Crítica | A Viúva das Sombras (Vdova, 2020)

Equipe de resgate é assombrada por espírito maligno em 'A Viúva das Sombras', do diretor estreante Ivan Minin


Imagem do filme 'A Viúva das Sombras'
A atriz Viktotiya Potemina em imagem do filme 'A Viúva das Sombras, de Ivan Minin | ©Tiberius Film


Filme de estreia do diretor Ivan Minin, A Viúva das Sombras nos leva para uma área densamente arborizada ao norte de São Petersburgo, na Rússia. Entrevistas com moradores da região revelam que várias pessoas desapareceram na região nas últimas décadas. Alguns são encontrados mortos e nus. Alguns nunca são encontrados. Muitos acreditam que um espírito maligno é responsável por essas atrocidades.

Uma equipe de busca e resgate liderada por Andrey (Konstantin Nesterenko) entra na floresta escura com a missão de encontrar um menino desaparecido. Ao invés disso, encontram uma mulher (Margarita Bychkova), nua e em estado de choque. Eles começam presenciar eventos estranhos e, isolados e assustados, percebem que a lenda da Viúva das Sombras pode ser real.


PUBLICIDADE


As imagens da floresta são um dos aspectos mais fortes em A Viúva das Sombras. O cenário fica ainda mais assustador graças a figuras feitas de palha que, volta e meia, aparecem no caminho dos protagonistas. Tanto a montagem quanto a trilha sonora trabalham em harmonia para passar a sensação de que algo ruim está prestes a acontecer. O design de som é certeiro, e cada ruído aleatório cria uma camada extra de insegurança para todos.

Imagem do filme 'A Viúva das Sombras'
Viktotiya Potemina e Anastasiya Gribova em imagem do filme 'A Viúva das Sombras, de Ivan Minin | ©Tiberius Film


Às vezes o diretor mostra coisas que os personagens não conseguem ver. Em outras, foca na reação deles diante de coisas que não conseguimos enxergar. Ocasionalmente Minin consegue criar momentos arrepiantes, como o encontro de dois personagens em uma construção em ruínas e, é claro, aquela cena envolvendo o cachorro. Ok, o cachorro está presente em boa parte do filme. Mas você saberá do que estou falando quando o momento chegar.


PUBLICIDADE


O roteiro escrito por Natalya Dubovaya e Ivan Kapitonov (os mesmos de A Sereia: Lago dos Mortos) em parceria com o próprio Minin, não revela nada sobre o passado dos personagens e também não perde tempo tentando desenvolvê-los. Eles estão no filme para cumprir seu papel de existir pelo bem da trama, o que inclui reagir para superar os obstáculos que surgem pelo caminho, e entrar em desespero quando a situação exige.

Imagem do filme 'A Viúva das Sombras'
Viktotiya Potemina em imagem do filme 'A Viúva das Sombras, de Ivan Minin | ©Tiberius Film


A personagem que recebe mais atenção do roteiro é a estagiária Viktoria (Viktotiya Potemina), que está aprendendo o básico para se juntar à equipe de resgate. A jornalista Kristina (Anastasiya Gribova) tenta acompanhá-los para registrar o resgate. Muito do que é mostrado vem das gravações de Kristina, o que aproxima A Viúva das Sombras do found footage espanhol [REC], onde a apresentadora de um programa televisivo acompanha uma equipe do corpo de bombeiros e se depara com a matéria mais assustadora de sua vida.

Mas a maior fonte de inspiração de A Viúva das Sombras é mesmo A Bruxa de Blair. O filme tem um desenvolvimento lento, e isso provavelmente vai incomodar parte do público. Eu só senti o peso da lentidão perto do último ato, mas em alguns momentos cheguei mesmo a pensar que o diretor e seus co-roteiristas estavam apenas provocando o espectador com possibilidades que talvez nunca se concretizassem.

Imagem do filme 'A Viúva das Sombras'
Anastasiya Gribova em imagem do filme 'A Viúva das Sombras, de Ivan Minin | ©Tiberius Film


A boa notícia é que, nos 20 minutos finais, Minin corre atrás do prejuízo e libera seu fantasma para atacar com mais intensidade. A má notícia é que a qualidade do filme cai bastante. Os eventos parecem repentinos e atropelados, e a maioria deles contradiz regras estabelecidas minutos antes. Ainda que não arruínem o filme, as decisões tomadas no ato final comprometeram bastante minha experiência.

Nota: 5/10

Título original: Vdova.
Gênero: Terror.
Produção: 2020.
Lançamento: 2021.
País: Rússia.
Duração: 1h 26min.
Roteiro: Natalya Dubovaya, Ivan Kapitonov, Ivan Minin.
Direção: Ivan Minin.
Elenco: Viktotiya Potemina, Anastasiya Gribova, Margarita Bychkova, Ilya Agapov, Aleksey Aniskin,
Konstantin Nesterenko, Oleg Chugunov, Jenny Yokobori.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem