Crítica | Enquanto Você Dorme (Mientras duermes, 2011)

Luis Tosar e Marta Etura estrelam 'Enquanto Você Dorme', thriller psicológico surpreendente e perturbador do co-diretor de '[Rec]', Jaume Balagueró


Arte do filme 'Enquanto Você Dorme', de Jaume Balagueró. Foto: © Federico Mazza
Arte do filme 'Enquanto Você Dorme', de Jaume Balagueró. Foto: © Federico Mazza


Quando um personagem de filme de terror começa a ser perseguido por um cara mascarado carregando um facão ou outro objeto cortante manchado de sangue, ele geralmente percebe que sua vida corre perigo. Mas existe outro tipo de vilão cujos métodos são tão discretos que ele pode destruir o protagonista com um simples diálogo. Ou, pior ainda, fazer com que sofra o filme inteiro sem sequer notar que a ameaça existe.

Essa figura está presente em Enquanto Você Dorme, um thriller psicológico surpreendente e inquietante que explora os limites da maldade e da obsessão. Estrelado por Luis Tosar (Ninho de Musaranho) e Marta Etura (Azul Escuro Quase Preto), o longa-metragem é dirigido pelo mestre do terror espanhol Jaume Balagueró, realizador de Musa e co-diretor do assustador found footage [Rec]. O título do filme inclusive é o mesmo do programa de TV apresentado pela repórter Angela Vidal em [Rec].

Marta Etura e Luis Tosar em imagem do filme 'Enquanto Você Dorme'
Marta Etura e Luis Tosar em imagem do filme 'Enquanto Você Dorme', de Jaume Balagueró | © 2011 - Filmax Entertainment


Tosar interpreta César, um homem de meia-idade que trabalha como porteiro em um adorável prédio de apartamentos em Barcelona. Nós o conhecemos na cena de abertura, acordando ao lado de uma das moradoras do prédio: a encantadora Clara (Etura), uma jovem de otimismo contagiante que depois o cumprimenta no saguão com um sorriso que, estranhamente, parece mais de uma conhecida do que de uma amante.

PUBLICIDADE

A rotina de Clara se resume em trabalhar e dormir. A de César se resume em trabalhar, visitar a mãe doente e lidar com as abordagens de uma menina estranha, Úrsula (Iris Almeida), que fala com ele em tom ameaçador. Revelar mais sobre o enredo seria spoiler. Mas como já adiantei nos primeiros parágrafos, existe um vilão nessa história, e suas maldades fazem Ángel, o cadeirante vingativo de Remédio Amargo, parecer um escoteiro.

Marta Etura e Luis Tosar em imagem do filme 'Enquanto Você Dorme'
Marta Etura e Luis Tosar em imagem do filme 'Enquanto Você Dorme', de Jaume Balagueró | © 2011 - Filmax Entertainment


Enquanto Você Dorme aborda temas como solidão, inveja e o mal escondido dentro de cada ser humano. O tom oscila entre o suspense angustiante e a exploração psicológica profunda. A habilidade de Balagueró em construir tensão é exemplar, permitindo que o suspense se desenvolva organicamente e mantenha o público atraído até o final perturbador. O design de produção é eficiente na criação do cenário do pesadelo urbano onde a história se desenrola.

PUBLICIDADE

O desenvolvimento do filme é lento e a única cena de morte acontece na reta final. Mas existem outras formas de violência aqui, e o impacto delas é tão ou mais devastador do que a violência gráfica. Balagueró e seu roteirista sabem disso e, da mesma forma que seu vilão age nos bastidores para infernizar a vida de suas vítimas, trabalham discretamente para garantir que a experiência do espectador seja a mais desconfortável possível.

Iris Almeida em imagem do filme 'Enquanto Você Dorme'
Iris Almeida em imagem do filme 'Enquanto Você Dorme', de Jaume Balagueró | © 2011 - Filmax Entertainment


Os métodos para causar desconforto incluem mostrar a maioria dos eventos horríveis sob a perspectiva do vilão, colocando o público na posição de cúmplice involuntário de suas atrocidades. O diretor chega inclusive a filmá-lo no chuveiro, em sua forma mais vulnerável, tentando estabelecer uma ligação íntima entre o público e a figura odiosa. Não satisfeito, lá pela metade do filme, ele dá um passo à frente, colocando seu monstro em uma situação de perigo e incentivando o espectador a torcer para que ele escape.

A cena do vilão em apuros tem uma aura cômica, algo realmente estranho considerando a quantidade de temas pesados que o filme aborda. Mas se você assistiu ao hilário Acampamento do Terror, sobre uma epidemia zumbificante com prazo de validade, sabe que extrair humor de situações que não deveriam ser engraçadas é uma das características de Alberto Marini, que assina o roteiro de Enquanto Você Dorme.

Imagem do filme 'Enquanto Você Dorme'
Imagem do filme 'Enquanto Você Dorme', de Jaume Balagueró | © 2011 - Filmax Entertainment


O filme conta com atuações notáveis de Luis Tosar, Marta Etura e Iris Almeida. Há alguns diálogos expositivos, mas na maior parte do tempo Marini permite que o público preencha lacunas e descubra sozinho o que está acontecendo, e o quão sinistra e perigosa uma pessoa aparentemente normal pode ser. Alguns poderão dizer que as motivações do vilão são fracas. São mesmo, mas para mim esse detalhe o torna ainda mais assustador.

Enquanto Você Dorme é um pesadelo psicológico envolvente e perturbador, tecido com maestria por Balagueró. Um trabalho cinematográfico impressionante que merece ser apreciado por amantes do suspense e da psicologia humana.

Nota: 8.5/10

Título original: Mientras duermes.
Gênero: Suspense, crime, drama.
Produção: 2011.
Lançamento: 2011.
País: Espanha.
Duração: 1h 42min.
Roteiro: Alberto Marini.
Direção: Jaume Balagueró.
Elenco: Luis Tosar, Marta Etura, Alberto San Juan, Petra Martínez, Iris Almeida, Carlos Lasarte, Amparo Fernández, Roger Morilla, Pep Tosar, Margarita Roset, Ruben Ametllé, Manel Dueso, Tony Corvillo, Ricard Sadurní, Xavier Pujolràs, Oriol Genís, Iker López, Dolors Vidal, Patricia Arredondo, Xavier Calvet, Gemma Nierga, Carles Pérez.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

3 Comentários

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

  1. Este filme é do tipo que você irá assistir, passarão anos e você ainda irá sentir o gosto amargo que ele deixou na boca quando acabou. Mesmo sentimento de MIss Violence (2013)

    ResponderExcluir
  2. Filme de merda e essa crítica é pior ainda. Quem torce pra um vilão só pode ser doente como ele. Eu torci pra ele ser pego, isso sim! Perdi 01:40 da minha vida com esta porra.

    ResponderExcluir
  3. Não perca seu tempo assistindo esse filme, o final foi um verdadeiro show de horror.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem