Kristen Stewart enfrenta monstros marinhos a 11 mil metros de profundidade no terror sci-fi do diretor William Eubank
O novo filme do diretor de O Sinal: Frequência do Medo, William Eubank, é um terror sci-fi ambientado a 11 mil metros de profundidade. Ameaça Profunda busca inspiração em Alien: O Oitavo Passageiro. Mas também flerta com produções mais recentes. Poderia muito bem ser vendido como parte do universo de Cloverfield. E com alguns ajustes, acho que funcionaria até como uma prequel de Círculo de Fogo.
Kristen Stewart (Personal Shopper) interpreta Norah, uma das integrantes de uma equipe de pesquisadores oceânicos que trabalha em um laboratório subaquático na Fossa das Marianas. Quando um terremoto misterioso devasta as instalações de pesquisa e perfuração, os sobreviventes são obrigados a caminhar nas profundezas marítimas. A quantidade limitada de oxigênio rapidamente se torna um problema. E a coisa piora quando eles são atacados por monstros.
Eubank não perde tempo apresentando seus personagens. Em poucos minutos, o caos já tomou conta do laboratório e resta aos sobreviventes encontrar uma maneira de continuar vivos. Entre uma cena de ação e outra, temos acesso a pequenos detalhes sobre o passado de Norah. Stewart manda bem como a protagonista oxigenada. Não há preocupação em desenvolver o resto dos personagens. E nos raros momentos em que isso acontece, o filme fica meio arrastado.
Os cenários são naturalmente claustrofóbicos. E ainda que o excesso de alívio cômico atrapalhe a imersão, o diretor consegue entregar boas cenas internas, como a fuga do laboratório, o passeio pelo corredor inundado e a batalha final, quando finalmente temos uma noção da dimensão da ameaça que ronda os personagens. De quebra, ele nos presenteia com alguns easter eggs que fazem uma ligação curiosa com a literatura de de H.P. Lovecraft.
Já quando precisa trabalhar nos ambientes externos, o diretor não se sai tão bem. Muitas cenas são prejudicadas pela câmera que treme mais do que precisava. Outras são prejudicadas pela escuridão, que às vezes torna até difícil entender o que está acontecendo. Ok, estamos a 11 mil metros de profundidade e o ambiente deveria ser escuro mesmo. Mas um pouquinho de licença poética não faria mal aqui. E um pouquinho de violência e gore, também não.
Nota: 6
Título original: Underwater.
Gênero: Ficção-científica, terror.
Produção: 2020.
Lançamento: 2020.
País: Estados Unidos.
Duração: 95 minutos.
Roteiro: Brian Duffield, Adam Cozad.
Direção: William Eubank.
Elenco: Kristen Stewart, Vincent Cassel, T.J. Miller, Jessica Henwick, John Gallagher Jr., Mamoudou Athie, Fiona Rene, Gunner Wright, Amanda Troop.