Dave Bautista interpreta líder de mercenários em missão numa Las Vegas tomada por zumbis no novo filme de Zack Snyder
Dave Bautista em imagem do filme 'Army of the Dead: Invasão em Las Vegas', de Zack Snyder | ©Netflix |
Produção original da Netflix, Army of the Dead segue um grupo de mercenários que é contratado para recuperar 200 milhões de dólares de um cassino em Las Vegas, depois que um acidente com uma carga do exército transformou a população da cidade em mortos-vivos sedentos por carne humana. É uma premissa semelhante à do recente Invasão Zumbi 2: Península, só que com resultado bem superior.
O longa é dirigido por Zack Snyder, cineasta que passou a última década dirigindo filmes baseados em histórias em quadrinhos. Ele é responsável por 300, O Homem de Aço, Batman Vs Superman e Liga da Justiça. Mas Snyder também tem experiência com o mundo maravilhoso dos zumbis esfomeados. Basta lembrar que seu primeiro longa-metragem foi Madrugada dos Mortos, um ótimo remake de um dos clássicos do mestre George Romero.
O condecorado e traumatizado militar Scott Ward (Dave Bautista, de Guardiões da Galáxia) lidera o grupo de mercenários, que ainda conta com os amigos cascas-grossas Maria Cruz e Vanderohe (Ana de la Reguera, de Jessabelle: O Passado Nunca Morre, e Omari Hardwick, de Sem Perdão) e o especialista em arrombamento de cofres Dieter (Matthias Schweighöfer, de 100 coisas). Dieter serve como alívio cômico. Mas quem me fez rir mesmo foi a piloto de helicópteros Marianne, interpretada por Tig Notaro (De Repente Uma Família).
Nora Arnezeder em imagem do filme 'Army of the Dead: Invasão em Las Vegas', de Zack Snyder | ©Netflix |
Ella Purnell (O Lar das Crianças Peculiares) interpreta a filha de Scott, Kate, que tem seus próprios motivos para retornar à Las Vegas devastada. É ela quem toma a maioria das decisões duvidosas, clássicas de filmes do gênero, o que garante uma cena de ação extra no final. Nora Arnezeder (Maníaco) surge como Lilly, também conhecida como Coyote, que guia os mercenários em seu tour pela cidade dos horrores. Acabei gostando da maioria dos personagens. Mas Lilly, com certeza, foi a minha favorita.
Army of the Dead começa com o pé no acelerador, esbanjando aquele charme de filme B que tanto amamos. A cena de abertura é seguida por um delicioso videoclip que mostra como a infecção se espalhou por Las Vegas e como a cidade foi isolada do resto do mundo por uma muralha de containers. Essa sequência, bem no estilo da abertura de Watchmen, entra facilmente para a lista de momentos mais memoráveis da carreira do diretor.
Imagem do filme 'Army of the Dead: Invasão em Las Vegas', de Zack Snyder | ©Netflix |
O filme desacelera bastante na hora seguinte, mas a história flui relativamente bem. Pelo menos até o momento em que o grupo entra em Las Vegas, quando temos muitos diálogos e até situações que acrescentam pouco ou quase nada ao filme e acabam comprometendo a diversão. Acredito que pelo menos 20 minutos poderiam ter sido eliminados do corte final, sem risco de atrapalhar a história.
A boa notícia é que Snyder recompensa o público pela paciência, entregando muitas cenas alucinantes de ação. Os fãs dos filmes de terror não são esquecidos. Além dos mortos-vivos tradicionais, que estão no filme para levar tiros, distribuir mordidas e engatilhar uma cena tensa em um corredor mal iluminado, temos os zumbis evoluídos liderados pelo paciente zero, Zeus. Também temos uma quantidade absurda de cenas sangrentas. E, é claro, temos um tigre zumbi, que garante uma das melhores cenas de morte do filme.
Ella Purnell em imagem do filme 'Army of the Dead: Invasão em Las Vegas', de Zack Snyder | ©Netflix |
Snyder e seus co-roteiristas espalham alguns easter eggs pelo caminho, permitindo que o público teorize sobre alienígenas, zumbis-robôs e até loopings temporais. O final abre as portas para uma sequência. Ainda é cedo para dizer se vai sair. Mas como a Netflix já confirmou uma série animada de Army of the Dead, é seguro dizer que o universo de mortos-vivos de Snyder está apenas começando.
Nota: 6
Título original: Army of the Dead.
Gênero: Ação, terror.
Produção: 2021.
Lançamento: 2021.
País: Estados Unidos.
Duração: 128 minutos.
Roteiro: Zack Snyder, Shay Hatten, Joby Harold.
Direção: Zack Snyder.
Elenco: Dave Bautista, Ella Purnell, Ana de la Reguera, Omari Hardwick, Theo Rossi, Matthias Schweighöfer, Nora Arnezeder, Hiroyuki Sanada, Garret Dillahunt, Tig Notaro, Raúl Castillo, Huma Qureshi, Samantha Win, Richard Cetrone, Michael Cassidy, Steve Corona, Chelsea Edmundson, Zach Rose.