Natasha Henstridge interpreta criatura metade humana, metade alienígena, no terror sci-fi 'A Experiência', do diretor Roger Donaldson
Whip Hubley e Natasha Henstridge como John e Sil no filme 'A Experiência', de Roger Donaldson | Foto: © Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc. |
Existe uma espécie de subgênero de filmes de terror e ficção científica sobre entidades, sobrenaturais ou extraterrestres, que assumem a forma de mulheres bonitas para seduzir homens desavisados e lhes presentear com mortes horríveis. Entre essas damas estão as vampiras Fran e Miriam de As Filhas de Drácula (1974), a garota espacial de Força Sinistra (1985), a mulher sem nome de Sob a Pele (2013) e a succubus de Sedutora e Infernal (2019). E, é claro, temos a maravilhosa Sil, a criatura metade humana, metade alienígena, interpretada pela atriz canadense Natasha Henstridge em A Experiência.
O terror sci-fi dirigido por Roger Donaldson parte de uma premissa praticamente idêntica à da série A for Andromeda (1961), co-escrita pelo astrônomo Fred Hoyle e pelo autor John Elliot. Em busca por inteligência extraterrestre, cientistas enviam mensagens para o espaço e recebem de volta uma transmissão detalhando uma estrutura de DNA alienígena, com instruções sobre como uni-la com DNA humano. Nasce Sil, uma criatura com aparência humana, mas com atributos de outras espécies.
PUBLICIDADE
O filme começa com a pequena Sil, então interpretada pela atriz mirim Michelle Williams (Ilha do Medo), presa em um laboratório secreto do governo, guardado por seguranças fortemente armados. Mais tarde ficamos sabendo que os cientistas decidiram unir DNA alienígena com o de mulheres, por julgarem que fêmeas são "mais dóceis e mais controláveis". O fato de Sil fugir do laboratório e ainda espalhar alguns corpos pelo chão indica que estavam enganados.
Natasha Henstridge como Sil no filme 'A Experiência', de Roger Donaldson | Foto: © Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc. |
Atormentada por pesadelos e por sentimentos que não consegue entender, a menina híbrida não demora para revelar um de seus atributos: a taxa de crescimento acelerado. Basicamente, isso significa que antes que o espectador possa dizer "Sil quer telefonar para casa", ela já entrou no que pode ser descrito como um casulo, saindo de lá na forma de uma mulher perfeitamente esculpida (Henstridge), que provavelmente não teria problemas em conseguir uma vaga na agência de modelos mais próxima.
PUBLICIDADE
Mas se engana quem pensa que Sil está interessada no mundo glamouroso das passarelas. Ela quer é proliferar sua espécie, e julgando pela facilidade com que conquista os rapazes que encontra pelo caminho, é seguro dizer que nosso planeta corre o sério risco de ser povoado por bebês alienígenas sem que a humanidade perceba. Como já diziam os filósofos adolescentes de Prova Final: por que os extraterrestres invadiriam a Terra atirando, no estilo Independence Day, se podem entrar sorrateiramente pela porta dos fundos?
Imagem do filme 'A Experiência', de Roger Donaldson | Foto: © Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc. |
A Experiência conta com um elenco competente. Além de Henstridge, temos Ben Kingsley (A Lista de Schindler) como o cientista Xavier Fitch, que reúne uma equipe improvável para caçar a alienígena fujona. Michael Madsen (Kill Bill) faz o misterioso Preston Lennox, que auxilia a equipe na caçada. Alfred Molina (Homem-Aranha 2) interpreta o antropólogo Stephen Arden, e Marg Helgenberger (Instinto Secreto) surge como a bióloga molecular Laura Baker. O último membro do grupo, o perturbado e divertido empata Dan Smithson, é interpretado por Forest Whitaker (O Mordomo da Casa Branca).
O roteiro de Dennis Feldman garante que as ações de cada personagem tenham impacto significativo na história. A direção de Donaldson é segura, alternando entre momentos de investigação, cenas de ação e os encontros apimentados de Sil. Você também pode esperar por boas cenas de terror e uma dose generosa de violência gráfica. Basta dizer que Sil se estressa com frequência e, num piscar de olhos, muda de mulher sedutora para assassina blindada de olhos esbugalhados cujos ataques quase sempre são fatais.
Anthony Guidera e Natasha Henstridge como Robbie e Sil no filme 'A Experiência', de Roger Donaldson | Foto: © Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc. |
Homens que não tratam as mulheres híbridas com o devido respeito são punidos com rigor. Como Sil aprende com cada experiência, é questão de tempo até que ela fique inteligente o suficiente para não apenas enganar o grupo enviado pelo governo, mas também para transformar os caçadores caça. Isso rende cenas tensas em um quarto de hotel, além de uma batalha final agitada, ambientada no sistema de esgotos da cidade.
Mesmo que os efeitos digitais de A Experiência não tenham envelhecido muito bem, os efeitos práticos continuam insanamente divertidos. Se você não conhece essa delícia, recomendo muito que assista. Se já conhece, essa é uma boa hora para rever.
Nota: 8/10
Título Original: Species.
Gênero: Ficção científica, terror.
Produção: 1995.
Lançamento: 1995.
País: Estados Unidos.
Duração: 108 minutos.
Roteiro: Dennis Feldman.
Direção: Roger Donaldson.
Elenco: Natasha Henstridge, Ben Kingsley, Michael Madsen, Alfred Molina, Forest Whitaker, Marg Helgenberger, Michelle Williams, Jordan Lund, Don Fischer, Scott McKenna, Virginia Morris, Jayne Luke, David K. Schroeder, David Jensen, Esther Scott.
Passou há anos no SBT - recordo, ainda criança, a metamorfose bizarra dentro do trem😣. A última transmissão foi em 2013 - perdi😔. Mas pude assistir dias atrás😃👌.
ResponderExcluirAssisti muito esse filme no SBT. Bons tempos...
ResponderExcluir