Parasitas ameaçam tripulação de barco pesqueiro no drama de terror da diretora e roteirista Neasa Hardiman
Hermione Corfield em imagem do filme 'Contágio em Alto Mar', de Neasa Hardiman |
Drama com momentos de suspense e pitadas de ficção científica e terror, Contágio em Alto Mar é o novo trabalho da diretora Neasa Hardiman, conhecida por comandar episódios de séries como Casualty, Inumanos e Jessica Jones. Hardman também assina o roteiro. E Hermione Corfield (Rust Creek) interpreta a protagonista: a estudante de biologia marinha Siobhan.
Nossa heroína é designada para conduzir um estudo de campo em um barco de pesca comercial dirigido pelo casal Freya (Connie Nielsen, de Mulher Maravilha) e Gerard (Dougray Scott, de Exorcistas do Vaticano). O fato de ser anti-social nível hard dificulta seu entrosamento com a equipe do barco. Mas esse detalhe não é nada diante da ameaça que a aguarda: uma criatura fosforescente, semelhante a uma lula, que gruda no barco e começa a infectar todo mundo com larvas parasitas.
O roteiro bebe da fonte de Alien: O Oitavo Passageiro. De O Enigma do Outro Mundo, também. Só que deixa o terror em segundo plano para se focar no dram. A trama se desenvolve bem lentamente. O laço familiar da tripulação ganha destaque frequente. E sobra até um tempinho para falar sobre lendas e superstições marítimas, com direito aos pescadores se questionando sobre a má sorte que Siobhan, sendo ruiva, pode trazer para a viagem.
Imagem do filme 'Contágio em Alto Mar', de Neasa Hardiman |
Alguns mistérios, efeitos especiais e cenas de violência ocasionais ajudam a manter o interesse na história. Mas a tensão só toma conta do barco no último ato, quando a tripulação precisa encarar a responsabilidade que a situação exige deles e discutir sobre a necessidade de uma quarentena — um tema mais atual do que nunca.
Corfield manda bem como a protagonista tímida cujas decisões, inicialmente baseadas na lógica, vão ganhando contornos emocionais conforme a trama avança. O resto dos personagens não chega a ser memorável, mas também não atrapalha. O final pode ser tanto comovente quanto anticlimático, dependendo de seu nível de envolvimento com a trama. Para mim, foi anticlimático.
Nota: 5/10
Título original: Sea Fever.
Gênero: Drama, ficção científica, terror.
Produção: 2019.
Lançamento: 2020.
País: Irlanda, Estados Unidos, Reino Unido, Suécia, Bélgica.
Duração: 95 minutos.
Roteiro: Neasa Hardiman.
Direção: Neasa Hardiman.
Elenco: Hermione Corfield, Connie Nielsen, Dougray Scott, Olwen Fouéré, Jack Hickey, Ardalan Esmaili, Dag Malmberg, Elie Bouakaze.
Tags
Criticas
O filme começa tímido assim como sua personagem principal, porém avança e evolui tornando-se interessante e poderia ser considerado um filme médio bem ok, mas resolveram tentar surpreender todo mundo no final, e realmente surpreenderam, só que negativamente. Não podia ser mais escroto. Pense numa cagada de gente com febre...
ResponderExcluir