Crítica | Aqueles Que Me Desejam a Morte (Those Who Wish Me Dead, 2021)

Angelina Jolie interpreta bombeira que tenta proteger menino perseguido por assassinos profissionais no novo filme do diretor Taylor Sheridan


Angelina Jolie em imagem do filme 'Aqueles Que Me Desejam a Morte', de Taylor Sheridan | ©New Line Cinema


Taylor Sheridan, o roteirista de Sicario: Terra de Ninguém e diretor de Terra Selvagem, está de volta com um novo projeto: Aqueles Que Me Desejam a Morte, um híbrido de drama, ação e suspense baseado no romance de mesmo nome do autor Michael Koryta. O longa estava pronto desde 2019, mas só estreou na semana passada em cinemas americanos e no HBO Max. A previsão é que ele seja lançado no Brasil neste final de semana.

A trama, ambientada nas florestas de Montana, EUA, segue a rotina da bombeira Hannah Faber, do dedicado policial Ethan e de sua esposa grávida, Allison. Suas vidas mudarão violentamente após a chegada de Connor, um menino que presenciou um crime brutal e agora está sendo perseguido por dois assassinos profissionais.




O filme de Sheridan me ganhou em seus minutos iniciais, com uma cena impactante que estabelece os vilões Ethan e Jack, personagens desumanos e imprevisíveis, tão implacáveis quanto o incêndio florestal que também ameaça a vida dos protagonistas. Eles são interpretados pelos atores Aidan Gillen (série Game of Thrones) e Nicholas Hoult (série Skins), e seus ataques são valorizados pelo bom trabalho da equipe de maquiagem e de efeitos especiais.

Angelina Jolie e Jon Bernthal em imagem do filme 'Aqueles Que Me Desejam a Morte', de Taylor Sheridan | ©New Line Cinema


Angelina Jolie (Tomb Raider) está bem como a bombeira traumatizada em busca de redenção, com reputação de ser mais louca do que a maioria de seus colegas. Hannah foi reprovada em sua última avaliação psicológica após uma falha de julgamento que terminou em tragédia, e acabou sendo designada para um trabalho solitário em uma das torres de observação de incêndios no meio da floresta.




A personagem de Jolie é colocada em segundo plano por cerca de uma hora, mas ganha seu devido destaque na metade final e, especialmente, no último ato, marcado por cenas eletrizantes e confrontos tensos.  Finn Little (Amigos Para Sempre), que interpreta o garoto em apuros, tem uma boa química com ela. E o ator mirim também não decepciona nas várias cenas onde divide espaço com Jake Weber (A casa da praia), que interpreta seu pai.

Medina Senghore e Jon Bernthal em imagem do filme 'Aqueles Que Me Desejam a Morte', de Taylor Sheridan | ©New Line Cinema


Jon Bernthal (série Punisher) faz o policial que é arrastado para o meio do conflito. Gostei da dinâmica entre ele e a esposa Allison, interpretada por Medina Senghore (Medina Senghore, de Keeping Company). E gostei mais ainda da maneira como Allison subverte expectativas. Sua participação é relativamente pequena, mas ela acaba se tornando uma das personagens mais importantes do filmes.

À exceção da Hannah de Jolie, o roteiro não se preocupa em fornecer detalhes sobre os personagens. O líder dos vilões, interpretado por Tyler Perry (O Limite da Traição), por exemplo, aparece em uma cena e depois some do filme, Isso não chegou a me incomodar. Mas quem está familiarizado com os trabalhos anteriores do diretor, marcados por personagens complexos, talvez sinta falta de um aprofundamento maior.

Finn Little e Angelina Jolie em imagem do filme 'Aqueles Que Me Desejam a Morte', de Taylor Sheridan | ©New Line Cinema


Algumas cenas, como o incêndio seletivo e a fuga em campo aberto durante a tempestade, são meio forçadas. Mas como o primeiro ato estabelece bem o comportamento hardcore de Hannah e eu já estava suficientemente empolgado com o filme, acabei oferecendo a pequena dose de suspensão de descrença que as situações pediam.

Nota: 6/10

Título original: Those Who Wish Me Dead.
Gênero: Suspense, ação, drama.
Produção: 2021.
Lançamento: 2021.
País: Canadá, Estados Unidos.
Duração: 100 minutos.
Roteiro: Michael Koryta, Charles Leavitt, Taylor Sheridan.
Direção: Taylor Sheridan.
Elenco: Angelina Jolie, Finn Little, Jon Bernthal, Aidan Gillen, Nicholas Hoult,
Jake Weber, Medina Senghore, Tyler Perry, Boots Southerland, Tory Kittles, James Jordan, Lora Martinez-Cunningham, Howard Ferguson Jr., Ryan Jason Cook, Laura Niemi, Dylan Kenin, Faith Lynch.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem