Festa do pijama vira banho de sangue em 'The Slumber Party - O Massacre'; slasher é dirigido por Amy Holden Jones e produzido por Roger Corman
Debra De Liso, Andree Honore e Michelle Michaels em imagem do filme 'The Slumber Party - O Massacre', de Amy Holden Jones |
Quando a ativista da causa feminina Rita Mae Brown escreveu o roteiro de 'Sleepless Nights' ('Noites Sem Dormir', em tradução livre), sua intenção era fazer uma paródia dos filmes slashers adolescentes que viraram febre no início da década de 1980. Seu roteiro ficou engavetado por algum tempo, até que Amy Holden Jones, que estava construindo sua carreira com edição de filmes, decidiu transformá-lo em seu primeiro trabalho como diretora.
A própria Jones fez alguns ajustes no roteiro, para deixar o filme mais sério. 'Sleepless Nights' virou 'Don't Open the Door' ('Não Abra a Porta') e, finalmente, The Slumber Party Massacre ('Massacre na Festa do Pijama'). Com o aval do lendário produtor Roger Corman (Criaturas das Profundezas) e um orçamento de US$ 250 mil, surgia mais um slasher oitentista amado pelos fãs e odiado pelos críticos. No Brasil, o longa de Jones é conhecido por dois títulos diferentes: The Slumber Party - O Massacre, ou simplesmente O Massacre.
Brinke Stevens em imagem do filme 'The Slumber Party - O Massacre', de Amy Holden Jones |
Ambientado em um subúrbio de Venice, Los Angeles, o filme segue Trish Devereaux (Michelle Michaels, de Reveillon Maldito), uma estudante do ensino médio que aproveita a viagem dos pais para organizar uma festa do pijama. Suas amigas concordam rapidamente com a idéia. Provavelmente a vizinha Valerie (Robin Stille, de Guerreiro Americano 4) também participaria, se não tivesse ouvido comentários maldosos sobre ela no banheiro feminino do colégio.
Enquanto Valerie fica na casa ao lado cuidando de sua irmã assustadora (a estreante Jennifer Meyers), Trish e suas amigas festeiras precisam lidar com coisas mais assustadoras ainda, como dois sujeitos que ficam espionando na janela enquanto elas trocam de roupa, e um vizinho que gosta de aterrorizar caramujos no quintal. Enquanto isso, o rádio, a TV e os jornais informam sobre um assassino que fugiu de um manicômio e está espalhando corpos pela cidade. Será que ele vai invadir a festa do pijama de nossa heroína? Sim, ele vai.
Imagem do filme 'The Slumber Party - O Massacre', de Amy Holden Jones |
O vilão Russ Thorn, interpretado por Michael Villella (Orquídea Selvagem) é bem diferente da figura que estamos acostumados a ver em slashers. Ele não usa máscara, e seu rosto passa uma estranha sensação de "esse é um cara que a gente pode encontrar a qualquer momento na rua". Mais tarde o ator revelou que criou toda uma história de fundo para seu personagem, muito além do que é mencionado no filme.
Villella também isolou-se deliberadamente e evitou falar com os outros membros do elenco durante as filmagens, o que ajudou a assustar as jovens atrizes. O assassino ataca com uma furadeira. E considerando que esse filme foi feito dois anos antes do maravilhoso Dublê de Corpo colocar as furadeiras no centro de um debate freudiano caloroso, podemos dizer que The Slumber Party: O Massacre é uma obra visionária.
Debra De Liso, Michelle Michaels e Andree Honore em imagem do filme 'The Slumber Party - O Massacre', de Amy Holden Jones |
A diretora tempera o massacre com uma fina camada de humor-negro, herança do roteiro original de Rita Mae Brown. Como estamos falando de um slasher oitentista produzido por Roger Corman, você pode esperar por muita nudez gratuita. E, é claro, por uma boa quantidade de momentos sangrentos, principalmente no último ato, quando o assassino de olhos arregalados finalmente invade a festa, forçando Trish, suas amigas e vizinhas, a partir para o confronto final.
Apesar de algumas situações toscas e de seus problemas de ritmo, The Slumber Party - O Massacre é um filme muito divertido. Com o passar dos anos, ganhou uma enorme legião de fãs e atingiu o status de cult clássico. O slasher ganhou duas sequências e mais quatro filmes não oficiais. E se você pensa que a festa do pijama acabou, saiba que um remake já está pronto e deve estrear ainda este ano.
Nota: 6.8/10
Título original: The Slumber Party Massacre.
Gênero: Terror.
Produção: 1982.
Lançamento: 1982.
País: Estados Unidos.
Duração: 1h 17min.
Roteiro: Rita Mae Brown, Amy Holden Jones (não creditada).
Direção: Amy Holden Jones.
Elenco: Michelle Michaels, Robin Stille, Michael Villella, Debra De Liso, Andree Honore, Gina Smika Hunter, Jennifer Meyers, Joseph Alan Johnson, David Millbern, Jim Boyce, Pamela Roylance, Brinke Stevens, Rigg Kennedy, Jean Vargas, Anna Patton, Howard Purgason, Pamela Canzano, Aaron Lipstadt, Francis Menendez, Amy Aquino.