Crítica | Vigiados (The Rental, 2020)

Dois casais vivem se deparam com surpresas desagradáveis em casa de praia no filme de estreia do diretor e co-roteirista Dave Franco


Imagem do filme 'Vigiados', de Dave Franco

O primeiro longa-metragem escrito e dirigido pelo ator Dave Franco conta história de dois casais que vão passar o final de semana em uma casa remota e se deparam com surpresas desagradáveis. Alguns o consideram um drama sobre relacionamentos bem feito, que perde o rumo no final. Outros o consideram um slasher pipocão que perde tempo demais fingindo ser importante.

Dan Stevens (Apóstolo), Alison Brie (Artista do Desastre), Sheila Vand (Garota Sombria Caminha pela Noite) e Jeremy Allen White (série Shameless) estrelam o longa roteirizado pelo próprio Franco, em parceria com Joe Swanberg.


$ads={1}


O jovem bem-sucedido Charlie (Stevens) está prestes a fechar um negócio lucrativo, e decide comemorar em em uma casa de praia alugada na internet. Ele vai acompanhado da esposa compreensiva Michelle (Brie) e da sócia e melhor amiga Mina (Vand). Mina é noiva do irmão problemático de Charlie, Josh (White), que também pega carona na viagem.

Imagem do filme 'Vigiados', de Dave Franco

Tirando que o proprietário é muito chato, o lugar parece acolhedor. E também parece o cenário perfeito para que um assassino mascarado apareça e toque o terror em todo mundo. Peguei a pipoca e fiquei esperando a matança começar. Mas não é assim que a banda toca em Vigiados. A prioridade dos roteiristas é desenvolver o relacionamento dos personagens. E eles levam a idéia tão a sério que, lá pela metade do filme, eu já estava me questionando se essa era mesmo uma produção de terror.


$ads={2}


Os personagens têm uma certa complexidade. Têm bastante história para contar. Ou, nesse caso, não contar. Quando seus segredinhos sujos são jogados no ventilador, o filme consegue atingir um nível de tensão razoável. Ele até flerta com o humor-negro, como na cena em que os personagens precisam recorrer a pedras para resolver um certo problema. Mas a condução lenta certamente me incomodou.

Imagem do filme 'Vigiados', de Dave Franco

O ritmo muda da água para o vinho no ato final, quando o tal assassino que eu estava esperando desde o início surge do nada para tentar compensar o tempo perdido. Sua aparição brusca rende confrontos, perseguições e mortes. Mas também desperta uma sensação desagradável de que todo aquele cuidado com a construção de personagens não serviu para nada. Aliás, eu percebi que é bem mais fácil gostar dos personagens rasos de slasher tradicionais do que desses, desenvolvidos por mais de uma hora.

Vigiados termina de maneira frustrante, no melhor estilo de Vende-se Esta Casa. Tem seus ocasionais bons momentos. Mas, na soma geral, decepciona.

Nota: 4

Título original: The Rental.
Gênero: Drama, suspense, terror.
Produção: 2020.
Lançamento: 2020.
País: Estados Unidos.
Duração: 88 minutos.
Roteiro: Dave Franco, Joe Swanberg.
Direção: Dave Franco.
Elenco: Dan Stevens, Alison Brie, Sheila Vand, Jeremy Allen White, Toby Huss, Connie Wellman, Chunk, Anthony Molinari, Amity Bacon, Chase Barker, Conor Barker, Kylie Barker, Bryant Brown, Andrew Buchanan, Briana Hutchens.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

1 Comentários

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem