Crítica | Hunted - Quem Tem Medo do Lobo Mau? (Hunted, 2020)

Lucie Debay descobre que a companhia de lobos é melhor que a de homens em 'Hunted - Quem Tem Medo do Lobo Mau?', o surpreendente thriller de vingança de Vincent Paronnaud


Lucie Debay em imagem do filme 'Hunted - Quem Tem Medo do Lobo Mau?', de Vincent Paronnaud
Lucie Debay em imagem do filme 'Hunted - Quem Tem Medo do Lobo Mau?', de Vincent Paronnaud


Hunted é um filme original do Shudder, serviço de streaming voltado para o cinema de gênero. É também o novo trabalho do francês Vincent Paronnaud, co-diretor da elogiada animação Persépolis. Lucie Debay (A Nossa Espera), Arieh Worthalter (Promessa ao Amanhecer) e Ciaran O’Brien (série Misfits) estrelam o longa-metragem, roteirizado pelo próprio Paronnaud em parceria com Léa Pernollet, Stephen Shields e David H. Pickering.

Debay interpreta Ève, uma jovem mulher que deixou recentemente a França para supervisionar a construção de um conjunto habitacional em um país sem nome, presumivelmente a Irlanda. Após sobreviver a um dia de trabalho estressante, aguentar as cobranças de um chefe que a subestima, e lidar (ou, nesse caso, não lidar) com um suposto ex-namorado que não para de ligar, Ève resolve tomar um drink no bar mais próximo. O problema é que ela acaba chamando a atenção de figuras indesejadas, e precisará lutar para sobreviver à pior noite de sua vida.

PUBLICIDADE

O filme habilmente executado de Paronnaud está carregado de alusões àquele famoso conto sobre a menina de capuz vermelho que pega a estrada para levar doces para a avó que vive reclusa na floresta. Nossa heroína inclusive tem seu próprio casaco vermelho, com direito a capuz. Ela também encontra lobos, de natureza animal e humana. Alguns mostram os dentes grandes bem cedo. Outros tomam o cuidado de se disfarçar com pele de cordeiro.

Lucie Debay em imagem do filme 'Hunted - Quem Tem Medo do Lobo Mau?', de Vincent Paronnaud
Arieh Worthalter em imagem do filme 'Hunted - Quem Tem Medo do Lobo Mau?', de Vincent Paronnaud


Esse esforço para se enquadrar no contexto da mitologia e das fábulas fica claro na cena de abertura com a participação da atriz Simone Milsdochter (Além das Palavras), e funciona para ajudar o público a absorver algumas decisões surreais do roteiro. Mas não se engane, porque embora faça acenos para os contos de fadas e o subtítulo nacional, Quem Tem Medo do Lobo Mal?, reforce a ligação, Hunted é tudo, menos um filme para crianças. Na verdade, há mais temas adultos e cenas de violência explícita aqui, do que se vê na maioria dos filmes de terror da atualidade.

PUBLICIDADE

A jornada de Ève começa com gostinho de Depois de Horas (1985), aquele filme delicioso de Martin Scorsese onde um encontro vira um pesadelo para o personagem de Griffin Dunne. O segundo ato, ambientado em uma floresta antiga e encharcada, alterna entre thriller de sobrevivência e slasher, chegando a flertar com o sobrenatural. O terceiro, muito mais frenético e sangrento, abraça elementos de filmes de vingança feminina na linha de A Vingança de Jennifer (1978), de Meir Zarchi, e Vingança (2017), de Coralie Fargeat.

Lucie Debay em imagem do filme 'Hunted - Quem Tem Medo do Lobo Mau?', de Vincent Paronnaud
Lucie Debay em imagem do filme 'Hunted - Quem Tem Medo do Lobo Mau?', de Vincent Paronnaud


Debay faz um bom trabalho como a protagonista, que passa por uma transformação psicológica feroz enquanto o diretor cuida de providenciar, de maneira cômica e novamente surreal, um visual que acompanha a mudança. O’Brien convence como o sequestrador inseguro, cujo azar chega a provocar risos. Worthalter rouba muitas cenas como o assassino implacável e completamente imprevisível que persegue Ève o filme inteiro.

Gostar ou não deste conto de fadas sombrio, violento e inquietante depende muito da disposição de cada um em aceitar as excentricidades do roteiro. Mas se, assim como eu, você comprar a bizarra cena do acidente que joga a história definitivamente no terreno da fantasia distorcida, há uma boa chance de que se divirta muito com o resto do filme.

Nota: 8/10

Título original: Hunted.
Gênero: Suspense, terror.
Produção: 2020.
Lançamento: 2020.
País: Bélgica, França, Irlanda.
Duração: 87 minutos.
Roteiro: Vincent Paronnaud, Léa Pernollet, Stephen Shields, David H. Pickering.
Direção: Vincent Paronnaud.
Elenco: Lucie Debay, Arieh Worthalter, Ciaran O'Brien, Ryan Brodie, Simone Milsdochter, Mikael Sladden, Bruce Ellison, Gilles Vandeweerd, Leila Putcuips, Clélia Zanini, Kevin Van Doorslaer, Jean-Mathias Pondant, Guillaume Kerbusch, Vladimir Ryelandt, Alexis Vandendaelen.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

1 Comentários

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem