Francesca Xuereb e Viktoria Vinyarska interpretam amigas que alugam quarto assombrado em 'A Maldição do Quarto 203', o novo filme do diretor Ben Jagger
Viktoria Vinyarska e Francesca Xuereb como Izzy e Kim no filme 'A Maldição do Quarto 203', de Ben Jagger |
Duas colegas de quarto descobrem um buraco sinistro na parede de seu quarto vintage neste drama adolescente de terror dirigido por Ben Jagger. A Maldição do Quarto 203 é o terceiro trabalho do diretor, que também é responsável pelo drama The Paddy Lincoln Gang e pelo terror Corbin Nash.
Francesca Xuereb (A Vida Sexual das Universitárias) e Viktoria Vinyarska (A floresta de Jonathas) estrelam o longa, baseado no romance de Nanami Kamon. O próprio Jagger escreveu o roteiro, em parceria com John Poliquin (Spiral) e Nick Richey (Model Behavior).
PUBLICIDADE
Kim (Zuereb) é uma estudante de jornalismo que não vê com bons olhos a democratização da informação na internet, e acredita haver algo especial na imprensa à moda antiga. Izzy (Vinyarska) é uma aspirante a atriz que está lidando com problemas emocionais após a morte de sua mãe. Elas são melhores amigas e, apesar dos protestos dos pais de Kim, se mudam para um apartamento assombrado.
Francesca Xuereb e Eric Wiegand como Kim e Ian no filme 'A Maldição do Quarto 203', de Ben Jagger |
Obviamente, as moças não sabem que o lugar é assombrado. Mas nós sabemos, porque a cena de abertura deixa isso bem claro. Mesmo se não deixasse, é saudável desconfiar do passado sobrenatural de quartos com vitrais sinistros no lugar da janela. Principalmente quando você encontra um buraco misterioso na parede, que pode puxar seu braço se você for curioso o suficiente para tocá-lo.
A cena de abertura de A Maldição do Quarto 203 é bem filmada, e aponta para um filme de terror sobrenatural com a dose de sangue necessária para agradar quem não se contenta apenas com os sustos típicos desse subgênero. As atrizes estão comprometidas com seus papéis e, pelo menos a princípio, a dinâmica de suas personagens é interessante.
PUBLICIDADE
O senhorio do prédio é um sujeito assustador chamado Ronan (o estreante Scott Gremillion), que passa o tempo fazendo cosplay de John Malkovich e observando as moças de longe. A união dessas peças resulta em um tabuleiro semelhante ao apresentado em Ninguém Sai Vivo, filme de 2021 sobre uma imigrante mexicana que também se hospeda em uma pensão muito suspeita.
Viktoria Vinyarska e Francesca Xuereb como Izzy e Kim no filme 'A Maldição do Quarto 203', de Ben Jagger |
Infelizmente, A Maldição do Quarto 203 sofre com os mesmos problemas de Ninguém Sai Vivo. Primeiro o diretor e seus co-roteiristas investem demais no drama individual das personagens, colocando os elementos sobrenaturais em segundo plano. Depois, apostam em uma ameaça humana, jogando a assombração novamente para escanteio. Não sei se essa abordagem funciona no livro, pois ainda não li. Mas sei que não funciona na tela.
PUBLICIDADE
Você provavelmente chegará à mesma conclusão após passar mais da metade do filme acompanhando Kim ensaiando um romance sem sal com um cara legal chamado Ian (Eric Wiegand, da série Os Forasteiros), que conheceu no campus vazio da faculdade. Eles até se unem mais tarde para tentar desvendar os mistérios do apartamento, o que não significa necessariamente que o ritmo do filme melhore.
Eric Wiegand e Francesca Xuereb como Ian e Kim no filme 'A Maldição do Quarto 203', de Ben Jagger |
Enquanto isso, Izzy volta bêbada de festas e começa a apresentar sinais de que está sendo possuída por uma força maligna. Contrariando o que foi estabelecido na cena de abertura, a suposta possessão demora uma eternidade para se concretizar. A assombração, então, acaba se tornando menos uma ameaça para as protagonistas, e mais uma metáfora sobre alcoolismo e outros fantasmas da vida real.
Ninguém Sai Vivo encontrava uma certa redenção ao recompensar a paciência do espectador com um último ato intenso. A Maldição do Quarto 203 bem que tenta, mas a fotografia escura e os confrontos mornos deixam a diversão bem limitada.
Nota: 3/10
Título Original: Room 203.
Gênero: Drama, terror.
Produção: 2022.
Lançamento: 2022.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 44 min.
Roteiro: John Poliquin, Ben Jagger, Nick Richey.
Direção: Ben Jagger.
Elenco: Francesca Xuereb, Viktoria Vinyarska, Eric Wiegand, Scott Gremillion, Rick LaCour, Quinn Nehr, Sam A Coleman, Timothy McKinney, Patrick Kirton, Susan Kirton, Terry J. Nelson, Jeroen Frank Kales, Cameron Inman.