Rosie Day interpreta jovem surda e muda que conhece os horrores da guerra no thriller de vingança do diretor e co-roteirista Paul Hyett
A atriz Rosie Day em imagem do filme 'Vingança Muda', de Paul Hyett |
Uma jovem precisa escapar de uma casa onde prisioneiras de guerra são forçadas a se prostituir no filme de estreia do diretor de O Uivo, Paul Hyett. Só que para isso ela terá que passar por cima de seguranças e de uma milícia armada, responsável pelo assassinato de sua mãe.
Também conhecido pelo título de A Casa de Tolerância, o longa é baseado em relatos de atrocidades reais que aconteceram em países devastados pela guerra. A história é ambientada em 1996, em um país não identificado. Mas o roteiro co-escrito por Conal Palmer, Adrian Rigelsford e o próprio Hyett baseados em uma história original de Helen Solomon, faz referência à Guerra dos Bálcãs, conflitos bélicos que ocorreram na região do sudeste europeu no início do século XX.
Rosie Day (Por um Corredor Escuro) estrela como Angel, uma jovem surda e muda que presencia a morte de sua mãe quando uma milícia armada ataca sua aldeia. Levada como prisioneira e vendida em um bordel localizado em uma região remota, ela é encarregada de drogar e maquiar outras mulheres e limpá-las depois de encontros brutais com clientes. Nunca fica claro por quanto tempo Angel é obrigada a seguir essa triste rotina. Mas em um certo momento ela decide reagir.
Rosie Day e Kevin Howarth em imagem do filme 'Vingança Muda', de Paul Hyett |
O filme de Hyett começa com vibe de cinema de arte. A câmera se movimenta lentamente pelos cômodos da casa enquanto a ótima fotografia em tons sépia contrasta com o ambiente sujo e degradante. O silêncio predomina no primeiro ato, como um lembrete da condição da protagonista. A tensão se acumula até a metade do filme, quando a história mergulha no terreno dos thrillers de vingança feminina, na linha de Thriller: Um Filme Cruel (1973) e A Vingança de Jennifer (1978).
Para uma produção de baixo orçamento, Vingança Muda apresenta efeitos práticos impressionantes. Hyett já trabalhou no departamento de efeitos especiais de filmes como Abismo do Medo, Cabana Macabra e WAZ - Matemática da Morte. Ele domina bem essa arte, e usa seus conhecimentos para criar cenas de um realismo chocante. Uma delas, que dura cerca de cinco minutos, é simplesmente medonha.
Imagem do filme 'Vingança Muda', de Paul Hyett |
Rosie Day faz um ótimo trabalho, expressando sem dizer uma única palavra a dor a devastação de Angel. Descobrimos bem cedo que a protagonista usa os vários dutos de ar espalhados pela casa para ter acesso ao quarto de outras prisioneiras. E a capacidade de se esgueirar sem ser detectada no espaço entre as paredes e andares também lhe dá uma vantagem significativa na missão de escapar dos ataques dos vilões, armados até os dentes e muito irritados com a ousadia da prisioneira rebelde.
A carismática Dominique Provost-Chalkley (Vingadores: Era de Ultron) surge como Vanya, uma jovem que conhece a linguagem dos sinais, faz amizade com Angel e acaba se tornando o gatilho para que a protagonista inicie sua vingança. Sean Pertwee (Cães de Caça) cumpre com louvor a missão de entregar um personagem abominável, Goran, o líder da milícia responsável pelo ataque à cidade de Angel. O mesmo pode ser dito de Kevin Howarth (Caçador de Almas), que interpreta o cruel Viktor, dono da casa dos horrores.
As atrizes Dominique Provost-Chalkley e Rosie Day em imagem do filme 'Vingança Muda', de Paul Hyett |
Vingança Muda retrata os horrores da guerra e as dimensões da maldade e da indiferença humana de maneira brutal, angustiante e implacável. Não é um filme fácil de assistir, e eu recomendo inclusive que o público mais sensível fique longe dele. Já para aqueles que estão familiarizados com filmes de terror hardcore, Vingança Muda é uma obra obrigatória. Você certamente não vai se esquecer dele tão cedo.
Nota: 7
Título original: The Seasoning House.
Gênero: Suspense, terror, drama.
Produção: 2012.
Lançamento: 2013.
País: Reino Unido.
Duração: 90 minutos.
Roteiro: Paul Hyett, Conal Palmer, Adrian Rigelsford, Helen Solomon.
Direção: Paul Hyett.
Elenco: Rosie Day, Sean Pertwee, Kevin Howarth, Anna Walton, Jemma Powell, David Lemberg, Amanda Wass, Sean Cronin, Tomi May, Emma Britton, Katy Allen, Thomas Worthington, Gina Abolins, Dominique Provost-Chalkley, Fabiano De Souza Ramos.
Tags
Criticas