Professor quer estudar os efeitos do paranormal em nossas emoções e comportamento em 'O Chapeleiro Louco', de Cate Devaney
Isadora Cruz em imagem do filme 'O Chapeleiro Louco', de Cate Devaney |
Embora o título sugira, esse filme de terror não tem ligação com a história da menina que descobre um mundo de maravilhas numa toca de coelhos. A toca até chega a ser citada por um dos personagens. Há outras referências, como o professor que gosta de chá. Mas tirando isso, o que temos é uma história de fantasmas aleatória.
O tal chapeleiro é um cara rico do século XIX, famoso por organizar festas de máscaras regadas a chá, sexo e substâncias ilícitas. A cena de abertura mostra uma dessas festas, que não termina muito bem. Na verdade, termina muito mal, com um incêndio destruindo a mansão e matando o anfitrião, sua filha pequena e todos os seus convidados.
Rachel Brunner e Nick Miller em imagem do filme 'O Chapeleiro Louco', de Cate Devaney |
O filme salta para os dias atuais e encontramos o professor de parapsicologia David Hart (Armando Gutierrez, de Doces ou Travessuras) organizando um passeio até a mansão do chapeleiro. David estuda o paranormal, quer saber como ele afeta nossas emoções e comportamentos, e passar um tempo num lugar com um passado trágico pode oferecer as respostas que procura. Quatro alunos embarcam com ele nessa canoa furada, e todos terão uma experiência desagradável.
PUBLICIDADE
A experiência do espectador será mais desagradável ainda. Principalmente na metade inicial, que basicamente se resume a personagens andando para lá e para cá enquanto conversam sobre assuntos aleatórios. Todos carregam traumas que, é claro, retornam para assombrá-los na mansão. Alguns retornam antes, como no caso do atormentado Henry (o estreante em longas-metragens Samuel Caleb Walker), que vê gente morta no corredor da escola.
Isadora Cruz em imagem do filme 'O Chapeleiro Louco', de Cate Devaney |
O estressado Ian (Nick Miller, da série Criminal Minds) e sua namorada festeira Val (Rachel Brunner, da série This Is Us) também participam do experimento. Mas à exceção da doce Chelsey, interpretada pela carismática Isadora Cruz (série Haja Coração), nenhum dos personagens é particularmente interessante e você dificilmente se importará com eles.
PUBLICIDADE
Você provavelmente também não vai se importar com a história e seus mistérios, já que quase nada é justificado ou explicado, apenas jogado na tela sem muito cuidado. Não há aprofundamento na história do chapeleiro, não sabemos de onde vem sua fama de louco, e suas motivações também nunca ficam muito claras.
Imagem do filme 'O Chapeleiro Louco', de Cate Devaney |
Depois que os fantasmas aparecem, o filme não fica melhor. A trilha sonora é inspirada e a diretora estreante Cate Devaney demonstra um certo talento com a câmera. Mas a maioria das aparições se revelam apenas alucinações. Nos raríssimos momentos em que uma situação ameaça ficar alarmante, a montagem confusa cuida de comprometer a sensação de perigo. Isso quando os próprios personagens não tiram o peso da situação, já que no momento seguinte estão agindo normalmente, como se nada tivesse acontecido.
A presença do ator Michael Berryman, veterano do cinema de terror que atuou em filmes como Quadrilha de Sádicos e Benção Mortal, me deu uma pontinha de esperança de que as ameaças físicas fossem mais interessantes que as fantasmagóricas. Infelizmente, não são.
Nota: 2.3/10
Título original: The Mad Hatter.
Gênero: Terror.
Produção: 2021.
Lançamento: 2021.
País: 1h 30min.
Duração: Estados Unidos.
Roteiro: R.V. Romero, Cate Devaney.
Direção: Cate Devaney.
Elenco: Isadora Cruz, Samuel Caleb Walker, Rachel Brunner, Armando Gutierrez, Nick Miller, Michael Berryman, Dennis Mallen, Misty Autery, Arthur Dean, Aimee Doucette, Benjamin Dougherty-King, Michelle Fernandez, Nick Friedman, Yvonne Gougelet, Simone Grooms, John Hardy, Julia Kay.
nem vou perder meu tempo. Tenho procurado um filme nota 9 e não tenho encontrado. Já assisti muitos e tem ficado escasso para mim. Obrigada.
ResponderExcluirAcabei de perder o meu tempo assistindo isso. Ainda bem que dormi metade do filme.
ResponderExcluirTerrivelmente ruim 🤦🏻♀️
ResponderExcluirFilme estressante de tão ruim
ResponderExcluirTô aqui assistindo e tava achando muito ruim. Ai vim pesquisar no Google a critica pra ver se não sou eu as 2:18 da madrugada lerdo de sono kkkkkkkkkk
ResponderExcluirCARAAAAA NINGUÉM GOSTOU🤣🤣🤣🤣🤣