Crítica | Vingança Muda (The Seasoning House, 2012)

Rosie Day interpreta jovem surda e muda que conhece os horrores da guerra no thriller de vingança do diretor e co-roteirista Paul Hyett


Imagem do filme 'Vingança Muda'
A atriz Rosie Day em imagem do filme 'Vingança Muda', de Paul Hyett


Uma jovem precisa escapar de uma casa onde prisioneiras de guerra são forçadas a se prostituir no filme de estreia do diretor de O Uivo, Paul Hyett. Só que para isso ela terá que passar por cima de seguranças e de uma milícia armada, responsável pelo assassinato de sua mãe.

Também conhecido pelo título de A Casa de Tolerância, o longa é baseado em relatos de atrocidades reais que aconteceram em países devastados pela guerra. A história é ambientada em 1996, em um país não identificado. Mas o roteiro co-escrito por Conal Palmer, Adrian Rigelsford e o próprio Hyett baseados em uma história original de Helen Solomon, faz referência à Guerra dos Bálcãs, conflitos bélicos que ocorreram na região do sudeste europeu no início do século XX.

$ads={1}

Rosie Day (Por um Corredor Escuro) estrela como Angel, uma jovem surda e muda que presencia a morte de sua mãe quando uma milícia armada ataca sua aldeia. Levada como prisioneira e vendida em um bordel localizado em uma região remota, ela é encarregada de drogar e maquiar outras mulheres e limpá-las depois de encontros brutais com clientes. Nunca fica claro por quanto tempo Angel é obrigada a seguir essa triste rotina. Mas em um certo momento ela decide reagir.

Imagem do filme 'Vingança Muda'
Rosie Day e Kevin Howarth em imagem do filme 'Vingança Muda', de Paul Hyett


O filme de Hyett começa com vibe de cinema de arte. A câmera se movimenta lentamente pelos cômodos da casa enquanto a ótima fotografia em tons sépia contrasta com o ambiente sujo e degradante. O silêncio predomina no primeiro ato, como um lembrete da condição da protagonista. A tensão se acumula até a metade do filme, quando a história mergulha no terreno dos thrillers de vingança feminina, na linha de Thriller: Um Filme Cruel (1973) e A Vingança de Jennifer (1978). 

$ads={2}

Para uma produção de baixo orçamento, Vingança Muda apresenta efeitos práticos impressionantes. Hyett já trabalhou no departamento de efeitos especiais de filmes como Abismo do Medo, Cabana Macabra e WAZ - Matemática da Morte. Ele domina bem essa arte, e usa seus conhecimentos para criar cenas de um realismo chocante. Uma delas, que dura cerca de cinco minutos, é simplesmente medonha.

Imagem do filme 'Vingança Muda'
Imagem do filme 'Vingança Muda', de Paul Hyett


Rosie Day faz um ótimo trabalho, expressando sem dizer uma única palavra a dor a devastação de Angel. Descobrimos bem cedo que a protagonista usa os vários dutos de ar espalhados pela casa para ter acesso ao quarto de outras prisioneiras. E a capacidade de se esgueirar sem ser detectada no espaço entre as paredes e andares também lhe dá uma vantagem significativa na missão de escapar dos ataques dos vilões, armados até os dentes e muito irritados com a ousadia da prisioneira rebelde.

A carismática Dominique Provost-Chalkley (Vingadores: Era de Ultron) surge como Vanya, uma jovem que conhece a linguagem dos sinais, faz amizade com Angel e acaba se tornando o gatilho para que a protagonista inicie sua vingança. Sean Pertwee (Cães de Caça) cumpre com louvor a missão de entregar um personagem abominável, Goran, o líder da milícia responsável pelo ataque à cidade de Angel. O mesmo pode ser dito de Kevin Howarth (Caçador de Almas), que interpreta o cruel Viktor, dono da casa dos horrores.

Imagem do filme 'Vingança Muda'
As atrizes Dominique Provost-Chalkley e Rosie Day em imagem do filme 'Vingança Muda', de Paul Hyett


Vingança Muda retrata os horrores da guerra e as dimensões da maldade e da indiferença humana de maneira brutal, angustiante e implacável. Não é um filme fácil de assistir, e eu recomendo inclusive que o público mais sensível fique longe dele. Já para aqueles que estão familiarizados com filmes de terror hardcore, Vingança Muda é uma obra obrigatória. Você certamente não vai se esquecer dele tão cedo.

Nota: 7

Título original: The Seasoning House.
Gênero: Suspense, terror, drama.
Produção: 2012.
Lançamento: 2013.
País: Reino Unido.
Duração: 90 minutos.
Roteiro: Paul Hyett, Conal Palmer, Adrian Rigelsford, Helen Solomon.
Direção: Paul Hyett.
Elenco: Rosie Day, Sean Pertwee, Kevin Howarth, Anna Walton, Jemma Powell, David Lemberg, Amanda Wass, Sean Cronin, Tomi May, Emma Britton, Katy Allen, Thomas Worthington, Gina Abolins, Dominique Provost-Chalkley, Fabiano De Souza Ramos.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem