Thomasin McKenzie e Anya Taylor-Joy estrelam 'Noite Passada em Soho', novo filme de Edgar Wright sobre jovem que começa a ter visões de eventos da década de 1960
Thomasin McKenzie e Anya Taylor-Joy Eloise e Sandie em arte do filme 'Noite Passada em Soho', de Edgar Wright | ©Universal Pictures / Focus Features |
Uma jovem apaixonada pelo estilo e músicas da década de 1960 descobre que sua época favorita não era tão glamourosa quanto ela imaginava neste híbrido estiloso de drama, terror e suspense estrelado por Thomasin McKenzie e Anya Taylor-Joy. O nome da protagonista é Eloise (McKenzie), e seu sonho é se tornar designer de moda. Logo fica estabelecido que a protagonista tem uma forte ligação psíquica com seu ambiente, e consegue ver e sentir emoções que outros não podem. Ou talvez não, e ela esteja sendo consumida pela mesma doença que fez com que sua mãe tirasse a própria vida.
De qualquer forma, a habilidade de Eloise se intensifica depois que ela deixa sua cidade no interior da Inglaterra e vai estudar moda em Londres. Após se hospedar em um apartamento vintage, Eloise tem um sonho muito real onde se vê transportada para a década de 1960 e tem seu primeiro contato com Sandie, uma aspirante a cantora que, aparentemente, morou no mesmo apartamento. Conforme essas visões misteriosas se tornam mais frequentes, o que parecia um sonho se transforma em um pesadelo.
PUBLICIDADE
Noite Passada em Soho é o novo trabalho do diretor Edgar Wright, mesmo realizador da comédia romântica com zumbis Todo Mundo Quase Morto. Ele também assina o roteiro em parceria com a escocesa Krysty Wilson-Cairns, indicada ao Oscar por 1917, de Sam Mendes. Wright faz um trabalho primoroso, primeiro estabelecendo e explorando a ligação misteriosa entre passado e futuro, e depois recriando com carinho a Londres dos anos 60. Além dos cenários muito bem cuidados, destacam-se os figurinos e a iluminação, com muito neon, que acompanha as diferentes experiências da protagonista.
Thomasin McKenzie como Eloise no filme 'Noite Passada em Soho', de Edgar Wright | ©Universal Pictures / Focus Features |
Provavelmente você ficará encantado pela Londres do passado assim que bater os olhos naquele maravilhoso cartaz de cinema gigante que marca o primeiro contato de Eloise com sua época favorita. Se não ficar, o diretor tem outras cartas na manga, incluindo uma cena onde Sandie e Eloise se alternam durante a dança, sem cortes perceptíveis. Essa sequência impressionante está entre os melhores momentos de Noite Passada em Soho.
PUBLICIDADE
Thomasin McKenzie (Jojo Rabbit) e Anya Taylor-Joy (A Bruxa) fazem um ótimo trabalho como a "viajante do tempo" involuntária e a cantora pela qual desenvolve uma verdadeira obsessão. Matt Smith (O Que Ficou Para Trás) surge como Jack, o agente que representa as aspirantes a cantoras na Londres dos anos 60. Suas ações têm um forte impacto tanto na vida de Eloise quanto na de Sandie.
Anya Taylor-Joy e Matt Smith como Sandie e Jack no filme 'Noite Passada em Soho', de Edgar Wright | ©Universal Pictures / Focus Features |
A grande Diana Rigg (série Game of Thrones), em seu último papel no cinema, interpreta a Sra. Collins, a rígida mas aparentemente atenciosa dona do apartamento onde a protagonista se hospeda. Também merecem destaque Rita Tushingham (Os Intrusos) como a avó amorosa de Eloise; Terence Stamp (Superman II: A Aventura Continua) como o misterioso cavaleiro de cabelos prateados; e Michael Ajao (Ataque ao Prédio) como o prestativo candidato a namorado da protagonista, John.
A jornada da protagonista por duas épocas simultaneamente tão diferentes e tão parecidas é embalada por músicas adequadas que vão de 'Downtown', de Petula Clark, a '(There's) Always Something There to Remind Me', de Sandie Shaw. Boa parte da história de Sandie inclusive é apresentada como se fosse um videoclip, e a equipe de edição faz um excelente trabalho nessas cenas. Em sua metade final, o filme assume um tom muito mais sombrio, com momentos que buscam inspiração no giallo e em thrillers psicológicos dos anos 60.
A atriz Thomasin McKenzie como Eloise no filme 'Noite Passada em Soho', de Edgar Wright | ©Universal Pictures / Focus Features |
No último ato, Noite Passada em Soho se torna definitivamente um filme de terror. O fato do diretor e sua co-roteirista não se aprofundarem no comentário social feito na primeira hora (de certa forma, eles subverterem a própria mensagem) pode desagradar parte do público. Mas foi o meu caso. À exceção das aparições (supostamente) fantasmagóricas que pipocam exageradamente na tela e acabam tirando o impacto de algumas cenas, esse passeio extravagante, fascinante e um pouco assustador pela década de 1960 me divertiu bastante.
Nota: 7.4/10
Título original: Last Night in Soho.
Gênero: Drama, terror, mistério.
Produção: 2021.
Lançamento: 2021.
País: Reino Unido.
Duração: 1h 56min.
Roteiro: Edgar Wright, Krysty Wilson-Cairns.
Direção: Edgar Wright.
Elenco: Thomasin McKenzie, Anya Taylor-Joy, Matt Smith, Michael Ajao, Diana Rigg, Rita Tushingham, Terence Stamp, Aimee Cassettari, Colin Mace, Synnove Karlsen, Jessie Mei Li, Kassius Nelson, Rebecca Harrod, Alan Mahon, Connor Calland, Pauline McLynn, Josh Zaré, Jacqui-Lee Pryce, Elizabeth Berrington, James Phelps, Oliver Phelps, Beth Singh, Paul Brightwell, Will Rogers, Terence Frisch, Celeste Dring, Jeanie Wishes, Andrew Bicknell, Michael Jibson, Lisa McGrillis.
Convidamos-te a visitar o nosso blog e ler a nossa opinião sobre este filme. Acho que partilhamos das mesmsas opiniões! www.cineit.blog
ResponderExcluir