Retro Review | Anaconda (1997)

Cobra gigante aterroriza documentaristas nos rios da Amazônia em 'Anaconda', o divertido filme de terror do diretor Luis Llosa


Kari Wuhrer e Ice Cube como Denise e Danny no filme de terror 'Anaconda', de Luis Llosa. Foto: Columbia Pictures - © 1997
Kari Wuhrer e Ice Cube como Denise e Danny no filme de terror 'Anaconda', de Luis Llosa. Foto: Columbia Pictures - © 1997


Antes de entregar o elogiado O Ditador (2005), o cineasta peruano Luis Llosa dirigiu este filme B com orçamento de blockbuster, sobre uma cobra gigante que toca o terror em um grupo de documentaristas nas regiões mais sombrias da Amazônia. Anaconda tem roteiro de Hans Bauer, Jim Cash e Jack Epps Jr. O filme acabou fazendo sucesso suficiente para gerar três sequências e, acreditem, rendeu até um crossover onde a Anaconda troca mordidas com os crocodilos gigantes de Pânico no Lago.

A bela Jennifer Lopez (A Cela) estrela como Terri Flores, uma diretora de documentários que se une a um grupo liderado pelo antropólogo Steven Cale (Eric Stoltz, de Alguém Muito Especial) em uma aventura pelos rios da Amazônia. Eles querem realizar um documentário sobre a lendária tribo perdida dos Shirishamas. Como imprevistos sempre acontecem em filmes de terror, são forçados a mudar seus planos após dar carona para o ex-padre paraguaio Paul Serone, interpretado por Jon Voight (Lara Croft: Tomb Raider).

PUBLICIDADE

Boa parte do filme se concentra no relacionamento conturbado entre os documentaristas e seu convidado indesejado, que não se importa em mentir, manipular e recorrer a métodos violentos para convencer a galera a ajudá-lo em sua missão: caçar e capturar viva uma cobra lendária gigante que os nativos chamam de Anaconda. Ainda estou na dúvida se a atuação de Voight é muito boa ou muito ruim. Mas posso dizer, com certeza, que seu vilão é quase tão abominável quanto a cobra.

Imagem do filme de terror 'Anaconda', de Luis Llosa. Foto: Columbia Pictures - © 1997
Imagem do filme de terror 'Anaconda', de Luis Llosa. Foto: Columbia Pictures - © 1997


Stoltz aparece pouco, e seu personagem serve mais para apresentar alguns dos perigos que se escondem na Amazônia. Owen Wilson (Horas de Desespero) e Kari Wuhrer (Malditas Aranhas!) estão divertidos como Gary e sua namorada animada Denise. Warren, interpretado por Jonathan Hyde (A Múmia), é um poço de chatice no começo, mas vai demonstrando algumas qualidades nobres conforme o filme avança. Lopez forma uma dupla com Ice Cube (Os Donos da Rua), e eles mandam bem principalmente no último ato, quando precisam partir para um confronto aberto com a cobra infernal.

PUBLICIDADE

Falando na cobra infernal, o diretor tenta seguir a cartilha de Tubarão, de Spielberg, e só mostra seu monstro completamente na metade final. Os efeitos digitais não são lá essas coisas, mais ainda são mais divertidos do que muito CGI extravagante visto em alguns filmes recentes. Anaconda ainda ganha pontos por seus efeitos práticos, que certamente vão fazer a alegria dos fãs de filmes de terror à moda antiga.

Jennifer Lopez como Terri no filme de terror 'Anaconda', de Luis Llosa. Foto: Columbia Pictures - © 1997
Jennifer Lopez como Terri no filme de terror 'Anaconda', de Luis Llosa. Foto: Columbia Pictures - © 1997


É claro que é preciso um pouco de boa vontade para comprar as peripécias da cobra devoradora de gente, que é capaz de abocanhar suas presas em plena queda-livre e, aparentemente, é imune ao fogo e a explosões. Mas, cá entre nós, são justamente esses exageros que deixam o filme tão divertido.

Nota: 6.5/10

Título original: Anaconda.
Gênero: Terror, suspense, aventura.
Produção: 1997.
Lançamento: 1997.
País: Brasil, EUA, Peru.
Duração: 1 h 29 min.
Roteiro: Hans Bauer, Jim Cash, Jack Epps Jr.
Diretor: Luis Llosa.
Elenco: Jennifer Lopez, Ice Cube, Owen Wilson, John Voight, Eric Stoltz, Danny Trejo, Charles Paraventi, Frank Welker, Vincent Castellanos, Kari Wuhrer, Vincent Castellanos, Danny Trejo, Frank Welker.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem