uma companhia de marketing em San Francisco, que está tentando não cometer o mesmo erro que, em um passado não muito distante, quase destruiu seu casamento. Annie sonha com uma casa no campo, toma decisões questionáveis sempre que possível e, nas horas vagas, escreve artigos sobre empoderamento feminino. Estranhamente, o roteiro frequentemente a coloca no papel da mocinha em perigo e joga o protagonismo para o marido.

Ocasionalmente o casal de amigos Mike e Rachel (Joseph Sikora, de Ilha do Medo, e Alvina August, da série Arqueiro) aparece na casa para deixar as situações mais variadas. Eu até gostei de Mike, que não demora muito tempo para deduzir que Charlie não é flor que se cheire. Erica Cerra (Power Rangers) faz uma participação rápida como um possível affair de Scott, mas o roteiro de Loughery não leva a situação muito adiante.

Meagan Good e Michael Ealy como Annie e Scott no filme 'Hóspede Indesejado',
Meagan Good e Michael Ealy como Annie e Scott no filme 'Hóspede Indesejado', de Deon Taylor | ©Sony Pictures


O que faz Hóspede Indesejado realmente merecer uma espiada é a performance de Quaid, que entrega um vilão cheio de tiques nervosos, obsessões territoriais e, no final, uma fúria que eu realmente não esperava ver. Seu personagem às vezes parece caricato. Mas suas visitas fora de hora e seus diálogos hilários com certeza rendem os melhores momentos do filme.

Nota: 5/10

Título original: The Intruder.
Gênero: Suspense, terror.
Produção: 2019.
Lançamento: 2019.
Pais: Estados Unidos.
Duração: 102 minutos.
Roteiro: David Loughery.
Direção: Deon Taylor.
Elenco: Meagan Good, Dennis Quaid, Michael Ealy, Erica Cerra, Joseph Sikora, Alvina August, Debs Howard, Lili Sepe, Lee Shorten, Kurt Evans, Carolyn Anderson, Caroline Muthoni Muita, Connor Mackay.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem